Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MISTÉRIO DO ESPAÇO

Entre registros oficiais e charlatões: Relembre 7 coberturas sobre OVNIs na TV

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ufólogo Ribamar Menezes, com um microfone na mão e máscara, diante de um grupo que olha para o céu

O ufólogo Ribamar Menezes durante reportagem exibida pelo RJ2 sobre suposto OVNI em Magé

DANIEL FARAD

Publicado em 24/5/2020 - 5h16

Com registros oficiais ou mera especulação, relatos sobre seres de outros planetas e OVNIs (objetos voadores não identificados) não são incomuns nos jornais brasileiros. Um dos casos mais recentes é sobre as aparições luminosas nos céus do distrito de Pau Grande, em Magé (RJ), que recebeu a atenção de telejornais locais.

As imagens gravadas por uma moradora com seu celular rapidamente ganharam a internet. Os discos voadores foram acusados até mesmo de causar interferência nas antenas de retransmissão da Globo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os boatos ganharam tanta força que até mesmo um erro técnico na escalada do Jornal Nacional foi apontado como efeito de seres alienígenas.

A emissora, aliás, transformou as gravações em notícia sobre um suposto OVNI durante o RJ1 no último dia 13. A reportagem acionou a prefeitura, além da Polícia Militar e da Força Aérea, que não registraram nenhuma ocorrência sobre acontecimentos do gênero na região.

Mesmo com a negativa das autoridades, o caso voltou a ganhar atenção no RJ2. Uma equipe foi até o local com especialistas em ufologia para analisar o caso. A informação mais importante, de que se tratava apenas de um drone ou um balão meteorológico, foi exibida apenas ao fim do conteúdo.

O fator extraterrestre já foi utilizado por vários programas para alavancar a audiência ou transformar alguns fatos corriqueiros em registros mais interessantes --algumas atrações, inclusive, foram acusadas posteriormente de charlatanismo. Casos documentados ou com chancela da Aeronáutica, por exemplo, são muito mais raros, mas igualmente atrativos.

Relembre alguns casos polêmicos sobre OVNIs na TV:

REPRODUÇÃO/RECORD

Reportagem exibida pelo Domingo Espetacular sobre ET Bilu virou meme nas redes sociais


ET Bilu

Em outubro de 2010, o Domingo Espetacular exibiu uma reportagem de 21 minutos sobre o Projeto Portal e o seu contato com um suposto alienígena que se escondia nos arredores do município de Corguinho (MS). Um dos jornalistas da atração chegou a fazer contato com o ET Bilu e pediu um conselho para a humanidade.

A frase "busquem conhecimento", resposta dada pelo extraterrestre, rapidamente se tornou um meme nas redes sociais. A Record, porém, enfrentou fortes dores de cabeça com o conteúdo exibido e chegou a ser questionada pela Justiça sobre a veracidade das informações apresentadas.

A repercussão chamou a atenção de Danilo Gentili, que propôs uma entrevista com o ser do espaço para o CQC (2008-2015). Com auxílio de uma câmara de infravermelho, o programa fez piadas com a situação em busca de desvendar a farsa por trás do organismo vindo diretamente da constelação de Pegasus. 

REPRODUÇÃO/Tv GLOBO

Domingos Meirelles apresenta Linha Direta: Justiça sobre o caso das Máscaras de Chumbo 


Máscaras de chumbo

O Linha Direta (1990-2007) fez tanto sucesso que passou a exibir especiais a cada 15 dias com casos que nunca foram solucionados pela polícia brasileira. Um dos episódios do Linha Direta: Justiça foi totalmente dedicado à reconstrução do Mistério das Máscaras de Chumbo.

A atração tentou explicar a morte de dois técnicos em eletrônica cujos corpos foram encontrados no Morro do Vintém, em Niterói (RJ), com equipamentos de segurança parecidos com os utilizados em salas de raio-X. O crime se perpetuou no imaginário popular como uma trágica tentativa dos amigos de fazer contato com ETs.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O jornalista também esteve à frente de um episódio do Linha Direta: Mistério sobre OVNIs


Operação Prato

O programa policial também ganhou a versão Mistério para falar de investigações que envolviam explicações sobrenaturais ou, no caso da Operação Prato, a ação de seres extraterrestres. Em 1978, militares realmente se debruçaram sobre alegações de objetos voadores em Colares (PA) e de ataques contra moradores por uma entidade chamada de Chupa-chupa.

Com registro oficial da Aeronáutica, o caso é um dos mais célebres sobre OVNIs no Brasil e atrai até hoje a atenção de ufologistas para a região.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Três jovem afirmaram ter visto um ser do espaço em Varginha (MG) aos jornais da TV Globo


Incidente em Varginha

Uma aparição alienígena na cidade de Varginha (MG) foi destaque até mesmo no Fantástico em 1996. Além de um extraterrestre que entrou em contato com três jovens do município, luzes também foram avistadas no céu do Estado. O alienígena teria sido levado para necrópsia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A instituição nunca confirmou a informação.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tadeu Schmidt apresenta arquivos confidenciais sobre objetos não-identificados no Fantástico


Registros oficiais

Um dos poucos casos com registros oficiais no Brasil, a chamada Noite Oficial dos OVNIs ganhou espaço em publicações como o Jornal da Tarde em 1986. Alguns caças da Aeronáutica perseguiram 21 objetos durante três horas em quatro Estados diferentes --Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo.

Em 2016, o Fantástico divulgou gravações dos diálogos sobre a operação que ficaram sob sigilo militar durante 30 anos.

REPRODUÇÃO/SBT

O Domingo Legal exibe imagem do suposto chupa-cabra durante o Domingo Legal em 1997


Chupa-cabra

Em 1997, alguns dos principais jornais do país, como a Folha de São Paulo e o Jornal Nacional, deram atenção a relatos de populares que reclamavam de um monstro que atacava animais na cidade de Campinas (SP). Uma antiga lenda da América Latina, o chupa-cabra se tornou popular mesmo por conta do Domingo Legal, que deu uma roupagem extraterrestre ao caso.

REINALDO MARQUES/TV GLOBO

Rodrigo Andrade durante a festa de lançamento de Amor à Vida em 2013; ator filmou OVNIs


Astro da TV

No ar como o Fábio na reprise de Êta Mundo Bom! (2016), o ator Rodrigo Andrade virou notícia após filmar uma suposta aparição de um OVNI durante um voo entre o Rio de Janeiro e Campinas. O objeto acompanhou a aeronave durante 25 minutos e não foi registrado pelo radar ou torre de controles.

O caso chegou a ser acompanhado por filiais da Globo no interior de São Paulo, e o artista explicou que o vídeo havia sido gravado enquanto ele voltava das gravações de Amor à Vida (2013). Ele demorou a divulgar as imagens com medo de que elas atrapalhassem a sua carreira.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.