Televisão

Memória da TV

Em 1983, TV Manchete venceu a Globo logo após a inauguração

Divulgação

Os empresários Adolpho Bloch e Roberto Marinho, da Globo, na inauguração da Manchete, em 1983 - Divulgação

Os empresários Adolpho Bloch e Roberto Marinho, da Globo, na inauguração da Manchete, em 1983

THELL DE CASTRO - Publicado em 26/10/2014, às 09h33

Apesar de ter conquistado as concessões para a criação da rede Manchete em 1981, junto com Silvio Santos, Adolpho Bloch só conseguiu inaugurar sua emissora dois anos depois, em 1983, com um início muito promissor, já incomodando a Globo logo de cara. Após investir US$ 50 milhões em instalações, equipamentos e enlatados e contratar 800 profissionais, a Manchete estreou em 5 de junho de 1983, um domingo, às 19h, com um pronunciamento de Bloch.

O primeiro programa apresentado pela Manchete foi O Mundo Mágico, um show de variedades que contou com diversas apresentações, como Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso e Alceu Valença. A atração incomodou a Globo, principalmente no Rio de Janeiro. Enquanto o Fantástico alcançou 35 pontos, o show da Manchete chegou perto, com 33 _uma proeza para uma estreia.

Logo em seguida, assim que terminou a revista eletrônica da Globo, a Manchete colocou no ar o filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg, até então inédito na TV brasileira. A Manchete gastou nada menos que US$ 800 mil para adquirir os direitos de exibição do longa-metragem, mas o investimento foi recompensado com a liderança: venceu a Globo por 27 a 12, algo impensável no início dos anos 1980.

A Globo não admitia preocupação com a chegada da nova emissora, mas reforçou sua programação, principalmente em cenas de ação nas novelas, com a recém-estreada Guerra dos Sexos e a principal delas, Louco Amor, a das oito. “Ela vai dar um banho em emissoras como a TVS [atual SBT] e a Bandeirantes”, afirmou o então diretor de Eventos Especiais da Globo, Aloysio Legey, à revista Veja de 15 de junho de 1983. Já o diretor-superintendente da Manchete, Rubens Furtado, estava muito animado com a estreia. “Esse filme foi um estraçalho”, disse à mesma reportagem.

Cena do filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau, que venceu a Globo na estreia da Manchete

Televisão de alto nível

A Manchete não chegou para disputar o primeiro lugar com a Globo, queria o segundo. Até então, o SBT era vice-líder absoluto, seguido por Record e Band. As pretensões da emissora giravam em torno de 8 a 12 pontos _e fatia compatível no total de verbas publicitárias.

À Folha de S. Paulo de 5 de junho de 1983, Rubens Furtado explicou: “A TVS se dirige ao público C e D; a Bandeirantes não tem público definido, enquanto a Globo pretende ser eclética. Pesquisas nos mostraram a insatisfação dos segmentos A e B com a programação que lhes é oferecida atualmente. Então, decidimos optar por esse público. Além disso, os Bloch têm a tradição de ter, em sua empresa, iniciativas de alto nível”.

O fôlego inicial da estreia não conseguiu ser repetido nos dias seguintes. O Jornal da Manchete era muito extenso e nem toda a grade continha atrações capazes de puxar grande audiência. Mas a Manchete beliscava alguns destaques aqui e ali, como na transmissão exclusiva do Carnaval de 1984, quando voltou à liderança.

Os concorrentes não acreditavam na proposta da emissora. “Quando entramos, também imaginamos um segundo lugar. Ninguém entra para perder. Porém, acho que se a Manchete quiser sobreviver, a curto prazo terá de optar por uma programação semelhante à nossa e a da Globo, procurando classes mais populares. Como já ficou provado, aqueles que optaram por públicos mais sofisticados tiveram problemas graves, como a Bandeirantes, por exemplo”, destacou à Folha o então vice-presidente do SBT, Luciano Callegari.

Dito e feito: em pouco tempo, a Manchete iniciou reformulações em sua programação, buscando maior audiência e faturamento.

Apesar de grandes momentos como as coberturas carnavalescas e novelas como Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão e Xica da Silva, após sucessivas crises e uma grande dívida, a Manchete saiu do ar em 10 de maio de 1999, dando lugar à RedeTV!. Ironicamente, o primeiro slogan da emissora era “a televisão do ano 2000”.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Débora Lyra e Marlos Cruz, participantes de A Fazenda 7; reality está confirmado em 2015 - Reprodução/TV Record

Programação

Apesar da queda no Ibope, Record confirma A Fazenda 8

Alexandre Nero e Marina Ruy Barbosa em cena de Império exibida no capítulo de sábado (25) - Reprodução/TV Globo

Capítulos de 27/10 a 1/11

Império: José Alfredo se casa com Maria Isis no Monte Roraima

A atriz Silvia Pfeifer à esquerda, em 2003 e, atualmente, durante lançamento da novela Alto Astral - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO E ADRIANA SPACA/NTV

Irreconhecíveis

Botox aumenta testa de Eliana e deixa Silva Pfeifer 'diabólica'

Aécio Neves e Dilma Rousseff se cumprimentam para fotógrafos antes do debate da Globo - João Miguel Júnior/TV Globo

Civismo

Último debate tem audiência de novela das nove

Lilia Cabral (Maria Marta) com diamante cor-de-rosa em cena da novela Império, da Globo - ALEX CARVALHO/TV GLOBO

Império

Marta e José Alfredo enfrentam até bombas em caça a diamante

Gugu Liberato durante o extinto Programa do Gugu, que ele apresentou na Record até junho de 2013 - Reprodução

Bastidores

Acidente de moto afasta diretor de Gugu de programa na Record

+ Lidas

1

Repórter processa Datena por assédio sexual; âncora diz que é 'delírio'

2

Datena processa repórter por calúnia: 'É uma versão absurda'

3

Galã de propaganda de hotel vira pai em As Aventuras de Poliana

4

Repórter que denunciou Datena desiste do jornalismo: 'Caí totalmente'

5

Enquete do superparedão: Quem deve continuar no Big Brother Brasil 19?

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Que série você está mais empolgado para acompanhar neste ano?
Game of Thrones, com desfechos impactantes.
0.00%
The Big Bang Theory, comédia que acompanhei desde o início.
0.00%
A volta de Big Little Lies, que foi um sucesso.
0.00%
A nova temporada de Troca de Esposas, da Record.
0.00%

Últimas notícias

Confinadas do quarto 7 Desafios, Hana (à esq.), Hariany e Paula tentam completar provas do Big Brother Brasil 19 - REPRODUÇÃO/TV GLOBO
"Moça da água" Kelleth Cuthbert ensinou a tirar a foto perfeita durante participação no Inside Edition - Reprodução/YouTube
Décio Piccinini é um dos apresentadores do Fofocalizando, programa vespertino do SBT - Divulgação/SBT
Mateus (Cauã Reymond) e Bia Falcão (Fernanda Montenegro) ficaram juntos no fim de Belíssima - Reprodução/TV Globo