Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LÍDERES IMPROVÁVEIS

Descubra quais são os times queridinhos da Globo no primeiro turno do Brasileirão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O narrador Luís Roberto (ao centro) com os comentaristas Júnior e Roger Flores em transmissão da Globo

Junior (à esq.), Luís Roberto e Roger Flores: primeiro turno do Brasileirão chega ao fim no domingo (15)

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 13/9/2019 - 5h18

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro chegará ao fim neste domingo (15) com 44 jogos, de um total de 190, transmitidos pela Globo na TV aberta. A emissora pode exibir até três partidas por rodada, mas há casos em que opta por passar menos confrontos. Athletico-PR e Santos são os times que mais apareceram na líder de audiência.

As duas equipes são as queridinhas improváveis contra os dois clubes mais populares (e que conseguem atrair mais audiência) do país, Flamengo e Corinthians.

O Furacão lidera o ranking de transmissões na Globo, com nove confrontos exibidos pela TV aberta. Essa predileção da emissora tem um motivo: o paranaense é único dos 20 times do Brasileirão sem contrato com o Grupo Globo para que seus confrontos sejam transmitidos no pay-per-view, o Premiere.

Ou seja: quando as partidas do Athletico não vão ao ar na TV aberta, podem ficar simplesmente sem transmissão, como já aconteceu em sete rodadas até aqui (e vai acontecer novamente no domingo, contra o Avaí), ou são exibidas com exclusividade pela TNT --um risco que a Globo não parece disposta a correr.

Na TV por assinatura, o Athletico tem um acordo com a Turner, que só pode mostrar os confrontos do clube contra os seis times (Palmeiras, Internacional, Bahia, Ceará, Fortaleza e Santos) que também estão fechados com a dona da TNT.

A novidade da disputa com a empresa norte-americana explica o fato de o Santos ser o segundo time com mais jogos exibidos, oito no primeiro turno.

Para evitar que a concorrente do SporTV transmita partidas com exclusividade (ou apenas contra o Premiere), a Globo opta por passar partidas regionalmente para tirar o público da TNT. Alguns jogos do Santos, por exemplo, só foram exibidos na TV aberta para a Baixada Santista, no litoral de São Paulo.

O Corinthians aparece em terceiro ao lado do Cruzeiro, com sete jogos exibidos em TV aberta. O Flamengo vem na sequência, com seis. O Palmeiras, que ficou sem acordo com a Globo até a sexta rodada, teve quatro partidas exibidas em TV aberta depois de assinar o contrato.

Os times com menos prestígio são Grêmio e Chapecoense, que não tiveram um jogo sequer com transmissão até o momento. O Tricolor vai quebrar essa sina no domingo, contra o Goiás. Mas a Chape segue fora da TV aberta.

Veja abaixo quantos jogos de cada time a Globo exibirá até o fim do primeiro turno. O levantamento já considera as três partidas (Grêmio x Goiás, Fluminense x Corinthians e Bahia x Fortaleza) que serão exibidas neste fim de semana:

9 jogos
Athletico-PR

8 jogos
Santos

7 jogos
Corinthians
Cruzeiro

6 jogos
Flamengo

5 jogos
São Paulo
Botafogo
Vasco

4 jogos
Palmeiras
Internacional
Bahia
Atlético-MG
Fortaleza
Goiás
CSA

3 jogos
Fluminense

2 jogos
Ceará
Avaí

1 jogo
Grêmio

Sem transmissão
Chapecoense

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.