Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACUSAÇÃO GRAVE

Delegacia da Mulher vai investigar denúncia de assédio sexual contra Datena

Reprodução/Band

José Luiz Datena no Agora É com Datena, programa extinto no fim de 2018: acusação de assédio  - Reprodução/Band

José Luiz Datena no Agora É com Datena, programa extinto no fim de 2018: acusação de assédio

DANIEL CASTRO

Publicado em 24/1/2019 - 16h37
Atualizado em 25/1/2019 - 6h18

A denúncia de assédio sexual da jornalista Bruna Drews contra o apresentador José Luiz Datena será investigada pela 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da Capital, informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O inquérito policial foi aberto nesta semana a pedido do Ministério Público (MP).

Bruna, que foi repórter do Brasil Urgente durante quatro anos, relatou em representação ao MP que Datena teria lhe dito em uma comemoração, em junho de 2018, que a considerava "gostosa", que já tinha se masturbado várias vezes pensando nela e que achava "um desperdício" ela ser namorada de uma mulher. Datena nega (leia abaixo).

A jornalista afirma que a suposta abordagem do apresentador a abalou de tal forma que teve uma profunda crise de depressão e ataques de pânico. Por isso, ela só conseguiu denunciar Datena agora. Bruna decidiu abandonar o jornalismo. A informação foi revelada em primeira mão na última sexta (18) pelo Notícias da TV.

A indicação de uma Delegacia da Mulher para investigar a denúncia indica que Bruna terá um conforto maior. Seu depoimento será colhido por uma equipe de policiais do sexo feminino, especializadas em violência contra a mulher. Datena e testemunhas também serão ouvidos pela delegada Giovanna Valenti.

Inicialmente, o caso foi enviado para o 77° Distrito Policial, em Santa Cecília, região central de São Paulo. O DP, no entanto, avaliou que era o caso de encaminhar para uma delegacia especializada.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a delegada Giovanna Valenti está estudando o caso e ainda não decidiu quais serão os próximos passos. Ela terá 30 dias para concluir o inquérito, prorrogáveis por mais 30.

Depois, o inquérito volta para o Ministério Público, que pode decidir pelo arquivamento ou pela denúncia ao Poder Judiciário.

Entenda o caso
Bruna, de 35 anos, e Datena, 61, trabalharam juntos na Band durante quatro anos, no Brasil Urgente e no Agora É com Datena. Era corriqueiro o apresentador fazer elogios à colega no ar. Chegou a confessar que, certa vez, teria dormido no sofá porque sua mulher não gostara de uma "cantada" que ele passou na repórter.

Bruna ficava incomodada com as abordagens, mas diz que as suportava porque precisava do salário pago pela Band. Ela aguentou até 7 de junho do ano passado, quando Datena teria lhe dito, durante uma comemoração em um bar de São Paulo, que ela não precisava emagrecer porque já era "gostosa", que achava um desperdício ela namorar outra mulher e que já havia se masturbado pensando nela várias vezes. 

Em licença médica desde julho, a repórter também está movendo ação trabalhista contra a Band, à qual acusa de ter sido conivente com Datena.

"Depois do assédio, caí totalmente. Eu pensei: Caramba, estou trabalhando com um cara que não me vê como profissional, mas como um pedaço de carne", contou ao Notícias da TV.

Na segunda-feira (21), ela fez um desabafo nas redes sociais contra as pessoas que vêm duvidando da veracidade de sua denúncia.

Datena nega todas as acusações. "Isso não é verdade, é falso. Eu disse para ela que ela era uma pessoa bonita. Dizia no ar, pra todo o Brasil ouvir, [que é] bonita e competente. Ela nunca reclamou, só me agradeceu por tratá-la bem", declarou ao Notícias da TV.

"Um dia, durante as gravações do quadro A Fuga, ela estava muito magra, passou mal e eu pedi para que ela fosse atendida. Na comemoração [do fim das gravações de A Fuga], repeti a ela que ela era muito bonita e que não precisava emagrecer, porque ela já era competente. Tirando isso, todo o resto é mentira, calúnia e delírio", concluiu o apresentador, que vai processar a repórter por calúnia.

A Band não se manifestou, alegando que o processo trabalhista movido por Bruna corre em segredo de Justiça.

Datena, que vai processar Bruna por calúnica, desabafou no Brasil Urgente da última segunda:

"Claro que eu tô triste, é evidente, eu sou um ser humano. E um ser humano quando enfrenta qualquer acusação mentirosa, embutida de calúnia e com o sentido de ferir, que vem principalmente de quem você não espera, é claro que você fica chateado. É claro que você fica chateado. Claro. Você está trabalhando. Minha avó dizia que quando você está montado em cima da verdade, você enfrenta quem quiser. Eu acredito na Justiça de Deus e dos homens. Não tenha dúvida disso."
"Evidente que eu fico chateado quando não só eu mas também a minha família é atacada, principalmente as mulheres da minha família. Eu sou casado há 41 anos, tenho filha, netas, noras, [que] são atacadas de uma maneira baixa na rede social, é claro que isso dói meu coração, principalmente porque são palavras mentirosas."
"Mas eu repito: a verdade vai aparecer. Não vou falar muito sobre isso, porque quem vai decidir isso primeiro é Deus, depois é a Justiça dos homens. Não tenha dúvida absolutamente nenhuma sobre isso." 
"Quanto ao meu trabalho, faz 17, 18 anos que só nesse tipo de programa eu venho defendendo as mulheres brasileiras contra todo tipo de crime. Assédio sexual, abuso sexual, feminicídio, e vou continuar fazendo isso. Eu defendo todas as mulheres. Agora, se uma pessoa, independentemente de ser mulher ou não, me acusa de uma maneira vil, é claro que eu vou ter que responder, pedir que a Justiça faça justiça. Mostre a pura verdade."
"Porque eu vou continuar trabalhando, fazendo meu trabalho, que sempre fiz. Isso vai me abater é claro, abate qualquer ser humano. Mas não vai me abalar a ponto de quebrar minhas pernas."
"Eu já enfrentei muita gente perigosa, enfrento até hoje, já enfrentei muita calúnia, já enfrentei muita mentira, já enfrentei gente que achava que ia me destruir porque eu falo a verdade. Não é dessa vez que eu vou dobrar os meus joelhos, de forma alguma. Espero só que a Justiça mostre o que é verdadeiro."
"To dizendo isso não é pra imprensa nem pra ninguém, é pra você que me assiste há tanto tempo, pra você que me para na rua pra tirar foto, pra sua família. Tenho o maior respeito. É por você, telespectador da Band. Acredite em mim. Porque eu tô dizendo a verdade. Eu jamais mentiria pra você. Acredite em mim, no pai de família, pai de cinco filhos, avô de seis netos, casado há 41 anos. Acredita em mim, porque a Justiça vai provar que o que eu digo é verdade", encerrou, sem dar mais detalhes.
Veja o vídeo com parte do desabafo de Datena:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.