Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM PANE

De Faustão a galã da Globo: Conheça os famosos avessos às redes sociais

REPRODUÇÃO/RAQUEL CUNHA/JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Fausto Silva e o casal Adriana Esteves e Vladimir Brichta, casos raros de artistas fora das redes sociais - REPRODUÇÃO/RAQUEL CUNHA/JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Fausto Silva e o casal Adriana Esteves e Vladimir Brichta, casos raros de artistas fora das redes sociais

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 10/7/2019 - 5h38

É cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha perfil em pelo menos uma rede social, ainda mais no universo dos famosos. Mas, em pleno 2019, ainda existem artistas da TV e do cinema desplugados. Nomes como Fausto Silva, Vladimir Brichta, Adriana Esteves, Antonio Fagundes e Renata Sorrah recusam a exposição do mundo virtual e não sofrem com panes como a que afetou Instagram, Facebook e Twitter na última quarta-feira (3).

Além de terem contato com fãs e divulgarem trabalhos, as celebridades usam suas redes sociais para faturar alto com publicidade. Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, Evaristo Costa, Sabrina Sato, Maisa Silva e Marcos Mion são alguns dos artistas queridinhos pelas marcas na web.

Já Faustão é um case de sucesso quando se trata de merchandising na televisão. O mercado estima que um pacote de ações promocionais em seu programa não saia por menos de R$ 1,2 milhão. No ar há 30 anos com o Domingão e um dos apresentadores mais bem pagos da TV, ele pode se dar ao luxo de abrir mão do dinheiro (e da exposição) que teria também em mídias digitais próprias.

Registros de Fausto Silva em momentos íntimos só são vistos em publicações de amigos ou da própria família. Tanto sua mulher, Luciana Cardoso, quanto seu filho de 15 anos, João Guilherme Silva, têm perfis no Instagram.

Outros que também se recusam a criar perfis na web são Vladimir Brichta e Adriana Esteves, casados desde 2006. Os dois, que trabalharam juntos na novela Segundo Sol no ano passado, são extremamente discretos quando se trata de vida pessoal.

"Não tenho redes sociais e tem gente que diz que eu nem existo mais. Eu não tenho vontade de ter, mas meus filhos têm. Eu não cerceio. Mas eu não tenho vontade, acho que vai me aprisionar, acho que vai me tomar um tempo precioso. Lamento não poder divulgar determinados trabalhos, opinar politicamente sobre determinadas ações. Mas eu não tenho vontade", explicou Brichta no Conversa com Bial em 2017.

No Brasil, os poucos artistas que ainda resistem à web já passaram dos 40 anos e continuam ativos na televisão ou no cinema. Em Hollywood, além de famosos com mais de duas décadas de carreira, como Jennifer Aniston, Brad Pitt, George Clooney, Sandra Bullock e Julia Roberts, alguns "novatos", como Emma Stone, Kristen Stewart e Jennifer Lawrence, também estão fora do Instagram.

Veja abaixo uma lista com cinco celebridades brasileiras que, além de Faustão, Vladimir Brichta e Adriana Esteves, são avessos às redes sociais:

joão cotta/tv globo

Longe da web, o ator Antonio Fagundes poderá ser visto pelo público na novela Bom Sucesso


Antonio Fagundes

De volta às novelas após três anos descansando a imagem por determinação da cúpula da Globo, Antonio Fagundes estará em Bom Sucesso, novela das sete que estreia no dia 29. Se teve algo que ele não fez enquanto esteve na geladeira, foi passar horas do seu dia usando redes sociais. De acordo com o ator, o excesso de celular "está emburrecendo as pessoas".

"Revolucionário não é você usar aquele aparelhinho [celular], não é fazer parte de Instagram, Facebook, o que for. Revolucionário é conversar olho no olho, abrir a possibilidade do diálogo inteligente. Porque aquele aparelhinho lá está emburrecendo as pessoas em alguns momentos", disse Fagundes ao G1 em 2017.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Wagner Moura em foto publicada pela fã Bianca Mattos (à esq.); o ator não tem redes sociais


Wagner Moura

Reconhecido internacionalmente por seu trabalho na série Narcos e por filmes como Elysium (2013) e Marighella (2019), o ator e diretor Wagner Moura não gosta de exposição pública da vida pessoal. "Fico muito feliz de preservar meu tempo para as relações, de não ficar com sei lá quantos mil amigos que nem sei quem são", falou ao portal iG em 2014. De lá pra cá, o ator se manteve firme em suas convicções.

"Esse negócio de rede social não passa de uma revista Caras autoeditada... Sou do 1% [dos artistas] que não tem [rede social]. E não estou falando mal de quem tem. Mas é uma exposição muito grande. O cara coloca foto dele com as crianças... Não sei, é minha opinião. E Isso é muito louco", explicou o ator.

ZÉ PAULO CARDEAL/TV GLOBO

Fora das redes, Renata Sorrah é uma das rainhas dos memes por causa de Nazaré Tedesco


Renata Sorrah

Uma das rainhas dos memes, Renata Sorrah faz sucesso na web com montagens, gifs e frases icônicas de sua personagem Nazaré Tedesco, da novela Senhora do Destino (2004). A atriz, no entanto, se mantém longe das redes sociais. Ela só entende o sucesso que faz na web pelo contato pessoal com o público mais jovem.

"A Nazaré ganhou uma proporção tão grande que já não me pertence mais, virou uma espécie de entidade. Tem gente mais nova que não viu a novela, e me reconhece por causa da internet", falou a atriz ao Gshow.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Fora das redes sociais, Tony Ramos prefere investir tempo lendo jornais e curtindo cachorros


Tony Ramos

Assim como Antonio Fagundes, Tony Ramos é outro medalhão da teledramaturgia da Globo que prefere não ter perfis na web. Em conversa com Ana Maria Braga no ano passado, o ator explicou como usa seu tempo offline: acorda às 5h30, lê três jornais pelas manhãs, faz ginástica, curte os cachorros e estuda seus textos.

"Eu já sou naturalmente exposto pela minha profissão. Eu fico tranquilo [com perfis fakes] porque nós temos uma divisão de informática na Globo. A nossa Central Globo de Comunicação e a informática monitoram isso. Há pessoas que criam perfis falsos meus, mas se sair alguma coisa horrorosa ou errada, a Globo vai se entender com as pessoas em questão", explicou o ator no Mais Você.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cleber Machado é o único dos três principais narradores da Globo que não está nas redes


Cleber Machado

Ao contrário de seus parceiros do Esporte da Globo, Cleber Machado não compartilha sua rotina profissional e momentos com a família nas redes sociais. O locutor esportivo nunca teve perfis no Instagram, Twitter ou Facebook.

Em 2010, quando o perfil fake @oclebermachado no microblog começou a ganhar projeção, ele disse à Folha de S.Paulo que "não pensa muito" no que falam dele nas redes. "Espero que tenham bom senso e responsabilidade", avisou.

Já os outros dois principais narradores da emissora, Galvão Bueno e Luis Roberto, publicam conteúdos quase que diariamente. Em comentários feitos no seu Instagram, inclusive, Luis Roberto já falou aos seguidores que tentou convencer o colega de profissão a se render ao universo digital. Mas não teve sucesso.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.