Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Lembra disso?

Com Michael Jackson e Hebe, Xuxa fracassou em programa adulto há 25 anos

Reprodução/TV Globo

A diretora Marlene Mattos e Xuxa Meneghel na primeira edição do programa Xuxa, exibido em 1993 - Reprodução/TV Globo

A diretora Marlene Mattos e Xuxa Meneghel na primeira edição do programa Xuxa, exibido em 1993

REDAÇÃO

Publicado em 23/10/2018 - 4h20

A primeira tentativa de Xuxa de fazer uma atração para o público adulto foi um fiasco na Globo. Em 24 de outubro de 1993, chegava ao fim o programa Xuxa, que durou apenas cinco meses. Nem a presença de Hebe Camargo na edição de estreia nem uma promoção que levava o vencedor para a casa de Michael Jackson foram capazes de conquistar a audiência.

Em 1993, Xuxa completava dez anos como apresentadora infantil (no Clube da Criança, da Manchete, e no Xou da Xuxa, na Globo) e queria ampliar seus horizontes, fazer conteúdo não só para crianças, mas também para adolescentes e adultos

Foi com essa proposta de apresentar um programa para a família que nasceu o Xuxa, com uma hora de duração, gincanas entre pais e filhos e alguns quadros em que a apresentadora poderia sair de sua zona de conforto. 

Um deles era o Verdade ou Mentira?, primeira oportunidade real de Xuxa entrevistar adultos. A entrevistada de luxo na edição de estreia foi Hebe Camargo (1929-2012), que na época apresentava seu tradicional programa no SBT. 

Além do papo com famosos, Xuxa também falava sério nos quadros X da Questão, em que contava com a ajuda de especialistas para explicar temas relacionados a adolescentes, e Minuto da Fama, em que entrevistava pessoas anônimas.

reprodução/tv globo

Xuxa durante gravação de seu programa, que durou apenas cinco meses na Globo em 1993

Xou da Xuxa recauchutado
No geral, o programa se parecia bastante com o Xou da Xuxa (1986-1992), como se fosse uma versão crescidinha do infantil. As paquitas, por exemplo, continuavam lá, só usavam um uniforme diferente. Dessa vez, Xuxa não saía mais de uma nave espacial, e sim de um elevador. 

As gincanas que mais faziam sucesso também eram as infantis, como as provas Mela-Mela, em que a criança recebia um banho de alguma coisa e precisava adivinhar qual era a substância, e Pisando no Tomate, na qual o participante tinha que adivinhar sobre o que estava caminhando.

A atração teve ainda uma promoção para crianças. Chamada de Uma Ideia para Curar o Mundo, pedia que participantes mandassem frases e desenhos. O vencedor ganharia uma viagem para Los Angeles, Estados Unidos, com direito a uma visita ao rancho Neverland, onde vivia o cantor Michael Jackson (1958-2009).

Mas nem isso foi suficiente para fazer o programa decolar. Xuxa não se entendia com a redatora do programa, Rosana Hermann, e também não sentia que o formato era exatamente o que ela queria. 

Com direção de Marlene Mattos, o programa foi cancelado cinco meses após a estreia. Xuxa só retornou à Globo para seu especial de Natal e ganhou um novo programa apenas em junho de 1994, quando estreou o Xuxa Park (1994-2001).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.