Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REALITY BRAVO!

Com 'BBB do futebol' na ESPN, Campeonato Espanhol caça talentos no Brasil

REPRODUÇÃO/BRAVO!

Meninos de 16 a 19 anos sentados no gramado de um campo de futebol

No Bravo!, jovens de 16 a 19 foram confinados em Sorocaba para tentar uma chance de jogarem na Espanha

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 15/3/2020 - 5h13

Com a proposta de buscar novos talentos do futebol brasileiro, a LaLiga, responsável pelo Campeonato Espanhol, criou o reality esportivo Bravo!. No programa, que começou a ser exibido pela ESPN na última semana, 78 meninos de 16 a 19 anos disputam 13 vagas para viajar e jogar contra equipes das categorias de base espanholas. Para isso, os jovens foram confinados em uma espécie de "BBB do futebol".

Antes de entrar na fase de concentração em um centro de treinamento na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, os competidores passaram por diferentes "peneiras", termo usado no mundo do futebol para indicar testes.

Foram 13 mil inscritos na primeira etapa, que foi toda realizada online através de uma plataforma de análise de vídeos e informações de testes táticos e técnicos enviados pelos aspirantes durante o cadastro. Destes, 900 foram selecionados para peneiras presenciais.

"Nós tivemos aproximadamente 350 atletas em Sorocaba participando da primeira fase, que foi uma fase de seleção. Durante quatro dias, esses atletas foram participando de jogos e treinos, foram avaliados por uma equipe esportiva da LaLiga e também pelos técnicos dentro de campo", explica Dayyán Morandi, idealizador do Bravo! e diretor de futebol, ao Notícias da TV.

Após a avaliação, foram escolhidos os 78 jovens que ficaram confinados durante três semanas, entre os meses de janeiro e fevereiro, disputando jogos e treinando em Sorocaba. Eles tinham alimentação balanceada, com cinco refeições por dia, e horários de sono e uso de celular controlados pela produção do programa.

"Foram montados seis times de 11 atletas e dois reservas. Esses seis times passaram por amistosos, e a fase final foi a de grupos, em que todos jogavam contra todos. Dois times foram eliminados na primeira semana, e os quatro melhores avançaram para a semifinal e a final, com a disputa de terceiro lugar", diz o idealizador do reality show.

O time vencedor tem o direito de viajar para a Espanha e disputar jogos com as equipes de base dos principais times de lá, como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla. Essa é a chance de atraírem a atenção de olheiros na Europa e serem contratados por um clube local.

No primeiro episódio, que foi ao ar na última segunda (9) e já está disponível no WatchESPN, eles apresentam os técnicos espanhóis responsáveis pela avaliação dos aspirantes e mostram as peneiras realizadas no centro de treinamento em Sorocaba. Entre uma disputa e outra, são exibidos depoimentos de jogadores que encaram aquela como a chance da vida. Veja o teaser abaixo:

As despesas com os deslocamentos e estadia dos 350 jovens avaliados no interior de São Paulo foram custeadas pelo Grupo LX, empresa que produziu o projeto em parceria com a LaLiga. Lucas Barbosa, 18 anos, contou no programa como fez para sair de Itaituba, no Pará, até Sorocaba.

"Eu moro em uma cidade do interior do Pará, então não tem aeroporto lá. Eu tive que fazer uma viagem de oito horas de ônibus até a cidade mais próxima, que é Santarém. De Santarém, eu peguei três dias de navio para a capital, que é Belém, e de Belém eu peguei quatro horas de voo até São Paulo", explicou o jovem.

O Bravo! não tem apresentador. As explicações das regras e formato são feitas para o telespectador pela voz em off do narrador Rômulo Mendonça. O reality ainda conta com a participação de ex-jogadores, como Edmílson, Djalminha, Zé Roberto, Cafu, Marcos Assunção e Belletti. Eles são embaixadores e têm como função oferecerem dicas técnicas e teóricas para os competidores.

O programa é dividido em dez episódios com cerca de 25 minutos de duração cada. Os capítulos inéditos vão ao ar às segundas-feiras, às 18h30, na ESPN. Depois da exibição na TV, o episódio fica disponível online no WatchESPN para os assinantes do canal. As reprises são exibidas na ESPN2, às 20h das segundas-feiras, e na ESPN Brasil, às 8h30 das terças-feiras.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.