Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Deu ruim

Bufada no JN, gafe com cego e Datena de cueca: Sete micos das Copas na TV

Reprodução/TV Globo e Band

Patrícia Poeta e José Luiz Datena: os jornalistas cometeram gafes durante a Copa de 2014 - Reprodução/TV Globo e Band

Patrícia Poeta e José Luiz Datena: os jornalistas cometeram gafes durante a Copa de 2014

REDAÇÃO

Publicado em 12/6/2018 - 5h27

Apesar de todo o investimento em treinamento de profissionais e tecnologia, a cada quatro anos as Copas do Mundo são campeãs em micos ao vivo nas emissoras de TV. Repórteres e apresentadores nunca escapam de passar vergonha em rede nacional, seja com torcedores malucos, gafes em reportagens ou transmissões traiçoeiras.

Foi o que aconteceu com Patrícia Poeta na Copa de 2014. Ao achar que ainda não estava no ar no Jornal Nacional, ela foi flagrada fazendo exercícios de fonoaudiologia. Só que, para quem assistia, pareceu que a jornalista estava bufando de cansaço ao lado de Galvão Bueno. A cena virou meme instantaneamente.

Quatro anos antes, Fernanda Gentil passou vergonha na África do Sul, quando ainda trabalhava no SporTV. Ela estendeu a mão para cumprimentar um entrevistado cego. A própria apresentadora admite que foi um momento horrível.

Relembre sete gafes de Copas do Mundo nas emissoras:

reprodução/tv Globo

Em junho de 2014, Patrícia Poeta foi flagrada bufando ao lado de Galvão Bueno no JN

Patrícia de saco cheio?
Logo no primeiro Jornal Nacional com apresentação especial para a Copa, Patrícia Poeta pagou um dos maiores micos de sua carreira. Na volta de um bloco do telejornal, ela apareceu bufando ao lado de Galvão Bueno, fazendo careta e ruídos. Internautas brincaram que ela já estava de saco cheio de Galvão.

No dia seguinte, William Bonner e a própria Patrícia explicaram que era apenas um exercício de fonoaudiologia. "Foi o delay, um atraso no áudio que a gente tem, e a gente imaginou que não estava no ar. Pensei que não estivesse e aproveitei para fazer o exercício'", justificou ela.

reprodução/sportv

Gabriel Moojen e Fernanda Gentil no Bom Dia África: gafe com convidado deficiente visual

Fernanda cumprimenta cego
Na Copa de 2010, Fernanda Gentil ainda estava no SporTV e apresentava o programa Bom Dia África. Em uma edição, ela recebeu no estúdio um deficiente visual que coordenava visitas de cegos aos jogos. Antes de começar a entrevista, Fernanda estendeu a mão para cumprimentá-lo e insistiu, mesmo sem resposta _ela esqueceu que o convidado não enxergava nada.

A cena virou piada na web, e a própria Fernanda confessa que passou sufoco. "Foi um caos total, o diretor gargalhava no ponto eletrônico. Não consegui voltar [a atenção] para o programa, foi horrível", disse no Altas Horas, em 2014.

Na Copa do Brasil, Fernanda pagou outro mico. Ela entrou, de Brasília, em um link ao vivo no Globo Esporte e apareceu mexendo no celular. "Pode sair desse celular aí, garota!", brincou Cristiane Dias. Fernanda justificou que estava se informando sobre os acontecimentos do dia.

reprodução/band

Datena ficou só de cueca para pagar promessa que fez caso o Brasil perdesse a Copa de 2014

Datena de cueca
Empolgado na Copa de 2014, José Luiz Datena prometeu ao vivo que ficaria de cueca no Brasil Urgente se o Brasil não ganhasse o campeonato. Após o 7 a 1, ele teve de cumprir a promessa. Durante meia hora, apresentou o programa de terno, camisa, gravata e uma cueca com as cores da bandeira alemã.

"Tenho cara de fazer promessa e não cumprir? Evidente que vou ficar de cueca, eu prometi. Vai ficar ridículo, se fosse o Johnny Depp, Brad Pitt, todo mundo ia querer ver", falou. "Quem devia ficar de cueca era o Felipão e o Parreira, eles que perderam o campeonato, e os caras da CBF", esbravejou ele, que comandou a edição do Brasil Urgente normalmente _exceto pelo figurino, é claro.

reprodução/redeTV!

Fernando Vanucci comandava o programa Bola na Rede quando pagou mico ao vivo

Vanucci alterado
Na final da Copa do Mundo de 2006, Fernando Vanucci passou mal no ar, enquanto comentava a vitória da Itália sobre a França no Bola na Rede, da RedeTV!. Com fala arrastada e confusa, ele foi acusado de estar bêbado e virou piada. O jornalista alega que havia bebido vinho no almoço e, após uma discussão familiar, tomou um remédio contra ansiedade. A combinação provocou efeitos colaterais.

joão miguel Júnior/Tv Globo

Experiente em Copa do Mundo, Tino Marcos já levou tombo em uma reportagem da Globo

Tombo do Tino
Veterano em coberturas de Copas do Mundo, Tino Marcos pagou seu maior mico na edição de 2006, na Alemanha. Ele acompanhava a seleção em Munique e estava em cima de um caminhão, rodeado de torcedores brasileiros. De repente, o repórter se desequilibrou e caiu em cima das pessoas. Ficou visivelmente sem graça, e perguntou diversas vezes se alguém havia se machucado. Ninguém se feriu.

reprodução/tv globo

A repórter Sabina Simonato foi beijada ao vivo por torcedor croata em reportagem do SPTV

Repórteres atacados
Para muitos torcedores, ver um repórter na rua durante a Copa é uma oportunidade de zoar o profissional e aparecer na Globo. Que o diga Márcio Canuto, sempre escalado para coberturas em aglomerações populares. Na Copa de 2014, ele acompanhava transmissões dos jogos do Brasil na rua e era abraçado por dezenas de torcedores. Em uma das partidas, foi até mordido.

No mesmo ano, Sabina Simonato foi beijada (no rosto) por um torcedor da Croácia durante um link ao vivo para o SPTV. Na Croácia, Filipe Cury também foi "atacado": ele falava ao vivo para o SporTV quando três mulheres começaram a abraçá-lo e falar em seu microfone. Os dois repórteres deram risada das situações.

reprodução/band

No BandSports, Adriana Reid chamou um jogador famoso da Holanda de "Nederland"

Jogador Nederland
Adriana Reid, apresentadora do BandSports, se confundiu minutos antes do início do jogo entre Holanda e Costa Rica na Copa de 2014. Ela falava sobre os jogadores do time holandês no campo, e um deles usava uma camisa com a palavra Nederland, que significa Holanda na língua local. Mas Adriana não pensou nisso e falou:

"Aí a gente vê imagens ao vivo do palco desta partida. Na deliciosa capital baiana Salvador, estádio Fonte Nova, às 17h você vai acompanhar o simpático Ivan Bruno e o querido Veloso trazem todos os detalhes dessa partida. Taí o Nederland, holandês também, um bravo guerreiro". Para piorar, o tal "Nederland" era apenas o jogador mais famoso da seleção, o ponta-direita Arjen Robben.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.