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BRIGA DE GIGANTES

Bolsonarista, Jovem Pan 'vence' CNN e corre para lançar canal de notícias na TV

REPRODUÇÃO/YOUTUBE E DIVULGAÇÃO/CNN BRASIL

Tutinha Amaral e Renata Afonso; líderes da Jovem Pan e CNN Brasil visitaram a sede do canal Loading

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GABRIEL PERLINE e GABRIEL VAQUER

gabriel.perline@noticiasdatv.com

Publicado em 6/7/2021 - 7h00

Jovem Pan e CNN Brasil travaram uma breve batalha nos bastidores pela concessão de sinal do canal 32, que atualmente hospeda o Loading. A rádio de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, que é o veículo de comunicação mais alinhado com o governo de Jair Bolsonaro, levou a melhor, e a partir do segundo semestre passará a ser também uma emissora da TV aberta.

Rubens Menin, Renata Afonso (respectivamente dono e CEO da CNN Brasil) e Tutinha estiveram nas dependências do canal Loading --que já pertenceu à antiga MTV-- em 26 de maio, acompanhados de Fábio Faria, ministro das Comunicações. O grupo percorreu as instalações e conheceu a estrutura do prédio, localizado no Sumaré, bairro nobre da zona oeste de São Paulo.

Curiosamente, no dia seguinte o Loading promoveu uma demissão em massa, desligando todos os apresentadores que havia contratado seis meses antes para comandarem suas atrações. Atualmente, o canal exibe somente séries e desenhos enlatados. 

Pelo fato de Menin e Tutinha serem aliados de Jair Bolsonaro, eles ganharam preferência na disputa pela concessão. Fontes do Notícias da TV relataram que, no intuito de agradar aos dois parceiros do governo, foi cogitada a possibilidade da divisão do sinal, criando os canais 32.1 e 32.2, e permitindo que ambos conquistassem seus espaços na TV aberta.

Desde 2019, Tutinha tem ampliado os investimentos no Grupo Jovem Pan com a criação do Panflix, adaptando em produtos audiovisuais todos os seus programas de jornalismo e entretenimento que antes eram veiculados somente nas ondas da rádio. 

Além de um investimento milionário na construção de estúdios modernos, a grade foi ampliada, deixando poucos espaços para a programação exclusivamente musical. Jornalistas e apresentadores que estavam em emissoras de TV passaram a integrar o seu elenco.

Já a CNN Brasil estreou em março de 2020, mas o objetivo de Douglas Tavolaro, ex-sócio e ex-CEO do canal, era migrar para a TV aberta para ampliar a projeção de seu trabalho e também os ganhos com publicidade. Ele chegou a ter conversas, muito embrionárias, com SBT, RedeTV! e Gazeta para assumir seus departamentos de Jornalismo, mas os planos não prosperaram.

Com a saída de Tavolaro, Renata Afonso chegou com um novo planejamento. Antes de pensar na TV aberta, ela quer turbinar a programação de fim de semana, que atualmente flerta com o traço de audiência, e investir no streaming. Estudos mostraram que alguns telejornais apresentam mais audiência nas transmissões ao vivo pelo YouTube do que na televisão.

Por conta da ansiedade de Tutinha em ampliar seu negócio, e as outras prioridades de Renata Afonso, a Jovem Pan ficou com o sinal do canal 32. Nos corredores da rádio, o empresário diz que o contrato já foi assinado e, por essa razão, ele corre contra o tempo para definir a programação de seu canal. Também vem promovendo novas contratações.

"A Jovem Pan comunica que está trabalhando para o lançamento do canal em questão e não comenta especulações", limitou-se a dizer a rádio em nota à reportagem.

"O foco da CNN Brasil é a expansão da sua marca, dos seus negócios e do seu portfólio de produtos. Não procedem os rumores de reunião com o empresário Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho ou de que haveria uma proposta de divisão do canal 32", comunicou o canal de notícias.

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