Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MELHOR RESOLUÇÃO

Big Brother de Portugal tem formato alterado e estreia em plena pandemia

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Babu Santana, Manu Gavassi, Thelma Assis e Rafa Kalimann no BBB20

Babu Santana abraça Manu Gavassi, Thelma Assis e Rafa Kalimann na reta final do BBB20

GABRIEL PERLINE

Publicado em 5/5/2020 - 5h23

Na contramão das emissoras de todo o mundo, que deixaram de produzir reality shows de confinamento por conta da pandemia do novo coronavírus, a TVI encontrou uma solução inteligente para não cancelar a nova temporada do Big Brother de Portugal: mudou o formato e transformou em confinamento a quarentena recomendada pela Organização Mundial de Saúde como uma etapa da disputa.

No ar desde 26 de abril, o reality estava previsto para estrear em 20 de março, quando os países europeus apresentavam números assustadores de infectados pelo novo coronavírus. A emissora, a princípio, iria cancelar, mas voltou atrás por ter encontrado a solução ideal.

"Sentimos que tomamos a decisão certa naquele momento, a decisão que se impunha em função das circunstâncias e até do desconhecido que tínhamos pela frente, que fizemos tudo o que tínhamos de fazer neste período e que temos o processo controlado", disse Nuno Santos, diretor de programação da TVI, ao jornal português Público.

Em vez de colocar os 18 participantes diretamente na casa em que serão obrigados a conviverem juntos, a TVI iniciou o reality com os competidores em quarentena. Nas duas primeiras semanas da competição, eles foram instalados cada um em um apartamento diferente, onde são obrigados a cumprir algumas provas estipuladas pela produção.

Os participantes Hélder e Jéssica se comunicam por meio de um tablet no Big Brother de Portugal

A comunicação entre os competidores é possível a qualquer momento do dia, porém somente através de chamadas de vídeo. Algo bem parecido com a dinâmica do reality The Circle, fenômeno recente da Netflix.

Nestes 14 dias vivendo isolados e vigiados nos apartamentos, os competidores serão submetidos a dois testes de saúde para que se tenha a garantia de que não estão contaminados pela Covid-19. Caso alguém apresente resultado positivo, é automaticamente desclassificado da competição.

A quarentena será encerrada no próximo domingo (10), dia da primeira eliminação. O paredão foi formado anteontem (3), e o público terá uma semana para decidir entre o empresário Pedro Soá, o apostador Fábio e o marketeiro Diogo. Assim que um deles deixar o jogo pelo voto do público, os demais entrarão na casa pela primeira vez. Aí a dinâmica seguirá os moldes convencionais. O prêmio é bastante modesto: 50 mil euros (aproximadamente R$ 302 mil).

Realities cancelados

A pandemia do novo coronavírus afetou a produção de reality shows em todo o mundo. O Big Brother do Canadá, por exemplo, anunciou o cancelamento da temporada após o início do reality show. Os participantes que estavam confinados ficaram em choque ao descobrirem que haviam sido dispensados e que não ganhariam nenhum centavo pelo jogo.

No Brasil, a Globo não cogitou cancelar o BBB20, que já estava na metade do caminho quando a pandemia ganhou força no país. Porém, diversos outros programas do segmento foram cancelados. Somente na Record foram suspensas as novas temporadas de Power Couple, Canta Comigo e Dancing Brasil, além da estreia do inédito Ilha do Tesouro.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.