ESPECIAL DE 30 ANOS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Guilherme Fontes como Alexandre em A Viagem (1994); ele faria participação em novo projeto
A Globo engavetou o projeto que comemoraria os 30 anos da exibição original de A Viagem (1994): uma reunião com o elenco da trama, que seria exibida no canal Viva. Atores de renome como Christiane Torloni e Antonio Fagundes recusaram a proposta por causa do cachê, que giraria em torno de R$10 mil. É um valor bem abaixo do que eles costumam receber para participar de obras audiovisuais.
Em nota, o canal Viva afirmou que um dos seus pilares é "homenagear a teledramaturgia brasileira" e que "não foi possível prosseguir com o projeto em virtude de agenda e de requisitos propostos pelo elenco". [Leia o comunicado na íntegra no final do texto].
As informações foram publicadas pelo colunista Valmir Moratelli, da Veja. O Notícias da TV apurou que ideia era que os artistas voltassem a interpretar seus papéis da novela, mas assumindo uma passagem de tempo --ou seja, os personagens estariam tão mais velhos quanto os atores.
Não seriam apenas depoimentos e entrevistas, mas também um trabalho de dramaturgia, e por isso a reclamação quanto ao cachê ganhou força. Depois de dificuldade para entrar em acordo com o elenco, a produção precisou ser cancelada --mesmo após ser anunciada.
O projeto era conduzido pela Teresa Filmes, empresa terceirizada contratada pelo Viva. Segundo o colunista, o combinado com a produtora era de sequer pagar para os atores fazerem a participação, embora nenhum deles tenha mais contrato fixo com a emissora. Mas a proposta pegou mal, e foram oferecidos os R$10 mil apenas para os principais. Também não vingou.
O especial, intitulado provisoriamente A Viagem - Reunion, começou a ser divulgado ainda em dezembro do ano passado. À época, a produtora havia confirmado a participação de Christiane Torloni (Diná), Guilherme Fontes (Alexandre), Mauricio Mattar (Téo), Suzy Rego (Carmen) e Lucinha Lins (Estela).
Ao Notícias da TV, Guilherme Fontes já havia comentado sobre a possibilidade de fazer um projeto em comemoração aos 30 anos da novela ainda em maio de 2023. "A impressão que eu tenho é que não vai ser um remake, não. Acho que é um longa-metragem. Até já conversaram comigo um pouco, estamos aguardando o roteiro para ver como é a história. Mas é um filme, e eu faria, só não sei exatamente o quê. Não sei se farei outro personagem ou se é o Alexandre em memórias", adiantou ele.
A produtora Teresa Filmes foi procuradas, mas ainda não respondeu. Atualmente, A Viagem está sendo exibida no Viva numa faixa destinada a efemérides.
Leia a nota do Viva na íntegra:
Um dos pilares do VIVA é homenagear a teledramaturgia brasileira. Assim, com a aproximação do marco de 30 anos da novela A Viagem, havia o desejo do canal em realizar uma celebração à data em homenagens aos muitos fãs da novela.
Não houve negociação para um remake da novela. O convite foi para um especial em que os atores da trama se encontrariam para relembrar histórias de bastidores em entrevistas.
Assim como em outros projetos semelhantes. No entanto, não foi possível prosseguir com o projeto em virtude da agenda e requisitos propostos pelo elenco.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas