Televisão

BASTIDORES

Arrogância e panfletagem política: Caio Coppolla vira problema para a CNN Brasil

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

Caio Coppolla descabelado vestindo terno cinza na bancada de um quadro de debates na CNN Brasil

Caio Coppolla no quadro O Grande Debate; youtuber é visto como arrogante e panfletário por colegas da CNN

GABRIEL PERLINE - Publicado em 11/07/2020, às 15h36

Caio Coppolla se tornou um problema difícil de ser administrado pela CNN Brasil. Há um consenso entre jornalistas, comentaristas e colaboradores fixos do canal de notícias a respeito da postura profissional do youtuber e bacharel em Direito: não há quem queira ou faça questão de tê-lo como parte de seu telejornal.

O fato de ele ser um conservador assumido e apoiador de Jair Bolsonaro não é o ponto de discórdia. Os jornalistas da CNN Brasil o consideram despreparado para ter um posto fixo no quadro O Grande Debate. Além disso, um adjetivo foi unânime entre todas as pessoas ouvidas pelo Notícias da TV acerca do youtuber: arrogante.

Coppolla não tem amigos dentro da CNN Brasil. O único com quem tinha certa afinidade e contato fora do ambiente de trabalho era o jornalista Leandro Narloch, demitido na sexta-feira (10) depois de fazer comentários homofóbicos ao vivo. As pessoas o evitam. Ele chega no trabalho com algumas horas de antecedência, interage com poucas pessoas e vai embora ao final de O Grande Debate.

O youtuber é considerado internamente uma pessoa desmedidamente agressiva e de análises superficiais no quadro de embates. Seu currículo também é questionado. O fato de ser apenas bacharel em Direiro, não ter o registro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e, consequentemente, nunca ter exercido a profissão é visto como demérito pelos colegas de trabalho.

O ponto de incômodo dos jornalistas é que Caio, em seus rompantes de militância governista, faz duras críticas ao trabalho da imprensa. Já citou nominalmente, de maneira ofensiva e pejorativa, os principais veículos do país, onde a maior parte do atual casting da CNN Brasil trabalhou durante anos até se transferir para o novo canal de notícias. 

Todo o trabalho feito por centenas de profissionais do canal é desqualificado em apenas 30 minutos, quando Caio Coppolla se põe a falar mal da atuação dos jornalistas que apontam as falhas no governo de Jair Bolsonaro. E este, para muitos dos funcionários da CNN ouvidos pela reportagem, é o maior incômodo.

O youtuber já foi colocado para discutir temas sensíveis das mais variadas esferas com profissionais de diferentes pilares do Direito --todos eles com título de mestrado em suas áreas de atuação. Coppolla, por diversas vezes, usou o espaço para mudar os rumos da conversa e fazer defesa do presidente Jair Bolsonaro. Alguns jornalistas do canal dizem que ele usa a bancada para fazer "panfletagem política".

O anúncio de desligamento de Augusto de Arruda Botelho do quadro na última quinta-feira (9) não pegou ninguém de surpresa dentro da CNN Brasil. Muitos sabiam que o advogado andava irritado havia tempos por se sentir debatendo com uma pessoa de baixo repertório jurídico.

O advogado Marcelo Feller assumiu o posto no quadro de debates. E o estreante se mostrou incomodado com o fato de Caio Coppolla não ter estudado uma pesquisa publicada pelo governo no dia do debate que motivou o tema da discussão da noite no programa --que era "desmatamento ambiental"-- e ainda ouviu de seu oponente a justificativa de que "tinha 128 páginas", seguido de um riso de deboche.

Coppolla, em vez de se pautar no tema, usou uma parte considerável de seu espaço para falar sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 e enaltecer os feitos de um de seus avôs, que ele afirma ter lutado na guerra paulista. Monalisa Perrone, mediadora do debate, apareceu na tela com ares de reprovação, e o youtuber logo encerrou sua fala.

Feller, visivelmente perplexo com o comentário sem sentido para o debate, puxou o assunto para si e deu uma invertida em seu oponente. "Eu vou me ater nos meus argumentos finais ao debate que me foi trazido hoje", disse o advogado.

Embora destoante de todo o elenco, Coppolla foi contratado pela CNN Brasil com o objetivo de atrair para sua audiência os milhões de seguidores que coleciona nas redes sociais. Mas até o momento o canal de notícias não sentiu um impacto significativo da massa que ele manobra na web migrando para a TV. Os índices de audiência registrados pelo quadro O Grande Debate estão longe de animadores.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank em suas primeiras fotos com o filho Zayn, na maternidade

Fotos do bebê

Gagliasso e Giovanna cometem irregularidade em maternidade

A campeã do BBB20 e funcionária da Globo Thelma Assis no É de Casa deste sábado (11)

PERDA DIFÍCIL

Thelma Assis revela drama sobre doença do pai: 'Altos e baixos'

O humorista Renato Aragão em participação no É de Casa neste sábado (11), na Globo

TEMPO LIVRE

Após demissão, Renato Aragão aparece na Globo para mostrar jardim

Leonardo e Eduardo Costa no show Cabaré, em 2018

ENTRE TAPAS E BEIJOS

Climão, briga e dinheiro: Entenda o rompimento de Leonardo e Eduardo Costa

+ Lidas

1

Na Itália, Anitta convida galã do filme '365 Dias' para show e é ignorada

2

Fina Estampa: Baltazar bate em Celeste, sai de casa e vai viver com Crô

3

Mulher de Pyong Lee chora ao ser acusada de praticar golpe em sorteio

4

Fina Estampa: Tereza Cristina é traída e ganha novo inimigo

5

Simon Cowell enfrenta cirurgia de 6 horas após fraturar coluna

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Germana (Vivianne Pasmanter) interpreta uma árvore em cena de Novo Mundo
Stefano (Flávio Galvão) em cena de Apocalipse
Maria Madalena (Day Mesquita) sorri em cena de Jesus
Carolina (Juliana Paes) de óculos escuros em cena externa de Totalmente Demais