Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELA ERA ATRIZ

Arquivo do SBT esconde fotos raras de Sandra Annenberg como operária de novela

Carlos Manfredo/SBT

Sandra Annenberg nos bastidores da novela Cortina de Vidro, que ela estrelou no SBT em 1989 - Carlos Manfredo/SBT

Sandra Annenberg nos bastidores da novela Cortina de Vidro, que ela estrelou no SBT em 1989

REDAÇÃO

Publicado em 23/5/2019 - 12h31

Uma das jornalistas mais queridas do Brasil, ganhadora de quatro troféus Melhores do Ano (e indicada a outros dois), Sandra Annenberg trabalhava como atriz antes de migrar para a bancada. Pouca gente se lembra, mas ela chegou a protagonizar uma novela, Cortina de Vidro (1989), e o acervo do SBT esconde algumas preciosidades, como uma foto da profissional na pele da operária de fábrica Ângela, uma mulher do povão.

Na novela escrita por Walcyr Carrasco (atualmente autor de A Dona do Pedaço, da Globo), Sandra era uma das pontas de um triângulo amoroso que também envolvia o milionário Frederico (Herson Capri) e a bailarina Branca (Betty Gofman).

O ricaço se fingia de pobretão para chegar perto da dançarina; porém, um incêndio no prédio dele fez com que Frederico perdesse a memória e fosse encontrado, vestido como pobre, por Sandra, que passou a cuidar dele sem nenhum interesse.

A destruição do edifício, a tal cortina de vidro do título, não estava nos planos de Carrasco. Mas ele precisou mudar tudo porque o prédio Dacon, na zona sul de São Paulo, que servia de cenário para a trama (a cobertura do local era usada como a casa de Frederico), foi vendido e não seria mais emprestado à novela.

Sem recursos para reconstruir a cobertura em estúdio, o autor causou uma tragédia que ainda eliminou vários personagens sem função na história --isso quase uma década antes da novela Torre de Babel (1998) explodir um shopping center que matou o casal de lésbicas rejeitado pelo público.

Além de Sandra, Betty e Capri, o elenco de Cortina de Vidro contava com outros nomes importantes da dramaturgia, como Antônio Abujamra (1932-2015), Débora Duarte, Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), John Herbert (1929-2011), Jayme Periard, Norma Blum, Nicole Puzzi, Sérgio Mamberti e Odilon Wagner.

Confira imagens exclusivas do acervo do SBT de Sandra como atriz:

Sandra Annenberg em cenas da novela Cortina de Vidro

Sandra Annenberg era a operária Ângela em Cortina de Vidro, fracasso do SBT de 1989 (Foto: Caio Ferrari/SBT)
Sandra nos braços de Jayme Periard, o Marcelo na história de Walcyr Carrasco (Foto: Caio Ferrari/SBT)
A agora jornalista tinha um quê de Regina Duarte na época de atriz, não? (Foto: Carlos Manfredo/SBT)
Sandra ensaia cena nos bastidores de Cortina de Vidro, de 1989 (Foto: Caio Ferrari/SBT)
Sandra no hospital com Jayme Periard, que interpretava Marcelo na trama (Foto: Caio Ferrari/SBT)

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.