Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'XINGOU A MINHA FAMÍLIA'

Apresentador da Globo que pediu demissão ao vivo processa ex-chefe por assédio

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Antes de pedir demissão ao vivo, há um mês, Kaio Cézar comandava edições de sábado do Globo Esporte Ceará - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Antes de pedir demissão ao vivo, há um mês, Kaio Cézar comandava edições de sábado do Globo Esporte Ceará

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 16/3/2019 - 6h31

Um mês depois de ter saído da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, com um anúncio de demissão ao vivo no encerramento do Globo Esporte, Kaio Cézar afirma não ter se arrependido do que fez, já que sustenta ter sofrido assédio moral do diretor da emissora, Paulo César Norões. Na semana que vem, seus advogados vão entrar com processo contra o ex-chefe.

"Tenho ainda mais certeza de que fiz a coisa certa, não me arrependo. É claro que, tendo uma família para sustentar, não vou dizer que eu queria perder o emprego e ficar desempregado, ninguém fala isso. Mas as circunstâncias me levaram a fazer isso. Eu estava numa situação tão dura que eu cheguei a quase cometer suicídio", diz Kaio Cézar em conversa com o Notícias da TV.

Leia também:Apresentadora da Globo surpreende colegas e pede demissão para trabalhar na Record

"Eu estava em uma afiliada da Globo, estava em um local que, para muitos, era o topo da minha função de narrador esportivo aqui no Estado. Mas sabe quando você chega em um local e se decepciona? Não me arrependo. [Paulo César Norões] xingou a minha família, me xingou também, o cara me perseguia. Se você não tem respeito nem dignidade, pode ser onde for, não é legal", afirma o apresentador.

No dia seguinte à demissão, Kaio Cézar publicou um longo texto em seu Facebook, no qual chamava Paulo César Norões de "arrogante" e dizia que nunca foi aceito "por ter raízes, convicções --políticas e esportivas-- e personalidade extremamente opostas": "Lembro-me que um dia, no meio de uma reunião do Esporte, quando era nosso editor-chefe, mandou-me 'tomar no cu' por ter discordado dele".

"Depois de o diretor ter me xingado, sabe o que ele falou da minha família? No meio da Redação, disse gratuitamente: 'Esse é um doido, pega uma mulher que tem menino, vai lá e faz outro menino nela. É um doido'. Nem que eu fosse doido ele teria direito de falar isso. Nesse dia eu saí da Redação chorando, não falei nada com ele com medo de perder meu emprego. Simplesmente por isso", confessa o narrador.

Kaio Cézar e PC Norões durante cobertura da Copa América, em 2015, para a TV Verdes Mares

Kaio Cézar é casado com a também jornalista Mirela Forte, com quem tem um filho de um ano, e uma enteada, de quatro. A ofensa à sua família teria acontecido em 2017, quando sua mulher estava grávida. Ela também trabalhava no Sistema Verdes Mares, era âncora de um jornal local na TV Diário. Foi demitida em maio do ano passado, logo após voltar de licença-maternidade.

"Um diretor expôs a minha família desse jeito, além de diversas situações de perseguição. Perdi emprego na rádio, minha mulher perdeu o emprego dela, saí dos jogos do Premiere e, por último, a gota d'água, foi eu perder espaço como narrador na TV Verdes Mares, que era o que me restava", lamenta o ex-Globo Esporte.

Kaio Cézar estava havia mais de 11 anos no Sistema Verdes Mares. Além de processar o diretor por assédio moral, o jornalista também entrará com uma ação contra a empresa, na qual, segundo ele, tinha acúmulo de função: "Eu fazia tudo lá. Editava, era repórter, era produtor, era tudo".

De acordo com o ex-Globo, seus advogados devem finalizar a petição nesta semana para entrar com o processo na Justiça.

Procurados insistentemente nesta semana pelo Notícias da TV, o Sistema Verdes Mares e o diretor Paulo César Norões não responderam aos contatos.

Na ocasião da demissão, a emissora afirmou que desconhecia os motivos da decisão do apresentador e que trataria o assunto internamente: "[O Sistema Verdes Mares] Reitera que rege toda a atividade, desde a sua fundação, há quase 50 anos, pela correção ética, por valores morais e pelo diálogo".

O jornalista que pediu demissão ao vivo conta que já recebeu sondagens de outros grupos de comunicação na tentativa de voltar ao mercado de trabalho, mas ainda não há nada de concreto. Enquanto não é contratado por outra empresa, aposta em transmissões esportivas no seu Facebook e no Instagram --seu perfil na rede social subiu de 12 mil para 38 mil seguidores desde a saída da Globo.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.