Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

40 ANOS DE CASA

Após fracasso de O Sétimo Guardião, Aguinaldo Silva é demitido da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Aguinaldo Silva

Autor de O Sétimo Guardião, Aguinaldo Silva foi demitido da Globo nesta quinta-feira (02)

REDAÇÃO

Publicado em 2/1/2020 - 16h39
Atualizado em 2/1/2020 - 16h43

Autor do fracasso O Sétimo Guardião (2018), Aguinaldo Silva foi demitido da Globo após mais de 40 anos na empresa. A emissora informou que não irá renovar o contrato com o novelista na tarde desta quinta-feira (2). Responsável por mais de 20 trabalhos na Globo, o veterano não tinha mais nenhuma obra prevista para os próximos anos.

Silva ficou com a relação desgastada com a direção da emissora ao recusar mudanças sugeridas no início de 2019 para a sua última novela das nove.

Após grupo de discussão apontar problemas na obra, como um casal sem química e falta de conexão com a realidade, o novelista bateu o pé em manter o que estava previsto. Brigas nos bastidores tornaram a trama ainda mais zicada.

Quando o novelista optou por sair da realidade e resgatar o realismo fantástico, que fez sucesso nos 1980 e 1990, ele precisava explicar melhor os propósitos do seu enredo. Muita gente não entendeu a importância de manter a fonte de água mágica em segredo ou porque os líderes da irmandade não podiam se casar. A falta de contextualização fez com que o público não embarcasse na história.

Desde Avenida Brasil (2012), existe uma tendência chamada de "serialização" das novelas. São problemas criados na história e que se resolvem em um curto espaço de tempo, assim como acontece nas séries.

Para fisgar o telespectador, que vive em uma era de velocidade, isso tem de acontecer também na ficção. Em seu primeiro mês, O Sétimo Guardião não apresentou essa conexão com os dias atuais. A audiência é ansiosa, não quer esperar meses para descobrir o que pode estar por trás de uma determinada ação.

Mistério não é ruim, mas não pode ser tão enrolado. Em O Outro Lado do Paraísoo foco era a vingança da Clara. Dentro do plano maior da mocinha, vários outros acertos de conta se abriam e se fechavam rapidamente.

Valentina (Lilia Cabral) repetiu cena da novela Tieta, quando protagonista voltou à sua cidade

Walcyr Carrasco teve problemas no começo da história, mas foi habilidoso e rápido em consertar o que não estava funcionando. Por isso, o novelista já furou a fila do horário nobre e está bem cotado com a direção da emissora.

A Dona do Pedaço era para estar no ar agora, mas Carrasco entrou na frente de Manuela Dias na faixa das nove justamente para levantar a audiência para a autora estreante nesse produto. 

Autopromoção

Cheio de referências a outras novelas de Silva, como Tieta (1989), Pedra Sobre Pedra (1992) e A Indomada (1997), O Sétimo Guardião só se tornou atraente para quem viu essas tramas e tem algum afeto por elas.

A autopromoção também não caiu muito bem para novelista, soou como arrogância ele ficar citando seus antigos trabalhos. Sem falar que fez sentido para quem tem mais de 30 anos, já para a nova geração, que não sabia do que se tratava nada daquilo, acabou contribuindo para espantar ainda mais essa parte do público.

Chama atenção a Globo não citar outras obras do autor no comunicado que divulgou sobre a não renovação do contrato. Silva é o criador de um dos maiores sucessos das telenovelas até hoje, Senhora do Destino (2004), trama que bateu recorde até quando foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo. 

"Sem nova obra prevista, a Globo decidiu não renovar o contrato com o autor Aguinaldo Silva. Ao longo dos mais de 40 anos dessa parceria de sucesso, foram mais de 20 trabalhos em conjunto, entre os quais ‘Império’, que ganhou o Emmy Internacional de Melhor Novela em 2014."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.