Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MALHAÇÃO E ÓRFÃOS

Após críticas por censura, Globo se redime e exibe dois beijos gays em uma semana

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Pedro Alves e João Pedro Oliveira como os personagens Guga e Sergilho da novela Malhação Toda Forma de Amar, da Globo

Guga (Pedro Alves) e Serginho (João Pedro Oliveira) dão um beijo no capítulo de Malhação desta sexta (20)

KELLY MIYASHIRO

Publicado em 20/9/2019 - 9h29
Atualizado em 20/9/2019 - 18h39

Após muitas críticas por censurar o beijo entre Camila (Anaju Dorigon) e Valéria (Bia Arantes) em Órfãos da Terra, a Globo decidiu se redimir e exibirá duas cenas com beijos gays em uma semana. Nesta sexta-feira (20), Malhação mostrou Guga (Pedro Alves) e Serginho (João Pedro Oliveira) se beijando, e, nos últimos capítulos da novela das seis, as noivas se beijarão no casamento.

Na sequência da temporada de Toda Forma de Amar, o casal de rapazes apareceu de mãos dadas e se sentou em uma mesa na praça de alimentação do shopping. Serginho disse para o namorado que os pais de Guga surtariam se ele faltasse a um almoço com os pais de Meg (Giulia Bertolli). 

"Meus pais estão botando uma pressão desnecessária. Eu adoro a Meg, mas mesmo que eu seja o pai do filho dela, nunca que a gente vai casar", respondeu Guga. "É, isso não seria bom pra você, nem pra ela", disse Serginho. "E nem pra você", completou o namorado. 

Guga, então, falou que sabe que Serginho ficou triste com a gravidez da ex-namorada e reconheceu que ele está segurando um peso enorme. "Quem tá segurando a maior barra aqui é você, Guga", rebateu ele, compreensivo. 

"Agora você precisa ir pro seu almoço e eu preciso trabalhar", falou Serginho. Guga concordou e agradeceu o apoio do amado. "Esqueci uma parada aqui", comentou Guga. Confuso, Serginho perguntou o que ele esqueceu, antes de ser beijado pelo namorado, de surpresa, em uma cena lenta. 

Nessa hora, os dois foram surpreendidos por Meg e Osório (Luiz Nicolau), seu pai. A cena terminou com os quatro personagens sem saber o que falar, em choque.

Os autores de Malhação Toda Forma de Amar temiam que a direção da Globo mandasse cortar o beijo entre Guga e Serginho por uma "decisão puramente artística", como aconteceu com a cena em que Valéria e Camila em Órfãos da Terra.

reprodução/tv globo

Camila (Anaju Dorigon) e Valéria (Bia Arantes) em Órfãos da Terra: beijo ainda não rolou


Beijo lésbico 

De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, as atrizes Bia Arantes e Anaju Dorigon já gravaram a nova cena com o beijo de Valéria e Camila. A sequência será mostrada na reta final da novela das seis, que acaba na semana que vem. 

Na trama de Duca Rachid e Thelma Guedes, as personagens só deverão se beijar na cena do casamento das namoradas. No capítulo que vai ao ar nesta sexta (20), Camila e Valéria ficam bem próximas de dar um beijo, mas quem já assistiu pelo Globoplay se frustrou, pois os rostos se aproximam, mas os lábios não se tocam.

Pelas redes sociais, vários telespectadores de Órfãos da Terra reclamaram da falta de beijo mais uma vez e a hashtag "Vamila", a junção dos nomes das personagens, chegou a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter.

"Eu nem assisto novela, mas comecei a assistir só por causa delas [Camila e Valéria] e estou adorando. Esperava mais da Globo, que se julga tanto um canal moderno, que diz apoiar a comunidade LGBT, mas censura o beijo das duas", criticou uma internauta. "Essa cena tinha que terminar com um beijo que ódio, gente!", escreveu outro. 

Confira algumas reações no Twitter:

A censura do beijo lésbico

Uma cena com beijo entre Camila e Valéria deveria ter sido exibida em 6 de setembro, mas a direção da Globo decidiu cortar a sequência de última hora. No mesmo dia, uma das autoras da novela, Thelma Guedes, publicou em sua conta no Twitter a imagem de dois heróis gays da Marvel se beijando.

A cena está na HQ que foi censurada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, na Bienal do Livro. Fãs entenderam a mensagem subliminar como uma censura da Globo. Na rede social, a escritora disse que não pode intervir nas decisões da direção.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.