Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MISTÉRIO

Apagão derruba sinal da Band em todo o país e faz audiência despencar

REPRODUÇÃO/BAND

Datena em entrevista com Jair Bolsonaro para o Brasil Urgente, realizada em dezembro

Datena em entrevista com Jair Bolsonaro para o Brasil Urgente; sinal da Band caiu em todo o país

GABRIEL PERLINE

Publicado em 26/3/2020 - 18h48
Atualizado em 26/3/2020 - 20h20

Um apagão misterioso derrubou o sinal da Band e de quase todos os canais do Grupo Bandeirantes na TV a cabo no início da noite desta quinta-feira (26). As emissoras de rádio também tiveram suas transmissões interrompidas. A audiência, que estava na casa dos 8,0 pontos na Grande São Paulo, despencou e ficou próxima do traço.

O sinal foi interrompido às 18h16. Neste momento, a Band registrava exatos 7,2 pontos com o Brasil Urgente, de José Luiz Datena. No minuto seguinte, despencou para 1,2 pontos. Depois, beirou o traço. O maior índice registrado pelo programa foi 9,3 pontos, às 18h04.

Procurada pela reportagem, a Band inicialmente acreditava que se tratava de uma queda de sinal das operadoras de TV a cabo. Na sequência, percebeu que o caos era maior e agora busca resposta para entender o que causou o apagão em seu sinal.

Das emissoras abertas pertencentes ao grupo, a Rede 21 e a TV Terra Viva foram as primeiras a restabelecerem seus sinais. Na TV a cabo, BandSports e o Smithsonian Channel também recuperaram as transmissões rapidamentes, mas o Arte 1 e a BandNews TV ficaram quase uma hora "apagadas".

Quase 25 minutos após o bloqueio de sua programação, a Band voltou ao ar, mas exibindo conteúdo da TV Brasil, rede pública que pertence ao Governo Federal.

Um comunicado interno foi enviado para todas as emissoras do grupo assim que o sinal foi interrompido: "Por motivos técnicos, o sinal da Rede caiu. Gentileza todos irem para a operação local e só voltarem para a rede numa segunda ordem."

Nas redes sociais, a reclamação foi geral. Houve quem fizesse piada com a queda do sinal e questionou até se os donos do Grupo Bandeirantes se esqueceram de pagar a conta de energia elétrica. 

Às 19h14, José Luiz Datena voltou ao ar e não deu nenhuma justificativa sobre o apagão. "É a primeira vez que temos um problema tão grave como esse. Estamos em tempos difíceis e a gente tem que encarar isso como da nossa profissão", comentou. Em seguida, retomou a reportagem sobre o remédio cloroquina, que tem sido testado em pacientes diagnosticados com Covid-19.

Posicionamento

A Band se manifestou somente às 20h20 sobre o apagão técnico que fez seu sinal sair do ar em todo o país.

"O Grupo Bandeirantes enfrentou um problema elétrico inesperado em sua sede em São Paulo, no início da noite desta quinta-feira, apesar de ter seu grupo de geradores, no breaks e sistemas de backup adequados e em pleno funcionamento. O fato causou a interrupção de todos os sinais originados da sede do Morumbi. As demais emissoras Band seguiram com sua programação local durante esse período. Pedimos desculpas a nossos telespectadores e ouvintes em todas as nossas plataformas pelos transtornos causados", diz a nota.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.