Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EDUARDO RIBEIRO

Vítima de golpe, âncora da Record transforma escândalo em reportagem

Reprodução/Record

O jornalista Eduardo Ribeiro no programa Domingo Espetacular, da Record

Eduardo Ribeiro conversa com vítima de "golpe do Don Juan" no Domingo Espetacular

REDAÇÃO

Publicado em 12/12/2019 - 5h29

O jornalista Eduardo Ribeiro, apresentador do Domingo Espetacular, da Record, descobriu que sua imagem estava envolvida em um golpe internacional, em que perfis falsos na internet enganam mulheres para arrancar dinheiro delas. Ele decidiu investigar o caso e transformou o escândalo em uma reportagem para a revista eletrônica.

Uma das vítimas do golpista que usava fotos de Ribeiro perdeu milhares de libras e, revoltada, decidiu encontrar o homem que a enganara. Localizou o jornalista e entrou em contato com ele para pegar seu dinheiro de volta.

Ao investigar o caso da mulher que o procurou, o âncora do Domingo Espetacular encontrou vários outros usuários fakes que usavam suas fotos para tirar dinheiro de solteiras de fora do país. Ele viu nisso uma oportunidade de fazer uma grave denúncia sobre um crime cada vez mais comum.

O roubo é chamado de "golpe do Don Juan". Os bandidos criam perfis falsos em sites e aplicativos de namoro, no qual se apresentam como empresários bem-sucedidos, que buscam relacionamentos sérios. Após as primeiras conversas, os criminosos prometem um presente à interlocutora. Passam o número de uma conta, supostamente da Alfândega, para que a vítima faça um depósito e retire o mimo.

Eduardo Ribeiro passou cerca de dois meses gravando a reportagem, que vai ao ar na próxima edição do Domingo Espetacular. A equipe do programa se deparou e ajudou a desvendar crimes semelhantes que vitimaram também brasileiros em pelo menos dois Estados do país.

Segundo a Record, a revista eletrônica vai mostrar ainda o momento em que Eduardo Ribeiro e a vítima do golpe conversam pela primeira vez, olho no olho, por meio de uma chamada de vídeo. O programa vai ao ar no dia 15, a partir das 19h45.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.