Séries

Nada mastigado

Watchmen entra para clube das séries cabeçudas só entendidas com Wikipédia

Divulgação/HBO

A atriz Regina King em cena da primeira temporada de Watchmen, mais uma série cabeçuda da HBO

A atriz Regina King em cena da primeira temporada de Watchmen, mais uma série cabeçuda da HBO

JOÃO DA PAZ - Publicado em 01/12/2019, às 05h18

Sabe aquela série na qual alguém fala "vou entrar por essa porta", e aí vai lá e... abre a porta? Pois é. Se por um lado atrações mastigadas são pouco atraentes, o outro extremo também não é nada agradável. Watchmen, da HBO, é a mais nova integrante de atrações cabeçudas, que precisam de manual ou de uma cola na Wikipédia para serem entendidas.

O primeiro drama de heróis do canal premium se junta a programas como American GodsMr. Robot (ambas disponíveis no Prime Video) e Westworld (HBO) no grupo de produções que, sem um guia, não podem ser entendidas em sua plenitude.

Watchmen só reforça sua necessidade de cola com um site que a própria HBO criou para ajudar o público a compreender o que se passa nos episódios. Uma brincadeira com a Wikipédia, o endereço chama-se Peteypedia, que faz referência ao nome do agente do FBI Dale Petey (Dustin Ingram), que sabe tudo sobre os heróis e bandidos.

O problema é que não é tão fácil entender Watchmen nem usando o site como referência. É preciso conhecer fatos narrados na HQ clássica na qual a atração da HBO se baseia, pois o que o site faz é conectar esses eventos com o tempo presente da trama. O período que separa os quadrinhos da série é de 34 anos.

A cada semana, a tal da Peteypedia solta documentos do FBI, trechos de processos e artigos de jornais (tudo fictício) que têm alguma relação com o episódio mostrado na TV. As informações lá compartilhadas fazem menções às histórias da HQ. O telespectador tem de estar munido dessas armas para ligar lé com cré.

Isso, diga-se de passagem, torna-se algo enfadonho e triste. Basta pegar o sexto episódio, exibido no domingo passado (24), como exemplo. Todo em preto e branco, o capítulo teve cinematografia e atuação belíssimas, um triste retrato de como o racismo está enraizado há anos na sociedade americana. O ponto de vista foi o do avô da protagonista Angela Abar (Regina King). Agora, o que isso tem a ver com a trama de Watchmen no todo? Só com um guia para conectar os pontos.

reprodução/hbo

Mensagem deixada pela empresa Delos Destinations no site que ajuda os fãs de Westworld


Uma experiência válida

A difícil Westworld, com várias linhas de tempo e personagens humanos que parecem robôs (ou robôs que parecem humanos), exigiu durante duas temporadas muito esforço dos neurônios para captar a mensagem da série e compreender os episódios. Por falta de um, a HBO lançou dois sites auxiliares: um sobre os parques futuristas e outro sobre a empresa Delos, mantenedora desses lugares.

Por mais que tivesse suas complexidades bem peculiares, Westworld foi compreensível ao público que investiu na série, fez algumas anotações e parou para pensar um pouco no que estava acontecendo. Dá para perceber quem é quem atentando a detalhes e pistas deixadas aqui e ali.

Assim, os sites serviam como um bônus para os iniciados e uma Wikipédia básica para quem estava mais fora de si do que a Dolores (Evan Rachel Wood). Curiosamente, como a série está em pausa e retorna com a terceira temporada só no ano que vem, os sites estão offline. Uma mensagem foi escrita para o público: "Nós estamos passando por uma manutenção (...) para melhorar a experiência de nossos usuários", informa a Delos em sua página.

reprodução/USA Network

Site especial de Mr. Robot simula uma página inicial de um desktop; internauta personagem

O quebra-cabeça que é Mr. Robot, com personagens que não são quem parecem ser e um monte de detalhes soltos, é complicada apenas aparentemente. Tanto que, ao longo de suas quatro temporadas, os fãs desvendaram teorias em fóruns online antes mesmo de a série revelar as verdades.

Chamado de whoismrrobot (quem é o mr. robot?), o site de ajuda é um grande barato. Quem entrar no endereço verá uma simulação de uma tela de um desktop, na qual o internauta poderá navegar com liberdade e ter acesso a documentos secretos e dicas para entender o mundo de Mr. Robot. É como se o próprio usuário fosse um personagem da série, em busca de informações.

Em contrapartida, American Gods é o tipo de série que não soube lidar muito bem com sua trama diferentona, que tem zumbi e deuses antigos e modernos no meio de uma guerra movido pelo ego. A primeira temporada deixou o telespectador anestesiado, no mau sentido. A experiência televisiva foi passiva, e a cara de espanto ao fim de cada episódio foi de "o que foi isso, hein?". Até o protagonista precisou de um dicionário para se inteirar.

Confusões nos bastidores só deixam essa salada toda sem sabor. Em três anos, a série teve quatro showrunners, o profissional que chefia uma produção em todos os aspectos. Isso fez a segunda temporada mudar completamente, com aquela trama didática e mastigada que não caiu bem e foi criticada pelos fãs.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Imagem do apresentador Gugu Liberato e do jornalista Ricardo Boechat; ambos morreram em 2019

SAUDADE

De Gugu Liberato a Ricardo Boechat: Oito perdas irreparáveis da TV em 2019

A atriz Taís Araujo abraça e beija Pedro Guilherme Rodrigues em Amor de Mãe, novela das nove da TV Globo

MULHER COMPLICADA

Atriz avisa que advogada escrota de Amor de Mãe vai mudar ao ter filho

Imagem de Hariany Almeida segurando uma mala na área de provas de A Fazenda 11, reality show da Record

COFRINHO CHEIO

Carro 0 km e dinheiro no bolso: Veja quem ficou mais rico com A Fazenda 11

As atrizes Vera Holtz e Regina Casé contracenam na novela das nove da Globo, Amor de Mãe, na qual são inimigas

MAIS UM FUNERAL

Amor de Mãe: Kátia acaba com mentira e morre diante de Lurdes

+ Lidas

1

Casado com professor, vilão de Amor de Mãe faz sucesso com a mulherada

2

Éramos Seis: Lola vinga sangue do filho morto com barraco em banco

3

Amor de Mãe: Álvaro faz descoberta terrível e escorraça Verena

4

Éramos Seis: Clotilde faz o próprio parto com tesoura de costura

5

Éramos Seis: Versão do SBT amenizou desfecho de Lola e deu final feliz a Clotilde

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Você vai acompanhar Salve-se Quem Puder?

Últimas notícias

Montagem de fotos com o ator Caio Castro (à esquerda), a ativista pelos direitos dos animais Luisa Mell (ao centro) e a atriz Grazi Massafera (à direita)
Montagem de Ariadna Arantes e Serginho Franceschini, ex-participantes do Big Brother Brasil
A atriz Regina Casé leva as mãos a cabeça caracterizada como a Lurdes em cena de Amor de Mãe
Luísa Sonza e Whindersson Nunes abraçados