Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Truth Be Told

Vencedora do Oscar e ex-Breaking Bad fazem série policial da Apple valer a pena

Imagens: Divulgação/Reprodução/Apple

Octavia Spencer na pele da jornalista Poppy Parnell na série Truth Be Told, primeiro drama policial da Apple

Octavia Spencer na pele da jornalista Poppy Parnell na série Truth Be Told, primeiro drama policial da Apple

JOÃO DA PAZ

Publicado em 13/12/2019 - 5h06

Há quase um mês e meio no ar, o streaming da Apple cresce seu catálogo aos poucos, com séries de todos os tipos. Após comédia, drama urbano, trama de época, terror e ficção científica, chegou a vez de uma atração policial: Truth Be Told (Verdade Seja Dita, em tradução livre), que é carregada por uma dupla premiada de protagonistas.

A história de Truth Be Told foca na dinâmica entre os personagens interpretados por  Octavia Spencer, vencedora do Oscar por Histórias Cruzadas (2011), e Aaron Paul, ganhador de três Emmys por Breaking Bad (2008-2013). Nesta sexta-feira (13), entra na plataforma Apple TV+ o quarto episódio da primeira temporada, que estreou no último dia 6, com os três capítulos iniciais.

Octavia vive a jornalista Poppy Parnell, famosíssima por ter escrito uma série de reportagens para o jornal San Francisco Chronicle que culminou na prisão perpétua do jovem Warren Cave (Paul), duas décadas atrás. Ele foi sentenciado por matar o vizinho, após invadir a casa da vítima durante a noite.

Em 2019, uma nova evidência surge e faz Poppy se sentir um pouco arrependida e culpada. Warren pode ser inocente, e o crime e o julgamento podem ter sido uma armação para prendê-lo e deixar o verdadeiro culpado livre.

Agora apresentadora de um podcast sobre crimes reais, a jornalista investiga o caso novamente. Mas depois de 20 anos, muita coisa mudou. Caso do próprio Warren, que para tentar sobreviver com aliados atrás das grades, começou a fazer parte da Irmandade Ariana, um grupo nazista.

Daí Truth Be Told insere um conflito interessante. Poppy, que é negra, quer entrevistar Warren para o seu podcast, ouvir da pessoa mais afetada pelo caso a sua versão da história, direto da fonte. A jornalista vai até a prisão e consegue ficar frente a frente com ele, que mostra para a visitante uma suástica tatuada no braço.

Aaron Paul é um prisioneiro na série Truth Be Told; aliança com nazistas e suástica no braço

Ela se assusta logo de cara, mas sente no fundo que escutá-lo sobre o que aconteceu na noite do crime é essencial e pode, sim, trazer uma reviravolta.

Para aumentar ainda mais a tensão racial, entra na jogada o pai de Poppy, Leander "Shreve" Scoville, que ganha vida pelo sempre afiado Ron Cephas Jones, o Will de This Is Us.

Com uma postura de gângster, ele virou uma lenda por ser o líder de um motoclube formado só por negros, que tem rixas com outras organizações arianas. O pai não gosta nada de ver a filha se encontrando com um nazista.

Além desse componente racial, há o religioso. A família de Poppy, assim como ela, é católica devota, a ponto de ir na missa aos domingos e tudo mais. É um detalhe importante para se ter em mente ao acompanhar a série.

Truth Be Told é bem simples de ser entendida --quem curte algo muito elaborado, para tecer teorias mirabolantes, não vai gostar. Mas o didatismo é na medida certa para situar o telespectador. Como quando Poppy fala: "Minhas reportagens fizeram todo mundo enxergar [Warren] como o diabo encarnado". E as peças do quebra-cabeça vão se juntando claramente, episódio após episódio.

O elenco coadjuvante também é de primeira. Além do brilhante Ron Cephas Jones, marcam presença Lizzy Caplan (Masters of Sex), na pele das filhas gêmeas do moço assassinado, e Elizabeth Perkins (Weeds, Sharp Objects), que vive a mãe de Warren.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.