Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POLÍTICA DEMAIS

Série da Lava Jato, O Mecanismo está ameaçada e deve acabar; saiba por quê

Fotos: Karima Shehata/Netflix

Enrique Diaz e Selton Mello se confrontam em cena da primeira temporada de O Mecanismo - Fotos: Karima Shehata/Netflix

Enrique Diaz e Selton Mello se confrontam em cena da primeira temporada de O Mecanismo

REDAÇÃO

Publicado em 30/4/2019 - 5h26

Uma das grandes apostas da Netflix para emplacar no Brasil, a série O Mecanismo acabou tendo efeito contrário: política demais, conseguiu irritar esquerda e direita ao fazer um retrato pouco fidedigno da Operação Lava Jato. A segunda temporada da atração chega ao streaming no próximo dia 10, mas dificilmente ganhará novos episódios.

O primeiro motivo é o sucesso: a Netflix não divulga números, então é impossível saber se a série teve audiência. Porém, ao contrário do que ocorreu com 3%, primeira produção nacional no Brasil, que obteve boa aceitação em outros países, O Mecanismo não repercutiu mundo afora. Afinal, é complicado explicar um tema tão brasileiro para estrangeiros --ao contrário do que pensa o chefão da plataforma.

A segunda razão para que as aventuras dos policiais federais vividos por Selton Mello e Carol Abras cheguem ao fim está na própria equipe. Criadora da série ao lado de José Padilha, e roteirista de todos os episódios, Elena Soarez (de Filhos do Carnaval) já está envolvida com um novo projeto na Netflix --ela vai fazer Futebol, um dos 30 projetos anunciados pela empresa na semana passada.

Selton Mello também já seguiu em frente: está envolvido com Sessão de Terapia, que ganhou uma quarta temporada no Globoplay. Dessa vez, além de dirigir (como já tinha feito nos três anos anteriores), ele também vive o protagonista.

Há ainda uma motivação política (ou apolítica) da plataforma. O Mecanismo, como foi dito, conseguiu promover a união de um Brasil partido ao meio. O problema é que, ao contrário do que era esperado, ela uniu esquerdistas e conservadores em uma corrente contrária. De Dilma Rousseff a Aécio Neves, todo mundo levou disparos do canhão destruidor de Elena e Padilha.

Ruffo (Selton Mello) desmonta castelo de cartas na nova temporada de O Mecanismo

Na época do lançamento, houve um movimento de clientes da Netflix ameaçando cancelar suas assinaturas enquanto a plataforma investisse em um produto tão controverso. Até Enrique Diaz, que interpreta uma versão torta do doleiro Alberto Youssef na série, confessou que teve de encarar o trabalho como uma obra totalmente ficcional para conseguir ficar com a consciência tranquila.

A própria plataforma "boicotou" a nova temporada de O Mecanismo: no post de Instagram em que anunciava as estreias de maio, todas as séries estavam com a data em que seriam lançadas. Exceto O Mecanismo, que aparecia como "em breve". Algo similar ocorreu com O Justiceiro em janeiro --e a série acabou cancelada um mês após a segunda temporada ser disponibilizada.

Na segunda (29), os novos episódios ganharam data: 10 de maio. A temporada se passa em 2014, após as eleições presidenciais que reelegeram Janete (Sura Berditchevsky, fazendo as vezes de Dilma). Verena (Carol Abras) já prendeu 12 dos 13 principais empreiteiros do Brasil. Fica faltando um, o maior de todos: Ricardo Brecht (Emilio Orciollo Netto, em clara alusão a Marcelo Odebrecht).

Se a Netflix confirmar que a série chegou ao fim após dois anos, não caia na conversa de que foi prevista para esse arco mais curto. Antes mesmo da estreia, Padilha e Elena já adiantavam que a Lava Jato passou por tantas fases e reviravoltas que tinham material de sobra para fazer várias temporadas.

Confira o trailer da segunda (e última?) temporada de O Mecanismo:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.