Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ASTRO DE POLITICIAN

Quem é Ben Platt, ator que surpreendeu com indicação ao Globo de Ouro?

Divulgação/Netflix

O ator Ben Platt em cena da primeira temporada da comédia The Politician, da Netflix

Estreante na TV, Ben Platt conseguiu uma vaga no Globo de Ouro de melhor ator de comédia

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 11/12/2019 - 5h09

O público mais desatento foi pego de surpresa ao se deparar com o nome de Ben Platt entre os indicados ao Globo de Ouro. O ator de 26 anos, estreante na televisão, divide espaço com pesos-pesados como Michael Douglas, Bill Hader e Paul Rudd. Mas ele não é novato em prêmios: em 2017, ganhou o Tony (o Oscar do teatro) por seu trabalho no musical Dear Evan Hansen, um dos espetáculos mais disputados da Broadway.

Foi o sucesso na peça que lhe rendeu o convite para protagonizar The Politician, no catálogo da Netflix desde setembro. Ele nem precisou fazer teste para o papel de Payton Hobart, um adolescente de família rica que sonha em ser presidente dos Estados Unidos --mas, antes disso, precisa vencer a eleição para comandar o grêmio estudantil de seu colégio.

"Ryan Murphy [criador da série] foi ver Dear Evan Hansen e depois visitou os bastidores e me apresentou a proposta de The Politician. Eu estava acostumado a interpretar caras bonzinhos, e de repente me deparo com alguém tão egocêntrico, egomaníaco, confiante em si mesmo. Todo ator quer ser desafiado assim, e eu não pensei duas vezes", lembra ele em entrevista ao Notícias da TV.

A série é o primeiro projeto para a Netflix de Ryan Murphy, que assinou contrato de US$ 300 milhões (R$ 1,2 bilhão) com a gigante de streaming para desenvolver seus projetos na plataforma durante cinco anos. The Politician traz muitos elementos de atrações anteriores do superprodutor: situações exageradas, humor ácido, personagens sem moral e números musicais que remetem a Glee (2009-2015).

"Acho que há pedacinhos de tudo que Ryan já fez na nossa série. Glee fica mais óbvio porque se passa em um colégio, os personagens são adolescentes, e há alguns momentos musicais. Eu não me importo com as comparações, mas são projetos muito diferentes. Glee era sobre descobrir quem você é em um grupo, The Politician é sobre como todos nós somos um pouco políticos em nossas vidas."

Herói sociopata?

A atuação de Ben Platt chama a atenção porque Payton não é um mocinho tradicional. Obstinado no seu plano de ser a pessoa mais importante do mundo, ele passa por cima de qualquer um que aparece em seu caminho, sem nenhum remorso. Também é incapaz de mostrar emoção, exceto nos raros momentos em que alguém consegue penetrar os muros que ele ergueu em sua volta.

"Para mim, a melhor parte do trabalho foi me debruçar nessas nuances. Quando ele está usando uma máscara? Quando deixa transparecer suas emoções? E há momentos em que ele também finge sentir algo só para obter alguma vantagem. Payton não é apenas um político, é um mestre dos disfarces", valoriza Platt.

A definição de que o personagem pode ser um sociopata, porém, assusta seu intérprete. "Não acho que chegue a esse ponto. Ele tem problemas com empatia, claro, mas sente até demais quando se trata dos desejos e das necessidades dele. Na próxima temporada vamos vê-lo amadurecer nesse aspecto", adianta o ator.

Confira o trailer da primeira temporada de The Politician, disponível na Netflix:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.