Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

No Globoplay

Oásis na TV, The Good Doctor explora o amor inocente na 3ª temporada

Imagens: Divulgação/Globoplay

Jasika Nickole com Freddie Highmore na terceira temporada da The Good Doctor, que estreia no Globoplay

Jasika Nickole com Freddie Highmore na terceira temporada da The Good Doctor, que estreia no Globoplay

JOÃO DA PAZ

Publicado em 6/1/2020 - 5h18

Entre dezenas de séries violentas e sem pudor que povoam canais de TV e plataformas de streaming, The Good Doctor reluz como um oásis. O drama hospitalar retorna nesta segunda-feira (6) com a primeira parte da terceira temporada, composta de dez episódios, no Globoplay. A trama ensina a beleza que há no mais puro amor.

Na nova leva de episódios, o querido médico autista Shaun Murphy (Freddie Highmore) experimenta os prazeres e dissabores da vida a dois. Ele tem uma queda pela também médica Carly Lever (Jasika Nicole) e investe na paquera, com direito a um encontro em restaurante chique e tudo mais. Nessa jornada, a série aproveita para mostrar como é confortante ver duas pessoas genuinamente apaixonadas.

Isso, porém, não quer dizer que tudo são flores e rosas nesse romance. O date oficial é um "desastre", segundo as palavras do próprio Shaun --definição que dá nome ao primeiro episódio. O telespectador percebe nessa sequência como o médico enxerga diferente as convenções sociais.

Sem malícia e precisamente metódico, o ponto de vista do jovem autista sobre namoro e afins leva o público a uma reflexão profunda. Não tem como ver um único episódio dessa fase de The Good Doctor e não repensar atitudes tomadas com alguma pessoa próxima com quem se tinha (ou tem) um conexão amorosa.

O arrependimento vem principalmente de ações exageradas e que poderiam ser evitadas, se a simplicidade e lógica fossem postas em primeira lugar, como Shaun procura fazer.

Ele tem o seu jeito de tentar conquistar Carly, que pode ser incomum ao se comparar com o considerado "normal". E daí entra outra problemática interessante de The Good Doctor. Os amigos de trabalhos de Shaun, de médicos a enfermeiras, palpitam sobre a vida amorosa do colega, o confundindo ainda mais e lhe tirando do prumo. Eles tentam evitar, por exemplo, que ele faça alguns tipos de perguntas, tidas como indiscretas, para a namoradinha.

A importunação é tamanha a ponto de afetar o relacionamento dele. Shaun está aprendendo a como conviver com uma parceira romântica e tem o seu jeito próprio, ingênuo até, mas as pessoas que estão a sua volta tentam corromper isso, em parte usando exemplos fracassados que vivenciaram em relações passadas. A influência de terceiros abala tanto o médico quanto Carly.

O relacionamento do protagonista vai passar por altos e baixos. Um rompimento não é carta fora do baralho. Mas haverá momentos de alegria também e de muito bom humor. Como quando Shaun faz uma lista de tópicos de conversa para usar no primeiro encontro. Ou a luta que é para ele ceder e finalmente dar as mãos para Carly. E beijo, será possível? Sexo então...

The Good Doctor foi muito feliz ao inserir o amor na vida do médico autista, um frescor de bom ar e história encantadora no meio de tanta negatividade.

O médico Shaun Murphy (Freddie Highmore) enfrentará desafios na vida pessoal e profissional


Outras frentes

Embora o amor seja o grande motor propulsor dessa temporada, The Good Doctor aborda outras situações importantes na vida de Shaun.

No trabalho, ele entra no terceiro ano de residência no hospital St. Bonaventure e almeja o sonho que é liderar a primeira cirurgia. Na vida familiar, o médico enfrenta um desafio psicológico e tanto ao se deparar com o pai e a mãe, que ele não via desde os 14 anos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.