Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia hoje

O que você precisa saber sobre a terceira temporada de Mr. Robot

Imagens: Divulgação/USA Network

O ator Rami Malek em cena da terceira temporada de Mr. Robot. que estreia nesta quinta (12) - Imagens: Divulgação/USA Network

O ator Rami Malek em cena da terceira temporada de Mr. Robot. que estreia nesta quinta (12)

JOÃO DA PAZ

Publicado em 12/10/2017 - 6h40

A trama confusa de Mr. Robot promete ser menos sinuosa na terceira temporada, que estreia à meia-noite desta quinta (12) no canal Space. O plano de destruir a maior empresa do mundo entra numa fase mais letal. E o hacker Elliot (Rami Malek) enfrenta dois problemas: a irmã capturada pelo FBI e sua melhor amiga doutrinada pelo lado mau do hackerismo. 

A segunda etapa do plano dá continuidade ao chamado Five/Nine Hack, que na primeira temporada apagou todas as dívidas dos habitantes do planeta e provocou um colapso no mercado financeiro. A missão foi executada por um grupo de hackers anarquistas, chamado de fsociety e liderado pelo enigmático Mr. Robot (Christian Slater).

A meta era acabar com a E Corp, conglomerado que detém 70% do crédito financeiro mundial, uma alusão aos grandes bancos e fabricantes de produtos eletrônicos, como Microsoft e Apple. Contudo, a empresa se recuperou na segunda temporada ao obter o monopólio do dinheiro digital, que circula na internet, chamado na série de Ecoin.

A Fase 2 é o nome que Mr. Robot dá à segunda etapa desse plano, que visa destruir toda a estrutura física da E Corp, incluindo servidores, o que pode causar a morte de centenas de pessoas.

O protagonista Elliot, no entanto, é contrário à prática de assassinatos. Foi nesse ponto que a segunda temporada terminou: Elliot discutiu com Mr. Robot e levou um tiro na barriga do ressurgido das cinzas Tyrell Wellick (Martin Wallstrom), uma dos cabeças do plano contra a E Corp (também chamada de Evil Corp, ou corporação do mal). Elliot sobreviveu e, na terceira temporada, fará de tudo para frustrar o novo plano.

Outras peças do jogo
A terceira temporada traz Darlene (Carly Chaikin), a irmã de Elliot, nas mãos do FBI (a polícia federal norte-americana). Ela foi capturada por Dom DiPierro (Grace Gummer) depois de um tiroteio em um restaurante. A policial fará de tudo para arrancar da hacker o máximo de informações sobre Elliot.

Será que Darlene (Carly Chaikin) cederá à pressão do FBI e trairá o próprio irmão hacker?

DiPierro não escondeu nada do que sabe sobre Darlene e a fsociety, artimanha para forçar a jovem a colaborar ou pagar caro pelas infrações cometidas e registradas pelo FBI. O ponto falho da agente é achar que Tyrell é o executor do ataque Five/Nine.

Já Angela (Portia Doubleday), a melhor amiga de Elliot, tem um dos arcos mais interessantes: foi doutrinada pelo Dark Army (organização criminosa chinesa) e está trabalhando na E Corp, apesar de a empresa, indiretamente, ter causado o acidente que matou a sua mãe. Ela é a primeira pessoa com quem Tyrell fala após o executivo atirar em Elliot.

Seus verdadeiros motivos serão revelados, e Sam Esmail, criador da série, alerta para os fãs prestarem bastante atenção nela nos novos episódios.

"Angela, para mim, é um dos personagens mais fascinantes [de Mr. Robot]", disse o produtor em entrevista à revista Hollywood Reporter. "O que ela está fazendo é uma aliança a favor ou contra Elliot, seu amigo de infância? Portia atua brilhantemente e é difícil entender suas reações, porque quando você pensa que ela está de um lado, na verdade está a caminho de outra direção."

Esmail continua: "A grande questão da temporada é o papel de Angela nisso tudo, a sua cumplicidade. Esse é o ponto de interrogação que eu queria deixar ao público".

Bobby Cannavale estreia na nova temporada de Mr. Robot na pele de um vendedor de carros

Novo personagem
Mr. Robot, a série, protege seus segredos a sete chaves. Cabe ao telespectador (e à imprensa) a missão de desvendá-los. Ao anunciar um novo personagem para a terceira temporada, interpretado pelo vencedor do Emmy Bobby Cannavale (Vinyl), a única informação divulgada fo que ele será um vendedor de carros chamado Irving.

Ligando os pontos soltos, Irving pode ter participação no desaparecimento de Tyrell, tido como morto durante toda a segunda temporada e que reapareceu somente no final. No segundo ano, Mr. Robot apresentou uma nova personagem, Dom DiPierro, e acertou; ela caiu como uma luva. A expectativa é que o mesmo ocorra com Irving.

Entenda quem é Mr. Robot
Mr. Robot é daquelas séries que precisam de manual para ser compreendida. O personagem Mr. Robot, por exemplo, não existe. O telespectador vê uma interpretação do ator Christian Slater, mas, na verdade, é uma versão maquiavélica de Elliot, o protagonista defendido por Rami Malek.

Elliot assume essa identidade quando tem alucinações (ele sofre de distúrbios mentais, tem depressão crônica, usa drogas e sofre de fobia social). Em Mr. Robot, o hacker projeta a figura do próprio pai, já morto _Mr. Robot era o nome de uma loja de produtos para computadores do pai de Elliot.

Elliot passou 86 dias preso na segunda temporada por hackear o computador e as redes sociais do ex-namorado de sua terapeuta. A pena era maior, mas o Dark Army conseguir tirá-lo de lá para executar a Fase 2.

A série brinca constantemente com ilusões. No ano de estreia, o telespectador foi induzido a acreditar que Elliot e Mr. Robot eram a mesma pessoa, Ambos apareciam conversando casualmente em bares e outros lugares públicos. No segundo ano, Elliot almoçava em um restaurante e assistia a jogos de basquete em um parque, uma rotina com horário marcado. Mas, na verdade, ele estava dentro de uma prisão. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.