Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Manifest

Nova série sensação imita Lost e tem química bizarra entre irmãos

Divulgação/NBC

Os atores Melissa Roxburgh e Josh Dallas em Manifest, a série sensação da fall season de 2018 - Divulgação/NBC

Os atores Melissa Roxburgh e Josh Dallas em Manifest, a série sensação da fall season de 2018

JOÃO DA PAZ

Publicado em 31/10/2018 - 5h45

O ano de 2018 finalmente ganhou sua série sensação. Cópia de Lost (2004-2010), Manifest é a atração novata da atual fall season de maior sucesso. O drama sobre passageiros de um avião que reaparece cinco anos depois de sumir em pleno ar conquistou o público. Seu ponto mais obscuro é uma química bizarra entre irmãos.

O telespectador desavisado que assistir a Manifest poderá achar, com toda a razão, que os protagonistas Michaela (Melissa Roxburgh), uma policial, e Ben (Josh Dallas), um professor, são um casal, e não irmãos. Os dois têm papos sobre intimidades e uma convivência nada usual. Depois de ter conhecimento que Michaela e Ben são parentes, o público pode torcer ainda mais o nariz para a proximidade que ambos demonstram ao longo da história.

À parte esse pseudo-incesto, Manifest é uma série regular. Os irmãos são dois dos 191 passageiros do voo 828 da empresa Montego Air, que saiu da Jamaica rumo a Nova York. A aeronave desapareceu do radar após uma turbulência e ressurgiu meia década depois. O número 828, assim como o os algorismos da loteria de Lost (4, 8, 15, 16, 23 e 42), está em Manifest por todas as partes.

Daí, Manifest entra em tramas interessantes. Nenhum dos passageiros envelheceu. Ao aterrissarem, percebem que a vida continuou normalmente para os parentes e amigos ao longo desses cinco anos. Isso causa uma enorme confusão na mente de todos, ávidos por respostas sobre as causas dessa anormalidade.

Quem era gêmeo viu que o outro irmão cresceu, por exemplo. Pessoas casadas superaram a perda daqueles que estavam no avião e tocaram suas vidas, chegando até a encontrarem novos parceiros. Uma das forças de Manifest está aqui, ao colocar os passageiros em choque com uma realidade totalmente diferente.

É aí que as teorias entram em cena. Logicamente, o governo norte-americano está envolvido, representado pela NSA (Agência Nacional de Segurança), que passa a entrevistar os passageiros e tentar decifrar o que aconteceu. A participação dos agentes levanta a dúvida se eles estão propensos a resolver o caso ou acobertá-lo, pois rechaçam qualquer referência sobrenatural ao sumiço do avião.

Por sua vez, os passageiros ouvem vozes que lhe dão ordens. Como se estivessem em uma série policial ruim dos anos 1990, Michaela e Ben formam uma dupla de investigadores para lá de inusitada.

A cada episódio, a policial e o professor embarcam em missões para entender as determinações das vozes, que geralmente levam a um outro passageiro. Como eram 191 pessoas no voo, Manifest tem muito pano para manga.

Audiência
Inédita no Brasil, Manifest está encaminhada para ganhar uma segunda temporada. Dentro do novo momento da TV aberta norte-americana, com menos público a cada nova temporada, o drama tem uma boa audiência, de 8,21 milhões de telespectadores. Entre adultos (18 a 49 anos), os mais importantes para o mercado publicitário, Manifest é a série novata mais vista.

A produção da rede NBC, a líder de audiência nos EUA, é a que mais consegue telespectadores no chamado delayed viewing (público que vê um episódio até sete dias depois de ser exibido em primeira mão na TV). Em todas as semanas da atual fall season, Manifest cravou o primeiro lugar no ganho de telespectadores, chegando a dobrar a audiência em comparação com quem a assistiu "ao vivo". 


Confira a entrevista exclusiva do elenco de O Mundo Sombrio de Sabrina, série da Netflix, ao Notícias da TV

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.