Séries

Pesquisa nos EUA

Netflix corre o risco de perder 25% dos assinantes se começar a exibir comerciais

Divulgação/Netflix

As atrizes Laura Prepon e Taylor Schilling em cena da sexta temporada de Orange Is the New Black - Divulgação/Netflix

As atrizes Laura Prepon e Taylor Schilling em cena da sexta temporada de Orange Is the New Black

REDAÇÃO - Publicado em 13/09/2018, às 05h20

Um a cada quatro assinantes da Netflix nos Estados Unidos irá largar a plataforma caso ela comece a exibir comerciais. É o que aponta uma pesquisa feita pelo instituto Hub Entertainment. A notícia é um alerta para a gigante do streaming, que há um mês passou a mostrar trailers de atrações do próprio serviço entre episódios de seus programas.

Em números absolutos, o potencial de perda da Netflix seria de 14 milhões de um total de 57,4 milhões de assinantes nos EUA. Metade dos clientes da plataforma disseram no levantamento da Hub que iriam analisar com carinho se cancelaria o streaming. Outros 25% demonstram fidelidade à plataforma.

"Eu acho que há maneiras de encontrar uma solução para que eles [Netflix] mantenham o máximo de clientes possíveis [com a exibição de anúncios]", falou Jon Giegengack, diretor do Hub, em entrevista para o site AdWeek. "Mas, mesmo que eles diminuam o preço da assinatura em conjunto com a introdução de propagandas, muitas pessoas vão abandonar o serviço."

Giegengack observou que a gigante do streaming precisa ficar atenta a esses dados, pois "não é fácil tirar algo das pessoas [ver programas sem comerciais], uma vez que elas já estão acostumadas com isso".

Realizada em agosto, a pesquisa ouviu 1.612 norte-americanos, entre 16 e 74 anos, que assistem pelo menos uma hora de TV por semana. 

Dinheiro não nasce em árvore
De acordo com a revista Variety, a Netflix deve fechar o ano com mais de 700 atrações lançadas, o que provocará um desfalque de US$ 12 bilhões (R$ 49,7 bilhões) aos cofres da empresa, US$ 4 bilhões (R$ 16,5 milhões) a mais do que o previsto anteriormente

Todo esse dinheiro precisa sair de algum lugar. Além do valor arrecadado com assinaturas, a Netflix adota a estratégia do marketing indireto para inflar o caixa. Esse plano consiste em apresentar marcas famosas dentro de séries. Cartão de visita do serviço, House of Cards é uma das que mais abusa desse recurso. Somente na quinta temporada, a mais recente, 15 marcas apareceram no vídeo.

Enquanto Coca-Cola e KFC foram destaques em Stranger Things, os salgadinhos Cheetos marcaram presença em Orange Is the New Black. Há algumas experiências absurdas, como o merchan de uma empresa de cruzeiros no filme Tal Pai, Tal Filha.

Por outro lado, existem exemplos interessantes, que mostram o potencial dessa propaganda disfarçada. Uma garrafinha de Yakult apareceu rapidamente no filme Para Todos os Garotos que Já Amei (2018), sucesso entre os jovens.

O resultado foi que as ações da empresa japonesa subiram e o produto sumiu das prateleiras dos supermercados americanos. Yakult e Netflix negam que a ação tenha sido proposital.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Luccino (Juliano Laham) e Capitão Otávio (Pedro Henrique Müller) na novela Orgulho & Paixão - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

ORGULHO E PAIXÃO

Pela primeira vez, Globo exibe beijo gay em novela das seis

Em Friends, Jessica Hecht e Jane Sibbett protagonizam o primeiro casamento lésbico da TV dos EUA - Divulgação/NBC

Censura branda

Primeira série a exibir casamento lésbico na TV, Friends proibiu beijo gay

A apresentadora Nani Venâncio no estúdio de seu programa na Rede Brasil, A Tarde É Show - Divulgação/Rede Brasil

Nani Venâncio

Após sofrer dois AVCs, musa dos anos 1990 debate feminicídio na TV

Teri Hatcher e Dean Cain na época da série Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman  - Divulgação/ABC

SÉRIE FAZ 25 ANOS

De Supergirl a soft porn gay: por onde anda o elenco de Lois & Clark?

A atriz Sarah Paulson em uma das primeiras imagens de American Horror Story: Apocalypse - Divulgação/FX

Apocalipse!

Fox vai exibir American Horror Story às 16h para forçar fã a assinar streaming

Emílio (João Baldasserini) sofrerá com travessura do rival em cena de O Tempo Não Para - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fim da farsa

O Tempo Não Para: Emílio paga mico com ouriço na cueca

+ Lidas

1

O Sétimo Guardião: Nicolau leva voadora e apanha até sangrar

2

Faustão perde pela 1ª vez na Bahia e acende sinal vermelho na Globo

3

O Sétimo Guardião terá sexo a três na reta final; saiba quem forma o trisal

4

Silvio manda trocar diretor do Fofocalizando, e Lívia Andrade chora

5

O Sétimo Guardião: Judith usa feitiço contra Luz e a irrita

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Quem você acha que é o serial killer de O Sétimo Guardião?

Últimas notícias

O ator Pedro Alves, que interpreta seu primeiro personagem na TV, o jovem Guga, de Malhação - Estevam Avellar/TV Globo
Mel Lisboa em imagem de Coisa Mais Linda: drama é vítima do modelo da Netflix de disponibilizar séries - Divulgação/Netflix
Participantes do Big Brother Brasil 19 durante festa no confinamento: inscrições para BBB20 estão abertas - FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Rania (Eliane Giardini) foi separada de seu bebê quando era uma garota em Órfãos da Terra - Reprodução/TV Globo