Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Rainha do Soul

Morta aos 76 anos, Aretha Franklin bombou em Scandal até em episódio sobre aborto

Reprodução

A cantora Aretha Franklin durante apresentação no Tribeca Festival, realizada no ano passado - Reprodução

A cantora Aretha Franklin durante apresentação no Tribeca Festival, realizada no ano passado

JOÃO DA PAZ

Publicado em 16/8/2018 - 13h34

A música deu adeus nesta quinta (16) à rainha do soul, Aretha Franklin. Ela morreu aos 76 anos, em Detroit (EUA), após batalha contra câncer no pâncreas. Sua voz embalou dezenas de séries e bombou especialmente em Scandal (2012-2018), pois a criadora Shonda Rhimes é fanática por suas canções. Praticamente um álbum inteiro dela tocou na série.

A participação de Aretha em Scandal foi mais marcante na quinta temporada, no nono episódio. A protagonista Olivia Pope (Kerry Washington) foi a uma clínica para fazer um aborto e, antes de entrar na sala de operação, a faixa Silent Night serviu como trilha. Como Aretha era cristã, Shonda disse ser eternamente grata por ela ter cedido a canção para o episódio.

"Eu confrontava constantemente nosso supervisor de música e perguntava: 'Você tem certeza que Aretha Franklin deu OK para isso?'", contou a produtora para a revista Hollywood Reporter, no ano passado. "Eu quis ter certeza de que Aretha soubesse do que a cena se tratava", continuou Shonda. A preocupação da produtora fazia sentido, pois Aretha eternizou canções gospel, como a própria Silent Night. 

reprodução/abc

A personagem Olivia Pope, interpretada por Kerry Washington, fez aborto em Scandal

A versão na voz de Aretha de Silent Night (Noite Feliz) foi bem simbólica e causou comoção nos telespectadores e especialistas, que elogiaram a edição da cena. A letra tem trechos como "Dorme em paz, ó Jesus" e "Anunciando a chegada de Deus", justamente quando uma médico tocava em Olivia.

Neste mesmo episódio, a maior música de Aretha também marcou presença: o hino feminista Respect (Respeito), lançado originalmente em 1967, que lhe rendeu o primeiro Grammy. Ao todo, entre a quarta e sexta temporada, 11 canções na voz de Aretha Franklin tocaram em Scandal.

Logo após a divulgação da morte de Aretha, na manhã desta quinta, Shonda Rhimes usou as redes sociais para homenagear a cantora. "Talento tão grande, tantas músicas. Foi uma benção trabalhar com ele. R.E.S.P.E.I.T.O" #DescanseEmPazArethaFranklin", postou a produtora.

Outras séries
A última série que executou uma faixa cantada pela cantora foi Glow. No final do quarto episódio da segunda temporada, lançada em junho, You're All I Need To Get By (Você É Tudo que Eu Preciso para Sobreviver) serviu como trilha para o momento de intimidade entre Debbie Eagan (Betty Gilpin) e seu bebê.

Aretha fez parte da trilha sonora de Grey's Anatomy, Ray Donovan, Vinyl (2016), Forever (2014-2015), Nurse Jackie (2009-2015), entre outras.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.