Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Siga as pistas

Manifest apresenta nova personagem misteriosa: Quem é Major?

DIvulgação/NBC

Caminhando em uma calçada, Melissa Roxburgh e Francesca Faridany trocam olhares ao lado de Josh Dallas em Manifest

Melissa Roxburgh, Francesca Faridany e Josh Dallas no oitavo episódio da primeira temporada de Manifest

JOÃO DA PAZ

Publicado em 26/5/2020 - 20h00

A série Manifest ganha mais um mistério apetitoso em Beco Sem Saída, o oitavo episódio da primeira temporada, que a Globo exibe nesta terça-feira (26). Pela primeira vez se fala de uma personagem chamada de Major, que terá uma participação importante daqui para a frente. Mas quem é essa pessoa? Trabalha a serviço de quem e com qual propósito?

[Atenção: spoilers a seguir]

Quem cita o nome inicialmente é Laurence Belson (Brian Wiles), mais um desses personagens de Manifest que aparecem do nada, mas com contribuições cruciais. Ele é supervisor da organização sem fins lucrativos The Singularity Project, financiada pelo grupo UDS (Unified Dynamic Systems).

O matemático Ben Stone (Josh Dallas) e o agente Robert Vance (Daryl Edwards) acreditam que essas companhias estão por trás do desaparecimento de 11 passageiros do voo 828, fazendo experimentos científicos neles. Essa á a principal trama da série no momento.

A dupla que era inimiga e agora trabalha unida recruta a professora Fiona Clarke (Francesca Faridany), vista no episódio da semana passada, para colocar uma escuta na sala de Laurence. É a NSA (a agência de segurança nacional americana) finalmente colocando seus brinquedinhos em prol da investigação sobre o desaparecimento do voo, que sumiu no ar durante cinco anos e meio.

Enquanto Fiona conversa com Laurence, Ben faz uma pesquisa no banco de dados da UDS buscando por palavras-chave específicas, como "projeto singularity", "experimento" e "voo 828". O papo deles é interrompido porque o executivo tem de fazer uma ligação. Ele entra em contato com Major.

Quem é Major em Manifest?

Ben e Vance escutam a conversa. "Alguém fez uma pesquisa na firma JP Williamson [onde Ben trabalha]", fala Laurence ao telefone. "[Procuraram] por 'experimentos" e 'voo 828'. Nós já transferimos eles para o Brooklyn [bairro de Nova York], todos os 11, para limpar o local". Após um tempo, Laurence agradece: "Obrigado, Major".

A improvável dupla dinâmica começa a se perguntar quem essa pessoa pode ser, e Vance logo antecipa: "Há centenas deles [majores], mas as Forças Armadas são um bom lugar para se começar."

Nos Estados Unidos, a patente major está presente na hierarquia de três das cinco Forças Armadas: Exército, Aeronáutica e Fuzileiros Navais. Pensar que essa pessoa, uma mulher ou um homem, seja da Aeronáutica é um bom chute, embora óbvio.

Vale lembrar que em episódios anteriores Vance demonstrou suspeita de que outras agências ou órgãos do governo americano estariam interferindo no caso do voo 828, passando a perna na NSA, que oficialmente comanda as investigações. Imaginar que uma pessoa militar seja a tal Major, portanto, não seria forçar a barra.

Reprodução/nbc

Ben (Josh Dallas) e Vance (Daryl Edwards) formam parceria inusitada na série Manifest 

Novamente com truques da NSA, Vance busca celulares usados na região do Brooklyn, onde supostamente os 11 passageiros estão. Excluindo trabalhadores de entregas e afins, sobram dois números, ambos aparelhos pré-pagos (aquelas gerigonças cafonas típicas dos anos 2000).

Os dados desses celulares contêm protocolos contra identificação de alto nível, "somente três ou quatro agências possuem algo do tipo, incluindo a NSA". Então, nem a NSA deve ser descartada, assim como o FBI (polícia federal) e a CIA (central de inteligência) --lá, o termo major pode se referir a alguém da alta cúpula.

Uma coisa importante a se observar é a motivação dessa Major. Como há uma conexão com a professora Fiona, que estava no voo e é especializada em neuropsicologia, a personagem misteriosa pode ser da área da psicologia, psiquiatria, neurociência ou algo relacionado. Haveria um objetivo específico de Major para entender e tentar recriar os "chamados" que alguns passageiros ouvem.

Como assistir Manifest – O Mistério do Voo 828 online 

Exibida pela NBC nos Estados Unidos, a série Manifest - O Mistério do Voo 828, no streaming, é exclusiva do Globoplay no Brasil --ou seja, não está disponível na Netflix nem no Prime Video, da Amazon. A primeira temporada completa, com 16 episódios, só pode ser vista online por assinantes da plataforma do Grupo Globo.

Para assistir, é necessário pagar uma assinatura mensal de R$ 22,90, com a possibilidade de usar sete dias gratuitamente. O plano anual sai mais em conta e pode ser parcelado em 12 vezes de R$ 17,20.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.