Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Insatiable

Série acusada de gordofobia recebe a pior avaliação da história da Netflix

Imagens: Divulgação/Netflix

Debby Ryan, estrela teen revelada em Jessie, usa enchimentos na atração Insatiable da Netflix - Imagens: Divulgação/Netflix

Debby Ryan, estrela teen revelada em Jessie, usa enchimentos na atração Insatiable da Netflix

REDAÇÃO

Publicado em 10/8/2018 - 5h38

Sob enorme desconfiança, a comédia Insatiable chega nesta sexta-feira (10) à Netflix. Acusada de gordofobia, alvo de uma petição com mais de 220 mil assinaturas pedindo seu cancelamento antes mesmo da estreia, a série recebeu da mídia norte-americana a pior avaliação entre todas as produções originais da história da gigante do streaming.

No site Metacritic, que compila críticas de veículos especializados, Insatiable recebeu nota 24 (de 100). De oito análises computadas, sete foram negativas. O drama de humor negro desbancou a primeira temporada de Punho de Ferro, alvo de críticas implacáveis, que ganhou a nota 35.

As avaliações só pioram a imagem de Insatiable, que começou a ser desgastada logo após a divulgação do trailer, há três semanas. O ataque veio porque a série faz piada sobre gordofobia, ao ridicularizar pessoas obesas e passar a mensagem que só é feliz quem é magra.

Patty Gorducha, como é chamada a personagem interpretada por Debby Ryan (ex-Disney, estrela de Jessie), é vítima de bullying na escola. Ela é socialmente isolada, vive um pesadelo no colégio e dispara: "Enquanto minhas colegas perdiam a virgindade, eu estava em casa preenchendo outro buraco [no caso, a boca]."

Após discutir com um mendigo e levar um soco na cara, ela ficou com a mandíbula imobilizada durante três meses, nas férias. Teve de fazer uma dieta à base de líquidos, emagreceu e, ao retornar para a escola, virou uma garota popular, capaz até de ficar com um menino bonitão que sempre a ignorava quando era gorda.

A ativista social britânica Florence Given, autora do abaixo-assinado que pede o cancelamento da série, defendeu a petição ao pontuar a mensagem negativa da trama. "[A narrativa] diz que, para ter sucesso ou atrair olhares masculinos, a mulher precisa ser magra", falou Florence. "A série perpetua uma cultura de dietas tóxicas e objetifica o corpo feminino."

Sem enchimentos, Debby Ryan ficou assim no drama, magra igual a uma princesa da Disney

Pior do que a encomenda
O site Vulture foi taxativo em sua crítica: "Você provavelmente ouviu que [Insatiable] é ruim. Mas, na verdade, é bem pior do que isso". Em um texto intitulado Desastre Total, o site detona a série, que "não apenas reforça estereótipos sobre pessoas obesas, mas ofende gays, mulheres, cristãos e negros".

Ainda é ressaltado que Debbie Ryan usou enchimentos na fase gorda de sua personagem. "É como se tivessem colocado algumas almofados debaixo de sua roupa", relata o Vulture.

Direto ao ponto, o site da revista The Hollywood Reporter decretou: "A série não é muito boa". O review contextualiza bem o problema da gordofobia. "A trama sugere, incansavelmente, que ser magra é 'mágico' e que alguém acima do peso só pode sonhar em ser aceita [pela sociedade] após perder todo o peso extra", sintetiza a crítica.

A Variety também não economizou na sinceridade ao dizer que "sem dúvida, a série é muito mais estranha do que divulgada. E na maioria das situações, muito pior [do que esperado]".

Já o jornal Boston Globe relatou o que a série não tem. "Se você está atrás de uma mensagem positiva, de sabedoria ou personagens que dão bons exemplos, Insatiable não saciará esse seu desejo. A polêmica série da Netflix não apresenta uma narrativa coerente, muito menos uma mensagem afirmativa", sentenciou.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.