Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Na HBO

Estupro, traição e liberdade: O que esperar da segunda temporada de My Brilliant Friend

Divulgação/HBO

As atrizes Gaia Girace e Margherita Mazzuco lado a lado em cena de My Brilliant Friend

Lila (Gaia Girace) e Lenu (Margherita Mazzuco) enfrentam dramas na nova temporada de My Brilliant Friend

FERNANDA LOPES

Publicado em 17/3/2020 - 5h15

A segunda temporada de My Brilliant Friend, série italiana da HBO, tem tudo para oferecer uma experiência intensa, instigante, provocativa e perturbadora ao público. Os episódios retratam as vidas das amigas Lenu (Marguerita Mezzuco) e Lila (Gaia Girale) entre o fim da adolescência e o início da vida adulta. Enquanto lutam para se libertarem de suas rotinas duras, elas enfrentam situações de abuso e traição.

O primeiro episódio, que foi ao ar na noite de segunda-feira (16), já mostrou o começo de uma sucessão de acontecimentos transformadores para as meninas. A temporada anterior havia terminado durante o casamento de Lila e Stefano (Giovanni Amura), em que ela descobre que seu noivo e seu irmão venderam seu design de um sapato à família mafiosa do bairro.

Inconformada e furiosa, para Lila o casamento terminou ali mesmo. Mas a vida de uma jovem moça casada no início dos anos 1960 não poderia ser tão simples assim. Lila decide não consumar o casamento com Stefano, mas ele ignora a vontade dela: força o sexo numa forte cena de estupro e bate na mulher. 

divulgação/hbo

Lila (Gaia Girace) sofrerá constantemente com violência doméstica em My Brilliant Friend

A partir daí, Lila passa a sofrer violência doméstica do marido constantemente. Ela tenta se libertar profissionalmente, sendo uma ótima gerente da nova loja que o marido abre e se apropriando de sua raiva para transformá-la em arte. Uma foto de Lila vestida de noiva fará sucesso na decoração do comércio, e ela "destruirá" a imagem para criar uma obra de arte.

Enquanto isso, Lenu leva uma vida totalmente diferente, mas também sofre com a dominação masculina, a opressão e a necessidade de mudar de vida. Estudante do ensino médio com bolsa de estudos, ela luta muito para conseguir chegar ao nível dos colegas de classe, tanto intelectualmente quanto socialmente, e para conseguir sair do bairro e da casa de sua mãe.

A narradora da história também tenta lidar com seus dramas amorosos, com cenas complicadas, e por vezes incômodas, que envolvem o constrangimento da paquera, masturbação e abuso sexual.

As vidas das duas amigas estão muito diferentes, mas elas são os principais pilares uma da outra para aguentarem as dificuldades. Mas, ao longo da temporada, acontecerá uma grande traição entre as duas, que demorará anos para ser totalmente superada.

Com muita sensibilidade, a série retrata dramas femininos do século passado, mas que conversam com a sensação de impotência, inconformidade, frustração e repulsa que as mulheres sentem até hoje. A evolução das garotas e de seus problemas é impressionante na segunda temporada, e o telespectador também se impressionará com o impacto das decisões delas, muitas vezes impulsionadas pela raiva.

Apesar de ter formato de série, My Brilliant Friend é sem dúvida o melhor "novelão" no ar atualmente na TV. A segunda temporada terá oito episódios, que irão ao ar na HBO nos seguintes horários: segundas, às 23h; quartas, às 2h40; e quintas, às 17h20. Na HBO Max, as reprises são às quintas, às 23h, a aos sábados, às 3h30.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.