Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO SPACE

Em série, Popó enfrenta seu maior inimigo fora dos ringues: o próprio irmão

Fotos: Divulgação/Space

Os atores Daniel Rocha e Rômulo Braga em cena de briga de Irmãos Freitas, observados por Rui Ricardo Diaz

Daniel Rocha (Popó, à esq.) e Rômulo Braga (Luís Cláudio) se enfrentam em cena de Irmãos Freitas

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 19/10/2019 - 6h35

Um dos boxeadores mais bem-sucedidos do Brasil, Acelino "Popó" Freitas terá sua vida retratada na nova série Irmãos Freitas, que o canal pago Space estreia neste domingo (20), às 21h. O foco da atração, porém, está em uma luta que o pugilista travou fora dos ringues e durante anos com seu maior rival: o irmão mais velho, Luís Cláudio.

Pelas ruas de Salvador, onde os dois nasceram, Luís Cláudio Freitas é considerado até hoje o boxeador mais talentoso de toda a história da Bahia. Mas Popó foi o irmão que conseguiu atrair os holofotes, e os títulos, com seu carisma e muita sorte. E é exatamente essa rivalidade que movimenta a série criada por Sérgio Machado e Walter Salles, dupla que esteve por trás do premiado Central do Brasil (1998).

"O Waltinho sempre disse que a vida do Popó dava um filme. Ele é um herói, um cara com uma trajetória ascendente, que venceu a pobreza. Mas a gente queria mais, ir além daquela história batida do esporte, de contar a vida de um boxeador. Eu pretendia falar de coisas humanas, e aí descobri o Luís Cláudio", conta Machado.

"Ele era uma promessa absurda, todo mundo diz que é o pugilista mais talentoso que já saiu de Salvador, mas não chegou ao lugar que o Popó conseguiu. E eu achei que esse embate era um caminho bonito para abordar", continua o criador.

Quando começou a estudar mais a fundo a relação entre os irmãos, o roteirista e diretor encontrou ainda uma terceira ponta: a mãe, Zuleica.

"Ela é uma mulher muito forte, e aí eu entendi que esses dois homens gravitavam em torno dela. É quase que um triângulo amoroso, esses dois irmãos que disputam o amor da mãe. Enveredei por tragédia grega, psicanálise, para entender esse amor e ódio", filosofa Machado.

Claudio Jaborandy e Edvana Carvalho vivem Babinha e Zuleica, pais de Popó e Luís Cláudio

Para levar essa história à TV, foram escalados os atores Daniel Rocha, que interpreta Popó, Rômulo Braga, que vive Luís Cláudio, e Edvana Carvalho, a Zuleica da série. O quarteto Freitas fica completo com o pai, Babinha (Claudio Jaborandy).

Da favela a campeão mundial

Composta de oito episódios, a primeira temporada de Irmãos Freitas mostra o início da carreira de Popó até a conquista do título mundial superpena da WBO (Organização Mundial de Boxe), o primeiro dos quatro que venceu na carreira.

O Notícias da TV assistiu ao capítulo de estreia, que mostra como Acelino virou astro por acaso. Um promoter de boxe queria levar Luís Cláudio para uma noite de lutas em Miami, nos Estados Unidos, e topou carregar na viagem mais um lutador da academia onde os Freitas treinavam. Popó ficou com a vaga extra depois do primeiro escolhido ter se metido com criminosos na favela de Salvador.

Deslumbrado com as belas paisagens da cidade da Flórida, o boxeador mais jovem sabia que estava lá para ser "sacrificado" diante de um adversário bem mais experiente em uma das lutas preliminares, enquanto seu irmão ocuparia o embate principal da noite. Mas Popó surpreendeu a todos, inclusive a si mesmo, quando nocauteou seu rival.

Foi o primeiro passo para uma carreira vitoriosa e tão movimentada que não coube no filme que Walter Salles e Sérgio Machado pretendiam fazer duas décadas atrás.

"Era muita história para apenas duas horas. A gente já tinha jogado a toalha quando o Fabiano Gullane [produtor da Gullane Filmes] nos sugeriu fazer uma série. Cabe muito bem em oito horas essa trajetória até o primeiro título mundial, e tem material para mais duas temporadas com os próximos três cinturões", adianta Machado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.