Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EPISÓDIO NO SONY

De quase morte a dublês: Os segredos do adeus de Alex Karev de Grey's Anatomy

Divulgação/ABC

Com cabelo bagunçado e barba rala, Justin Chambers aparece com semblante desolado em cena de Grey's Anatomy

O ator Justin Chambers na 16ª temporada de Grey's Anatomy; Sony exibe despedida de Alex Karev da série

JOÃO DA PAZ

Publicado em 2/6/2020 - 5h21

Após um intervalo de três meses, finalmente os fãs brasileiros de Grey's Anatomy vão se despedir de Alex Karev (Justin Chambers), em episódio especial do drama hospitalar que o Sony Channel exibe nesta terça-feira (2), às 21h. Com quase morte, cartas surpresas e dublês, o capítulo Leave a Light On (Deixe a Luz Acesa) contou com muitos segredos.

Houve uma grande expectativa sobre como seria o adeus de Alex Karev. Em janeiro, Chambers anunciou que tinha deixado o elenco de Grey's Anatomy. Sua última aparição na série foi em novembro do ano passado, no oitavo capítulo da 16ª temporada. Mas o ponto-final da jornada do médico só veio oito episódios depois, com o citado episódio, exibido nos Estados Unidos em março.

A saída um tanto quanto abrupta colocou a showrunner Krista Vernoff em uma sinuca de bico, pois ela precisou achar uma solução para uma conclusão digna na história de um personagem presente desde o primeiro episódio, em 2005.

Quem deixa Grey's Anatomy vivo e bem está no lucro, uma condição rara que já se deu com Cristina Yang (Sandra Oh), vivinha da silva na Suíça e sempre em contato com a amiga Meredith Grey (Ellen Pompeo). Dito isso, Alex teria um final feliz, certo? Krista, porém, pensou em cenários alternativos e cogitou matá-lo.

"[Matar Alex] seria cruel para todo mundo [da trama], particularmente para Jo e Meredith", disse a produtora em entrevista para o site TV Line. Jo (Camilla Luddington) era a mulher do pediatra, e Meredith Grey, sua confidente. "Não seria ideal colocar essas duas personagens em um luto profundo e extremamente penoso por episódios a fio", justificou a showrunner. O que faz sentido --e os fãs agradecem.

[Atenção: spoilers a seguir]

A equipe de Grey's Anatomy precisou armar o episódio final de Alex Karev ciente de uma coisa: Chambers não estaria disponível para gravar uma mísera cena. O ator só faria uma narração. Além da morte, uma saída seria deixar o médico vivo em Seattle e casado com Jo. Ou despachá-lo para o Kansas, onde ele poderia reencontrar Izzie (Katherine Heigl), oncologista que fez história em Grey's e deixou a atração na sexta temporada. O último caminho foi o escolhido.

Essa opção se encaixou bem na estrutura do episódio especial. Os flashbacks foram reais, mostrando os primórdios do relacionamento de Alex e Izzie. Krista usou o próprio material de Grey's Anatomy em cenas que mostraram 34 personagens nos flashbacks, até mesmo os mortos. Sem a possibilidade de contar com Chambers ou Katherine, a equipe usou dublês de corpo (escondendo os rostos) para retratá-los nas cenas atuais do casamento, da vida boa em família no interior dos EUA.

Com diversas referências antigas inseridas para agradar aos fãs, o episódio teve uma cereja no bolo saborosa. A música Turn to Stone tocou duas vezes, uma na versão da cantora Ingrid Michaelson e outra da banda Life on Eris, cujo vocalista e guitarrista é o ator Chris Carmack, o ortopedista galã Atticus "Link" Lincoln em Grey's. A música Turn to Stone tinha sido executada na série pela primeira vez bem no dia do casamento de Alex com Izzie, lá na quinta temporada.

reprodução/ABC

Meredith (Ellen Pompeo) lê carta do amigo Alex (Justin Chambers) na série Grey's Anatomy


Cartas surpresas

Entre a última aparição de Alex Karev e seu episódio oficial de despedida, houve um mistério sobre o paradeiro do pediatra, que simplesmente largou a mulher Jo e não deu mais notícias. Ele resolveu dizer o que fez nesse tempo e onde foi utilizando cartas, enviadas para a própria Jo, Meredith, Richard Webber (James Pickens Jr.) e Miranda Bailey (Chandra Wilson).

Em linhas gerais, as cartas disseram o seguinte: Alex foi parar em uma fazenda no Kansas e reatou com Izzie, sua ex. Ele descobriu que a loira tinha dado à luz gêmeos há cinco anos, filhos dele. Naquelas primeiras temporadas de Grey's, Alex e Izzie formavam um power couple, um dos casais mais importantes da série.

Para captar as emoções mais genuínas desses atores, não foi realizada a table read, que é uma reunião ocorrida antes dos trabalhos de frente das câmeras, na qual todo o elenco lê o roteiro do episódio e fica por dentro do que vai acontecer. Cada um dos quatro atores só pegou sua respectiva carta na hora da gravação, agendada em dias diferentes das dos outros colegas.

Logo, Meredith não sabia o que Alex tinha escrito para Miranda, e por aí vaí. A ideia era pegar as reações deles da forma mais genuína possível, descobrindo ali na hora o paradeiro de Alex, à flor da pele.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.