Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sofá no Central Perk

Como sentar no melhor lugar da cafeteria? Veja esse e outros mistérios de Friends

Imagens: Divulgação/NBC

Sentados em um sofá, Courteney Cox olha para o lado esquerdo, Matthew Perry ri e David Schwimmer segura xícara em Friends

Courteney Cox, Matthew Perry e David Schwimmer em Friends; olha a plaquinha de reservado em cima da mesa

JOÃO DA PAZ

Publicado em 31/5/2020 - 6h43
Atualizado em 31/5/2020 - 6h44

O fã mais experiente de Friends (1994-2004) ou o telespectador recém-chegado tem razão ao fazer uma pergunta simples: como o sexteto de amigos conseguia (quase) sempre sentar no melhor lugar do Central Perk, uma cafeteria de Nova York, não importa a hora ou dia da semana? Esse é apenas um dos grandes mistérios que rondam a comédia popular.

Esse enigma tem uma resposta prática. Em contrapartida, há aspectos de Friends (disponível na Netflix e exibida pela Warner) que ficam em aberto, como o sumiço de Ben (Cole Sprouse, o Jughead de Riverdale) em momentos importantes da vida do pai, Ross (David Schwimmer), ou a razão de Monica (Courteney Cox) ser compulsiva.

Outros mistérios surgiram mais pelos caminhos sinuosos que a história percorreu. Qual é o nome do meio dos personagens? E é Rachel Green ou Greene? Há ainda uma complexidade cronológica, que é acertar a idade de cada um dos amigos.

Confira abaixo as soluções desses cinco mistérios de Friends:

Melhor lugar na cafeteria

Para desvendar o motivo pelo qual os amigos conseguiam a proeza de sentarem no melhor lugar do Central Perk (bem no centro do estabelecimento, longe da porta, com um grande sofá à disposição e uma poltrona) não precisa de mestrado em CSI (2000-2015). Basta ter um olhar mais atento e notar uma placa em cima da mesinha de centro, como na foto que ilustra este texto.

Muitas das vezes em que os amigos estão nesse lugar, há na mesa uma placa de "reservado". Clientes fiéis, não seria surpreendente que eles tivessem preferência --ser amigo do gerente, Gunther (James Michael Tyler), também ajudava. Quando não estavam no posto cobiçado, tomavam café nas bancadas localizadas atrás, quando a conversa era rápida. Raras vezes outras pessoas se sentavam no famoso sofá, o que enfurecia os amigos, por terem que ficar escanteados, perto da janela.

Rachel Green (Jennifer Aniston) no seu aniversário de 30 anos; mas em qual dia foi mesmo?


Quantos anos você tem?

Os neurônios são postos à prova na emaranhada saga para descobrir quantos anos cada um dos seis personagens tem, e qual o dia exato dos seus respectivos aniversários. Culpa dos roteiristas, que não se atentaram para esse detalhe. Acabou virando um dos maiores furos da série.

Rachel (Jennifer Aniston) teve um episódio dedicado só para o seu aniversário de 30 anos, na sétima temporada, tratada como a última trintona da turma. Porém, até então a série mostrava Joey (Matt LeBlanc) como o caçula.

E tem ainda problemas com o dia do aniversário, celebrado em 5 de maio. Em outro episódio, foi citado que ela era do signo de aquário, nascida entre janeiro e fevereiro. Essa confusão de datas é maior com Ross, com várias menções diferentes, que variam de março a outubro.

No fim das contas, o consenso é que Rachel era a caçula do grupo; e Phoebe (Lisa Kudrow), a mais velha. Rachel começou a série, em 1994, com 24 ou 25 anos. E Phoebe terminou a trama, uma década depois, com 36 ou 37 anos.

Nome do meio

O nome do meio dos seis personagens de Friends foi motivo de piada ao longo da série. Muitos dos amigos descobriram esse segredo junto com o público. O da Rachel é Karen. O do Joey é Francis. O do Chandler é Muriel. E o do Ross é Eustace.

Em relação ao de Phoebe e Monica, o mistério permanece. No caso da loira, é fácil entender, por ela ter sofrido na infância com a morte da mãe adotiva e a perda de seus documentos (como certidão de nascimento). Já no caso de Monica, o nome do meio simplesmente nunca foi mencionado. Só há uma pista: começa com a letra E.

Bônus. Ainda no departamento de nomes, há uma peculiaridade com o sobrenome de Rachel Green. Essa grafia (Green) é considerada a oficial, por aparecer em legendas dos episódios e tudo mais. Porém, em ao menos três ocasiões na série ela é Greene, com esse "e" a mais no final, como escrito no convite recebido para ir ao casamento de Ross com Emily (Helen Baxendale).

Monica (Courteney Cox) não gostou quando o namorado arrumou a cama; não sabia do ritual


Perfeccionismo de Monica

Não há absolutamente nada de errado com a pessoa que procura ser perfeita em tudo o que faz, detalhista. Mas qual é a linha que divide esse comportamento racional de algo doentio? Em Friends, Monica é o bastião da perfeição, com canecas numeradas na cozinha, móveis perpendiculares, e a casa que é um brilho só. Essa neura com a limpeza ou a necessidade ser a anfitriã impecável, aliadas a sinais de transtorno obsessivo-compulsivo, tinham uma razão de ser?

Friends abordou por cima alguns assuntos densos, mas essa questão de Monica foi ignorada. Uma análise da relação dela com a mãe pode dar um diagnóstico desse comportamento. A chef sempre precisou batalhar para ter o reconhecimento da mãe, enquanto que o irmão, Ross, recebia aplausos e mais aplausos. Ela era a figura materna do grupo, sendo para os amigos o que (talvez) queria como sua mãe fosse. Mas nunca se saberá exatamente por que Monica era assim, tão perfeccionista.

O sumiço de Ben

Se tem uma coisa que não falta em casamentos é a parentada. Até aquele primo distante que o noivo e a noiva nunca conheceram aparece para curtir a festa depois da igreja. Agora, o filho do noivo não ver o pai casar? Isso é estranho! Mas foi o que aconteceu com Ross e seu filho Ben (Cole Sprouse).

Mesmo quando a cerimônia foi em outro país, na Inglaterra, o garoto não viajou com os avós paternos para o casamento do paleontólogo com Emily. Isso nunca foi explicado. O que os fãs especulam é que Ben estava sob custódia de Carol (Jane Sibbett), a mãe dele, impedindo que Ross o veja --e consequentemente não deixando o menino cruzar o Oceano Atlântico. Ben sumiu por completo de Friends, sem sequer aparecer junto com a irmãzinha Emma, filha de Ross com Rachel.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.