Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÁGUA NA BOCA

Cinco receitas inesquecíveis da comédia Friends para fazer em casa

Imagens: Divulgação/Reprodução/NBC

David Schwimmer, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Courteney Cox, Matthew Perry e Jennifer Aniston em cena de jantar de Friends

Os personagens de Friends protagonizaram muitas cenas de dar água na boca ao longo dos dez anos da série

PAOLA ZANON

Publicado em 14/9/2019 - 5h27

Friends (1994-2004) completará 25 anos de estreia dia 22 de setembro, e, em comemoração, foi lançado um aplicativo que traz frases memoráveis dos personagens, molduras, stickers, jogos, filtros e uma seção chamada Cozinhando com Amigos, com receitas de pratos feitos na série. Da primeira à última temporada, os seis protagonistas se deliciaram e se enojaram com as mais inusitadas receitas.

Alguns dos pratos marcaram os episódios da série e chegaram a dar água na boca dos telespectadores, caso do sanduíche de almôndega de Joey (Matt LeBlanc). Por outro lado, receitas estranhas levaram o público às gargalhadas quando os personagens precisavam prová-las, como as receitas que Monica (Courteney Cox) precisou criar com "mockolate", um substituto do chocolate.

Confira abaixo, cinco das receitas mais marcantes de Friends para fazer em casa:

Phoebe pede para Monica para fazer o purê de batatas com cebola e ervilha durante jantar


Batata com ervilha da Phoebe

Na primeira temporada, o episódio The One Where Underdog Gets Away mostra o primeiro Dia de Ação de Graças no apartamento de Monica. Acostumados a passar a data com a família, todos os personagens pedem pratos específicos e a anfitriã acaba fazendo três tipos diferentes de batata. O pedido de Phoebe (Lisa Kudrow) é a batata com ervilhas que sua mãe fazia antes de morrer. 

Ingredientes:
3 batatas limpas, sem casca e picadas
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de nata
1 cebola em fatias grossas
Meio copo de ervilhas
3 a 4 colheres de óleo
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Coloque as batatas em uma panela com água suficiente para cobri-las e cozinhe até que elas fiquem macias. Enquanto as batatas cozinham, aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione o óleo. Acrescente as cebolas e o sal e cozinhe durante 20 minutos, até ficarem douradas. Mexa de vez em quando para evitar que queimem.

Depois, coloque as ervilhas e a manteiga até que esquentem. Drene as batatas, amasse-as levemente e coloque-as em uma tigela com a nata e manteiga. Mexa a mistura em uma batedeira elétrica até que fique homogênea. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva com as cebolas e ervilhas em cima.

Grávida de trigêmeos, Phoebe sente desejo de comer carne e Joey ensina a fazer sanduíches


Sanduíche do Joey e da Phoebe

Na quarta temporada, enquanto Phoebe está grávida, ela sente desejo de comer carne em The One With the Fake Party, Joey a ajuda a criar um delicioso sanduíche com diversos tipos de frios. Vegetariana, a maluquinha acaba se deliciando com o lanche, que é de fácil preparo:

Ingredientes:
2 fatias de pão
Mostarda (ou qualquer molho a gosto)
2 fatias de peito de peru defumado
Carne enlatada
2 fatias de pastrami

Modo de preparo:
Espalhe o molho nas fatias de pão. Coloque as fatias de pastrami, seguida da carne enlatada. Por cima da pasta, coloque as fatias de peru defumado e termine de montar o sanduíce, colocando o pão em cima.

Ross tem um acesso de raiva ao descobrir que seu chefe jogou parte de seu sanduíche fora


Sanduíche de peru do Ross

Em The One with Ross's Sandwich, na quinta temporada, Ross (David Schwimmer) perde o controle ao perceber que seu lanche de peru, preparado por sua irmã, foi roubado no trabalho. Após descobrir que seu chefe o comeu e ainda jogou uma parte fora, o paleontólogo tem um acesso de fúria e acaba afastado do emprego. Para ter feito Ross perder o controle, o sanduíche deve ser muito bom!

Ingredientes:
3 fatias de pão
Maionese (pode ser light, como a de Monica)
Peito de peru assado e fatiado
Molho de cranberry
Alface crespo (opcional)
Rodelas de tomate (opcional)
Molho à sua escolha

Modo de preparo:
Espalhe uma pequena quantidade de maionese em duas das três fatias de pão. Mergulhe a terceira fatia no molho à sua escolha e deixe de lado. Coloque o alface, o tomate e o molho de cranberry na ordem que preferir, deixando a fatia que foi mergulhada no molho no centro e aproveite!

Rachel revela para Ross e Joey todo o seu esforço para fazer a sobremesa de sabor inusitado


Pavê de Ação de Graças da Rachel

Monica dá a Rachel (Jennifer Aniston) a missão de fazer a sobremesa no jantar de Ação de Graças da sexta temporada, no episódio The One Where Ross Get High. Preocupada em não estragar o doce, a ex-garçonete se atrapalha e acaba colando as páginas do livro de receitas, misturando a do pavê com a de um bolo de carne, que resulta em um doce que, segundo Ross, tem gosto de pé. O único capaz de comer foi Joey. Será que essa sobremesa agradaria mais paladares?

Ingredientes:
Pão de ló
Geleia (de qualquer sabor)
Creme branco
Framboesa
Bife de carne
Cebola
Ervilha
Banana

Para o creme branco:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Leite (medida do creme de leite)
1 colher de sopa de amido de milho
1 gema
1 colher de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo:
Misture os ingredientes do creme branco até formar uma massa homogênea e reserve. Bata o bife de carne ainda cru e depois cozinhe com as cebolas e ervilhas até virar uma pasta. Em uma travessa, coloque o pão de ló como base e espalhe a geleia em cima.

Cubra com o creme branco e, em cima, coloque as framboesas picadas e coloque por cima mais pão de ló. Coloque a pasta de bife por cima. Para a cobertura, utilize o creme branco e coloque rodelas de banana para enfeitar. Espere esfriar e voilá!

Ross, Joey, Rachel e Phoebe chegam atrasados para o jantar de Ação de Graças de 2003


Molho de cranberry do Chandler

O Dia de Ação de Graças não deixou de fazer parte da última temporada de Friends. Em The One with the Late Thanksgiving, Chandler (Matthew Perry) tenta ajudar Monica no preparo do jantar e ela lhe dá a receita mais fácil: molho de cranberry. Com o jantar pronto e todos os amigos atrasados, o publicitário se gaba de seu molho e informa que os outros não poderão prová-lo.

Ingredientes:
2 xícaras e meia de suco de cranberry (no Brasil, oxicoco)
1 xícara e meia da de cranberry desidratado
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher e meia de sopa de açúcar
Meio limão (opcional)

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque duas xícaras de suco de cranberry, as cranberries desidratadas e o açúcar. Deixe ferver, baixe o fogo e cozinhe até as cranberries incharem. Dissolva o amido na meia xícara de suco de cranberry restante. Adicione esta mistura à panela e deixe cozinhar durante mais cinco minutos. Se quiser, esprema meio limão para quebrar o doce e sirva com peito de peru.

As dez temporadas de Friends estão disponíveis na Netflix.

TUDO SOBRE

Friends

Receitas

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.