Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Drama da HBO

Autor de Game of Thrones compara rei Joffrey a Trump: 'Mesma maturidade'

Divulgação/HBO

O presidente Donald Trump e Jack Gleeson, na série Game of Thrones: cara de um, focinho do outro? - Divulgação/HBO

O presidente Donald Trump e Jack Gleeson, na série Game of Thrones: cara de um, focinho do outro?

REDAÇÃO

Publicado em 17/10/2018 - 13h24

O escritor George R. R. Martin, autor da coleção As Crônicas de Gelo e Fogo, que inspira a série Game of Thrones, revelou qual personagem do drama de fantasia é mais parecido com Donald Trump, o atual presidente norte-americano. "[O rei] Joffrey é o Trump, eles têm o mesmo nível de maturidade emocional", disparou, sem hesitar, na edição desta semana da revista T, publicada pelo jornal New York Times.

"Por ser rei, Joffrey pensa que tem o poder de fazer qualquer coisa", continuou o escritor. "Nós [Estados Unidos] não vivemos em um regime de absolutismo monárquico, como Westeros. Somos uma república constitucional. E mesmo assim, Trump não sabe o que isso significa. Igual a Jofrrey, Trump acha que pode tudo."

Após a morte do pai legal, Robert Baratheon (Mark Addy), Joffrey (Jack Gleeson) assumiu o posto de rei de Westeros por volta dos 16 anos de idade. Um dos personagens mais odiados pelos fãs, o mimado adolescente loiro era cruel, egocêntrico, malicioso, antipático e adorava joguinhos sádicos.

Ele foi prometido a Sansa Stark (Sophie Turner) como um plano de Robert para unir os clãs Baratheon e Stark. Tudo mudou após Joffrey pedir, literalmente, a cabeça de Eddard Stark (Sean Benn), pai de Sansa. É que o ex-futuro sogro não reconhecia a legitimidade de Joffrey como monarca ao vê-lo sentado no Trono de Ferro.

O romance com Sansa não vingou e, depois de uma ajuda recebida da família Tyrell, ele decidiu se casar com Margaery (Natalie Dorner). Durante a festa de matrimônio, ele morreu envenenado, em um plano armado pela matriarca da casa Tyrell, Olenna (Dianna Rigg) e por Mindinho (Aidan Gillen).

Para o ator, viver Joffrey foi um tormento. Tanto que, após a morte do rei, ele decidiu se aposentar, aos 21 anos de idade. "Eu estou na atuação desde os oito anos e simplesmente não tenho o mesmo prazer que sentia anteriormente", falou Jack Gleeson, em conversa com a revista Entertainment Weekly, em 2014.

Atual vencedora do Emmy, Game of Thrones está fora do ar desde agosto do ano passado. A oitava e última temporada, com apenas seis episódios, está confirmada para o ano que vem, ainda sem data certa de estreia.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.