Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESENHO ANIMADO

Ator de Simpsons desiste de dublar indiano: 'Eu era cego para o racismo'

DIVULGAÇÃO/FOX

Cena de desenho animado Os Simpsons exibe personagem indiano Apu ao lado de Marge, Ned Flanders, reverendo Timothy Lovejoy e Agnes Skinner

Apu em episódio de Os Simpsons exibido em 2015; personagem apareceu pela primeira vez em 1990

HUMBERTO ABDO

Publicado em 25/2/2020 - 16h04

Dublador do indiano Apu em Os Simpsons durante mais de três décadas, Hank Azaria declarou que não fará mais a voz do personagem no desenho animado. O ator afirmou ter tomado essa decisão depois de ser confrontado com o teor racista das falas atribuídas à figura do indiano imigrante, dono de uma loja de conveniência na longeva atração.

A animação da Fox tem recebido críticas há anos sobre como o personagem é retratado, uma caricatura repleta de estereótipos baseados nos imigrantes indianos que vivem nos Estados Unidos. A situação piora por seu dublador ser um branco.

"Quando percebi que era assim que esse personagem era visto, não queria mais participar", disse Azaria ao jornal New York Times desta terça (25). "Isso [o racismo] representa um ponto cego real que eu tinha."

Ele admitiu, inclusive, que se inspirou em uma performance do comediante Peter Sellers (1925-1980) no longa Um Convidado Bem Trapalhão (1968) para criar Apu. O filme, porém, também é muito criticado --na produção, o humorista aparece com o rosto pintado de marrom. "Eu estava alegremente baseando o meu personagem em algo que já era preocupante e chato", confessou Azaria.

Em 2017, o comediante norte-americano Hari Kondabolu, descendente de indianos, condenou a caracterização do comerciante Apu, definindo-a como racista e ofensiva.

No ano seguinte, o próprio Hank Azaria defendeu a série ao dizer que ela ofende todas as classes e nacionalidades de maneira igual. "Republicanos, brasileiros, presidentes, diretores de colégio, italianos... Os produtores têm muito orgulho de nunca pedirem desculpa por nada disso", disse.

TINA ROWDEN/IFC

Hank Azaria em cena de Brockmire; ator dublou personagem indiano dos Simpsons por mais de 30 anos

Hank Azaria em cena de Brockmire; ator dublou personagem indiano Apu durante três décadas

Azaria interpreta o personagem desde sua primeira aparição, e divulgou sua decisão pela primeira vez em entrevista ao site /Film. Os produtores da animação têm evitado falar a respeito da polêmica e não se manifestaram sobre o futuro do personagem Apu em Os Simpsons desde então.

Em comunicado, os produtores executivos disseram: "Nós respeitamos a jornada de Hank em relação a Apu. Atendemos seu desejo de não representar mais o personagem". Não disseram, no entanto, se o personagem vai sumir do desenho.

Além do indiano Apu Nahasapeemapetilon, Hank Azaria já dublou dezenas de personagens da série, moradores da cidade fictícia Springfield, como o bartender Moe, o chefe de polícia Wiggum e o professor Frink.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.