Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estrelas premiadas

Assim como Meryl Streep, vencedores do Oscar deitam e rolam na TV

Divulgação/HBO/Netflix

Mahershala Ali em True Detective, Meryl Streep em Big Little Lies e Michael Douglas em Kominsky Method - Divulgação/HBO/Netflix

Mahershala Ali em True Detective, Meryl Streep em Big Little Lies e Michael Douglas em Kominsky Method

JOÃO DA PAZ

Publicado em 23/7/2019 - 4h59

A segunda temporada de Big Little Lies terminou no último domingo (21) com uma certeza: Meryl Streep vai concorrer ao Emmy no ano que vem. A atriz de 70 anos, três vezes vencedora do Oscar, arrasou como uma vilã venenosa no drama da HBO e reforça a extensa lista de nomes famosos do cinema hollywoodiano que deitam e rolam na TV.

Atualmente, há 43 atrizes e atores vencedores do Oscar no ar em séries, com projetos recém-finalizados ou em andamento. É um salto dos 29 nesssa mesma situação em 2017, ano no qual as séries definitivamente passaram a ser uma opção aos nomes mais laureados da indústria de entretenimento norte-americana. 

Também foi em 2017 que Nicole Kidman venceu seu primeiro Emmy, estatueta para fazer companhia aos seu único Oscar, ganho em 2003 por As Horas. A atriz australiana levou o prêmio por Big Little Lies, na época tratada como minissérie.

Ela derrotou outras três vencedoras do Oscar, incluindo Reese Witherspoon, colega de Big Little Lies. As outras duas foram Susan Sarandon e Jessica Lange, ambas indicadas por Feud: Bette and Joan.

Tanto Susan quanto Jessica continuaram brilhando na TV, mas em outras produções. Susan, no alto dos seus 72 anos, viveu uma femme fatale na sempre intrigante Ray Donovan durante duas temporadas. Já Jessica fez duas aparições na oitava temporada de American Horror Story (AHS), série que a consagrou na TV. Ela conseguiu uma indicação ao Emmy deste ano na categoria melhor atriz convidada em série dramática.

Jessica é apenas mais uma atriz vencedora de Oscar que concorre ao Emmy deste ano --são oito no total, incluindo atores. A atriz de AHS já tem três estatuetas do Emmy em casa. Michael Douglas, indicado pela comédia The Kominsky Method, tem uma vencida pelo telefilme Behind the Candelabra (2013). E Patricia Arquette, com indicações por The Act e Escape at Dannemora, levou o Emmy em 2005, por Medium (2005-2011).

Douglas e Arquette são favoritos para aumentar a coleção de Emmys; Arquette sai na frente por Escape at Dannemora, categoria melhor atriz de minissérie ou telefilme.

Indicado anteriormente como ator convidado em série dramática por House of Cards, o sempre competente Mahershala Ali é o preferido dos especialistas para levar a estatueta de melhor ator em minissérie ou telefilme, pela sua atuação na terceira temporada de True Detective.

Embora essa categoria esteja muito bem representada, com nomes que vão de Hugh Grant (A Very English Scandal) a Jharrel Jerome (Olhos Que Condenam). Estão na briga contra Ali outros dois colegas vencedores do Oscar: Benicio del Toro (Escape at Dannemora) e Sam Rockwell (Fosse/Verdon).

Dois nomes completam a lista de ex-vencedores do Oscar no Emmy deste ano. A magnífica Viola Davis (How To Get Away with Murder), que nos últimos quatro anos venceu um Globo de Ouro, um Oscar e um Emmy. E o veterano Alan Arkin (The Kominksy Method), sem nenhuma vitória nas outras quatro indicações ao Emmy que acumulou na carreira.

Nas tradicionais listas de esnobados do ano, que cita atores e atrizes que mereciam estar no Emmy, Julia Roberts apareceu no topo. Eterna Linda Mulher, ela deu show na pirada série Homecoming, da Amazon. Mas para os integrantes da Academia de Televisão norte-americana, entidade que organiza o Emmy, não foi suficiente para colocá-la na premiação.

divulgação/amazon

Em Homecoming, Julia Roberts viveu uma ex-funcionária do governo em um projeto secreto


Outros notáveis

Vale mencionar outros atores e atrizes, já indicados ao Emmy ou não, que dão um banho de atuação nas mais variadas séries, como Jane Fonda (Grace and Frankie), Geoffrey Rush (Genius - A Vida de Einstein), Jon Voight (Ray Donovan), Olivia Colman (Fleabag, The Night Manager), Penélope Cruz (American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace) e Hillary Swank (Trust).

Atualmente no ar em The Loudest Voice, série inédita no Brasil sobre a vida de Roger Ailes (1940-2017), ex-presidente do canal Fox News, o ator Russell Crowe é presença certa no Emmy do próximo ano. Ele está irreconhecível na pele do executivo, com um trabalho que beira a perfeição. Crowe fará companhia à Meryl Streep e Nicole Kidman no próximo Oscar, mas esse é o da TV.

Em tempo: A interseção entre atores de filmes e séries abriu um caminho inverso: atores de TV brilhando no cinema. E o Oscar deste ano justificou essa nova investida. Pela primeira vez, todos os quatro vencedores nas categorias de atuação estavam trabalhando (ou no ar) em alguma série. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.