Séries

SETEMBRO

Após polêmica nos EUA, Amazon busca atriz trans para estrelar série nacional

Fotos: Divulgação/TV Globo

As atrizes Maria Clara Spinelli em Supermax, Linn da Quebrada em Segunda Chamada e Glamour Garcia em O Dona do Pedaço

Maria Clara Spinelli, Linn da Quebrada e Glamour Garcia: atrizes trans que ganharam vitrines na Globo

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 05/12/2019, às 05h30

No pacote de séries nacionais do Prime Video, chamou a atenção o anúncio de Setembro, drama com toques cômicos sobre uma cantora trans que descobre um filho perdido. Para o papel principal, a Amazon e a produtora O2 buscam uma atriz transgênero. Assim, evitam repetir os erros de Transparent (2014-2019), série norte-americana do serviço que gerou polêmica ao escalar o ator cis Jeffrey Tambor para o papel principal.

A atração criada por Jill Soloway para a Amazon ganhou oito Emmys e dois Globos de Ouro, incluindo três estatuetas para o próprio Tambor. No entanto, a prateleira lotada de prêmios acabou ofuscada pelos dramas dos bastidores: o protagonista foi demitido no quarto ano da série após ser acusado de assediar sua assistente pessoal e uma atriz do elenco, ambas transexuais.

Depois de um hiato de dois anos, a quinta temporada foi trocada por um episódio musical mais longo, lançado em setembro. Na história do capítulo especial, com formato de filme, a personagem de Jeffrey Tambor está morta, e sua família decide cantar para se despedir dela. A conclusão da saga foi criticada por fãs e manchou uma série que poderia ter entrado para a história da televisão mundial.

jennifer clasen/amazon

Jeffrey Tambor em cena de Transparent: polêmicas nos bastidores tiraram brilho da comédia

O Prime Video, pelo menos, parece ter aprendido a lição, e se cercou de cuidados para evitar novas controvérsias. No Brasil, além de buscar uma atriz trans que tenha cacife para carregar Setembro nas costas, escalou a roteirista Alice Marcone, também trans, para a equipe de escritores, liderada por Josefina Trotta.

"Eu sempre acho que a sala de roteiros é o lugar da diversidade. Além da temática da série, acho importante trazer olhares diferentes, sensibilidades diferentes. Nesse processo, encontramos a Alice Marcone e o Marcelo Montenegro. A nossa sala é formada por paulista, mineiro, argentina, homem, mulheres, cis, trans, hétero e gay. Acho que isso foi importante para criar essa série específica", valoriza Josefina.

Alice ressalta, porém, que não vai ficar restrita aos aspectos trans da trama. "A minha transgeneridade não é a única coisa que importa ali dentro. Eu sou uma mulher trans, mas sou também roteirista, atriz e cantora, e essas três últimas coisas dizem muito mais do que a primeira", discursa ela, que também participou das séries Todxs Nós, da HBO, e Noturnos, do Canal Brasil.

"Muitas vezes, quando a gente fala de diversidade, cai numa armadilha que é rotular os corpos, transformar em uma coisa só. 'Eu sou apenas uma trans, e falo só desse lugar' ou 'Eu sou apenas uma mulher negra, e falo só desse lugar'. Estou cansada desse 'apenas'. Sou roteirista, quero fazer de tudo. Me chamem para [escrever] o Velozes e Furiosos de vocês (risos)!", protesta a escritora, sem perder o bom humor.

reprodução/o2 filmes

Liniker (terceira à esq.) com a produtora Andrea Barata, o diretor Luis Pinheiro e os roteiristas

Segundo Alice, o fato de a protagonista de Setembro ser trans é apenas um aspecto da personagem. "O arco da Cassandra não é sobre a transição, ela já é uma mulher, realizada. O tema central da série é a família, e a atualização desse conceito. A gente tem de mostrar novas configurações, e tem de peitar esse governo que está falando que família, biologicamente, é só o homem e a mulher", ressalta.

Até o momento, Josefina, Alice e Montenegro trabalham nos textos dos episódios da série, que deve começar a ser gravada no ano que vem, mas ainda não tem previsão de estreia no Prime Video. Assim, eles não divulgam nenhuma informação sobre o elenco e não fazem ideia de quem vai interpretar Cassandra.

O Notícias da TV apurou, porém, que a cantora Liniker teve uma reunião com a equipe da atração, inclusive o diretor Luis Pinheiro e a produtora Andrea Barata Ribeiro, na O2 Filmes. Mais conhecida por sua carreira musical, a artista já participou de um episódio da segunda temporada de 3%, na Netflix.

Tudo sobre

Amazon Prime Video

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Montagem de fotos do corretor Michael Magno com Bruno Gagliasso e Nivea Stelmann

MERCADO DE LUXO

Corretor de imóveis das celebridades já vendeu mansão de R$ 20 milhões

Imagem de Lucas Viana e Hariany Almeida no sofá de A Fazenda 11, na Record

DELÍRIO COLETIVO

Fãs chatos: Cinco vezes que a torcida de Hariany e Lucas estragou A Fazenda 11

O ator Antonio Fagundes em cena como o personagem Alberto de Bom Sucesso, novela das sete da Globo

Tudo por ela

Bom Sucesso: Antes de morrer, Alberto comete crime por Paloma

Os atores Juliano Cazarré, Regina Casé e Humberto Carrão contracenam em Amor de Mãe, novela das nove da TV Globo

BABÁ DE CORAGEM

Amor de Mãe: Lurdes cai em golpe, mente à polícia e peita comparsa do filho

+ Lidas

1

Éramos Seis: Carlos 'volta do túmulo' para realizar sonho de Lola

2

Amor de Mãe: Lurdes sofre com assassinato e traição dentro de casa

3

Éramos Seis: Candoca dá pista sobre origem dos surtos de Justina

4

Amor de Mãe: Vitória se desespera após o sumiço do filho mais novo

5

Com famosos que ninguém conhece, Globo transforma BBB20 em A Fazenda

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

O que você mais quer ver no BBB20?

Últimas notícias

O ator Henry Cavill segurando uma espada em cena da série The Witcher
O ator Cássio Gabus Mendes, à esquerda, olha para Gloria Pires ambos caracterizados como seus personagens em uma cozinha em cena de Éramos Seis
Os atores Alexa Mansour, Aliyah Royale e Nicolas Cantu se encaram em cena de série World Beyond
Hadson Nery no ofurô do BBB20 em conversa com Flayslane Raiane