Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AVA DUVERNAY

Após decepção em prêmios, diretora de Olhos que Condenam troca Netflix por Amazon

STEPHANIE MORENO/WIKIMEDIA COMMONS

Ava DuVernay sorri em púlpito ao receber troféu na cerimônia Peabody Awards

Ava DuVernay em premiação Peabody Awards; cineasta será produtora de série baseada em livro de ficção

REDAÇÃO

Publicado em 26/2/2020 - 17h46

Após o fracasso da minissérie Olhos que Condenam, da Netflix, em premiações como Emmy e Globo de Ouro, Ava DuVernay deixou a plataforma para produzir um novo título da Amazon. Em parceria com Victoria Mahoney, que dirigiu parte de Star Wars: A Ascensão de Skywalker (2019), a cineasta está desenvolvendo uma série adaptada a partir do romance de ficção científica Dawn, escrito pela americana Octavia E. Butler (1947-2006).

O projeto, atualmente em desenvolvimento, será escrito e dirigido por Mahoney, que no ano passado se tornou a primeira mulher e a primeira afro-americana a assumir o comando de um filme da saga Star Wars --ela foi a responsável pela segunda unidade, que inclui sequências de ação. DuVernay será a produtora-executiva.

A mudança de casa de Ava DuVernay acontece depois de Olhos que Condenam passar batido pelo Globo de Ouro deste ano --a elogiada minissérie não conseguiu sequer uma indicação ao prêmio. No Emmy 2019, a produção foi nomeada 16 vezes, mas levou apenas duas estatuetas, a de ator e a de elenco.

O livro Dawn, publicado em 1987, tem como personagem principal Lilith Iyapo, mulher negra aprisionada em uma cela aparentemente alienígena. Lembranças de como ela foi parar ali vão surgindo aos poucos na narrativa, que conta com seres humanoides e um cenário em que os humanos foram extintos.

Com essa premisa, a personagem passa a trabalhar com alienígenas para recuperar a raça humana cerca de 250 anos depois de uma guerra nuclear.

Nascida em 1947 na Califórnia, Butler foi uma aclamada escritora de ficção científica nos Estados Unidos e a primeira desse gênero literário a ganhar uma bolsa MacArthur, conhecida como a "bolsa para gênios" da Fundação MacArthur.

A adaptação de Dawn ainda não tem título oficial ou previsão de estreia.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.