Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Mãezona

Verão 90 recicla trama de Vale Tudo com mãe guerreira de Dira Paes

Victor Pollak/TV Globo

Em Verão 90, Dira Paes interpreta Janaína, uma mãe batalhadora que vende marmitas para sustentar a família - Victor Pollak/TV Globo

Em Verão 90, Dira Paes interpreta Janaína, uma mãe batalhadora que vende marmitas para sustentar a família

FERNANDA LOPES, no Rio de Janeiro

Publicado em 26/1/2019 - 7h00

Dira Paes está prestes a se tornar a mais dedicada e incansável mãe da teledramaturgia atual. A atriz está no elenco de Verão 90, novela das sete que estreia na próxima terça (29), no papel de Janaína. Mãe de João (Rafael Vitti) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa), respectivamente o irmão bom e o irmão mau da trama, a personagem dela é uma releitura de Raquel, interpretada por Regina Duarte em Vale Tudo (1988).

"O fato de o filho Jerônimo não aceitar a realidade deles aguça nela uma necessidade de provar para esse filho que é possivel, sim, vencer na vida sem passar por cima de ninguém. É como Raquel e Maria de Fátima [Glória Pires], de Vale Tudo. As próprias autoras deixaram claro isso", diz a atriz.

Na novela dos anos 1980, Raquel e Maria de Fátima simbolizavam o embate entre a honestidade e a falta de ética. A mãe era uma mulher íntegra e batalhadora, enquanto a filha só queria saber de se dar bem na vida, não importava a maneira. Logo nos primeiros capítulos, Maria de Fátima vendeu a única propriedade da família e fugiu para o Rio e Janeiro em busca da fama como modelo.

O início de Verão 90 tem uma trama bem parecida. Janaína é uma mulher trabalhadora, que sustenta os dois filhos sozinha e trabalha numa pousada.

João é um bom menino, estudante esforçado, mas Jerônimo é envolvido em uma quadrilha e comete pequenos crimes. Até que o vilão se mete numa grande tentativa de assalto e decide fugir. Ele rouba todo o dinheiro da chefe de sua mãe e se manda para o Rio de Janeiro para tentar se dar bem, fingindo ser rico.

Após aprontar muito, Jerônimo terá um confronto sério com a mãe. Dira Paes ressalta que Janaína é dedicada, mas não cai no clichê ficcional da fofura de mãe. "Eu me inspiro no arquétipo da mãe. Todas as mães são muito inventivas para sustentar seus filhos. E a Janaína tinha uma vida calma na praia, ela cozinha muito bem, e ali achou um caminho de sobrevivência", explica.

"Mas ela é muito além disso. É uma mãe guerreira, mas não é fofa. É seria, que cuida dos filhos e que rala no trabalho. Eu me identifico com ela, mas não quero isso para minha vida, ter dois filhos que não se gostam", pondera.

Com papéis em pelo menos uma novela por ano na Globo desde 2009, Dira Paes frequentemente interpreta mães. Até hoje ela é meme na internet pelas cenas de Salve Jorge (2012) em que sua personagem Lucimar chorava pela filha Morena (Nanda Costa), vítima de tráfico humano e prostituição na Turquia.

Agora, ela vai sofrer e lutar muito por dois filhos na ficção que já ganharam seu afeto na vida real. "Até minha mãe falou: 'Ganhei dois netos grandes'. É uma relação de filhos e de colegas. Tem uma espontaneidade muito grande entre nós que ajuda na cena. Eles são apaixonantes. Além dessa beleza da juventude, o Rafa e o Jesuíta são complementares. Uma fusão entre eles é a perfeição."

Resumos Semanais

Resumo da novela Verão 90: Capítulo de 26 de julho

Sexta, 26/7 (Capítulo 154)
Gravação de cena do filme de Jerônimo com João e Manu, eles se divertem. Larissa conta que está grávida de Diego. Patrick e Lidiane fazem filme de pornochanchada juntos. Dandara diz a Quinzinho que vai fazer ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.