Novelas

NOVA VIDA

Testemunha de crime: Descubra o que é verdade e mentira em Salve-se Quem Puder

PAULO BELOTE/TV GLOBO

Cena da novela Salve-se Quem Puder; as personagens Kyra (Vitória Strada), Luna (Juliana Paiva) e Alexia (Deborah Secco) conhecem a galinha do sítio em que vão morar

Na novela, Kyra (Vitória Strada), Luna (Juliana Paiva) e Alexia (Deborah Secco) foram recepcionadas por galinha

KELLY MIYASHIRO - Publicado em 08/02/2020, às 05h21

Na novela das sete da Globo, Kyra (Vitória Strada), Luna (Juliana Paiva) e Alexia (Deborah Secco) tiveram de mudar de identidade, abandonar suas famílias e ainda foram declaradas como mortas após se tornarem testemunhas de um crime e entrarem em um programa de proteção. Mas o que Salve-se Quem Puder retrata com altas doses de humor condiz com a realidade?

O autor Daniel Ortiz disse, no lançamento da novela no Rio de Janeiro, que optou por falar de um tema diferente dentro da teledramartugia brasileira: "É uma temática interessante, que não é vista em novelas, e que proporciona muitas viradas na história".

A pesquisa do autor foi profunda. Diversos aspectos retratados estão previstos na lei, como a mudança de nome e até a transformação na aparência, mas na realidade ninguém é obrigado a ficar sob a proteção do Estado, como as mocinhas da trama.

Para desvendar as diferenças entre ficção e realidade, o Notícias da TV conversou com o promotor de Justiça Ricardo Silvares e com servidores do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que oferece o Provita (Programa Federal de Assistência e Proteção a Vítimas e Testemunhas) desde 1999.

De acordo com o órgão federal, o programa de proteção objetiva oferecer proteção a vítimas ou testemunhas ameaçadas, em razão de colaborarem com a investigação ou processo criminal sob competência da Justiça brasileira. Mas o promotor explica que a entrada no Provita é feita de maneira totalmente voluntária.

joão miguel jÚNIOR/ tv globo

A consulesa Adriana (Ana Carbatti) entregou as novas identidades das mocinhas protegidas

Saiba mais sobre o que é verdade e o que é mentira em Salve-se Quem Puder:

Nova identidade: Verdadeiro

Na trama, Alexia se tornou Josimara, Luna virou Fiona, e Kyra acabou como Cleide. Uma vez sob proteção, a testemunha pode mudar de identidade dependendo da análise de risco se o nome for mantido o mesmo. O programa solicita a um juiz, que decide se concede ou não a emissão de novos documentos.

Abandonar a família: Falso

Kyra tinha acabado de se tornar noiva, Luna cuidava do pai cadeirante, e Alexia estava no melhor momento de sua carreira como atriz. Elas se viram obrigadas a abandonar tudo e todos para preservarem suas vidas. Pelo programa, isso não seria necessário, já que ele também estende a proteção a parentes. "O objetivo é preservar o núcleo familiar, mas ninguém é obrigado a ficar sob proteção", explica Silvares.

Nova moradia: Verdadeiro

De acordo com o Art. 7º da lei nº 9.807/99, as testemunhas são transferidas de suas residências para uma acomodação que proporcione a devida segurança. A fazenda da fictícia cidade de Judas do Norte, o novo lar das protagonistas, se adequou aos tais requisitos, já que ninguém as procuraria naquele fim de mundo.

Protetores: Depende

dupla de protetores Ermelinda (Grace Gianoukas)Zezinho (João Baldasserini) fica encarregada de olhar pelas novas integrantes do programa de proteção o tempo todo, mas na vida real isso depende muito da gravidade do caso. De maneira geral, uma testemunha só recebe escolta durante os depoimentos e o julgamento de um réu.

Mudança no visual: Verdadeiro

Para despistarem os criminosos que querem matá-las, Kyra, Luna e Alexia passaram por uma mudança no visual, que consistiu em trocar o corte de cabelo. Apesar de ser rara a necessidade, o Provita também custeia uma transformação, desde que isso realmente reflita na preservação da vida da pessoa protegida.

Ficção x realidade

Na vida real, uma pessoa pode ficar sob a tutela do Estado durante até dois anos, mas esse tempo pode ser prorrogado em caso de demora no julgamento do crime, ou ainda se for necessária mais tempo de proteção. Já na novela, as protagonistas preferem colocar suas vidas em risco para terem suas rotinas de volta.

Apesar de ter uma trama baseada em um assassinato, as trapalhadas das mocinhas tentando viver duas personalidades cada trazem situações leves e engraçadas.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Últimas de Salve-se Quem Puder

Deborah Secco em cena como Alexia/Josimara em Salve-se Quem Puder

TIROU APLIQUE

Sem previsão de volta, atriz se livra de look de Salve-se Quem Puder

Os atores Felipe Simas e Juliana Paiva se beijam em cena de Salve-se Quem Puder; eles estão caracterizados como seus personagens, Téo e Luna/Fiona

CRISE DO CORONAVÍRUS

Atriz admite tensão com cenas de beijo antes de paralisação das novelas

A atriz Guilhermina Guinle aponta uma arma no rosto da atriz Juliana Paiva (com cara de choro e desespero) em cena como Luna de Salve-se Quem Puder

TRAMA PARALISADA

Vilão revelado e Luna aterrorizada no fim de Salve-se Quem Puder

As atrizes Juliana Paiva e Flávia Alessandra em cena da novela das sete da Globo, Salve-se Quem Puder

CENA GUARDADA

Salve-se Quem Puder: Luna faz Helena chorar e surpreende a mãe

Montagem das atrizes Flávia Alessandra (séria) e Juliana Paiva (chorando) em cenas como Helena e Luna/Fiona de Salve-se Quem Puder

ARMAÇÃO CRUEL

Salve-se Quem Puder: Enganada, Helena acredita que Luna morreu

Resumos semanais

Resumo da novela Salve-se Quem Puder: Capítulos de 28 de março


A atriz Grace Gianoukas caracterizada como a Ermelinda, apoiada em uma vassoura, em cena de Salve-se Quem Puder

GRACE GIANOUKAS

Atriz se orgulha de ser musa da Era Jurássica do YouTube no Brasil

Tudo Sobre - Salve-se Quem Puder

Tudo Sobre

Salve-se Quem Puder: resumos, capítulos, fotos, audiências, entrevistas...

Outras novelas

Leia também

Em cena da morte de Carlos (Danilo Mesquista), Alfredo (Nicolas Prattes), Isabel (Giullia Buscacio), Lola (Gloria Pires) e Clotilde (Simone Spoladore) choram ao redor de seu corpo

OPINIÃO

Lenta, morte de Carlos dá pontapé para Éramos Seis engrenar

Imagem de Gizelly Bicalho, Thelma Assis, Marcela Mc Gowan e Rafa Kalimann, da esquerda para a direita

GIRL POWER

BBB20 vira de cabeça pra baixo com heroínas, vilões atrapalhados e dedo-duro

A atriz Daisy Ridley em cena de Star Wars: A Ascensão Skywalker, e o ator Joaquin Phoenix no filme Coringa, dois longas indicados ao Oscar

PRÊMIO DO CINEMA

Após rejeição a prêmio pop, Oscar tem seis indicados bilionários

O ator Cássio Gabus Mendes, com uma boina marrom, sorri enquanto olha para a esquerda caracterizado como o Afonso em cena de Éramos Seis

CÁSSIO GABUS MENDES

De corno a príncipe, ator vibra com virada de Afonso em Éramos Seis

A atriz Vitória Strada em cena de Salve-se Quem Puder com Juliana Paiva, de costas no canto direito

EMPREGO NOVO

Salve-se Quem Puder: Kyra enfrenta 'monstros' e paga promessa

+ Lidas

1

Globo contrata Rafa Kalimann e investe pesado para torná-la uma estrela

2

Ana Paula Renault é largada pelo namorado e fica com dívidas do casal

3

Aparecida Liberato fez mapa numerológico do suposto cunhado

4

De bolsonarista a centenário: Como estão atores da Escolinha?

5

Totalmente Demais: Lado podre de Sofia vem à tona; entenda

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual novela a Globo deve passar após Fina Estampa?

Últimas notícias

O ator Maxwell Nascimento, de óculos escuros, jaqueta preta, em paisagem com árvores
A cantora Gretchen e o cantor Vavá em selfies publicadas em seus perfis no Instagram
A atriz Priscila Fantin com expressão esnobe em cena como sua personagem Diana em Êta Mundo Bom!
Lawrran Couto em cena como Guilherme em As Aventuras de Poliana, no SBT