Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE MOLHO

Tarcísio Meira não é o primeiro: sete atores que as novelas perderam para as doenças

Reprodução/TV Globo

Tarcísio Meira em cena da novela Orgulho e Paixão, na qual viveu o industrial Lorde Williamson - Reprodução/TV Globo

Tarcísio Meira em cena da novela Orgulho e Paixão, na qual viveu o industrial Lorde Williamson

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 28/8/2018 - 6h02

Afastado de Orgulho e Paixão desde o capítulo de 19 de maio, Tarcísio Meira não volta mais à novela. O ator está se recuperando de uma infecção pulmonar, e a direção da Globo não poderá contar com o intérprete de Lorde Williamson para a reta final da trama de Marcos Bernstein, prevista para acabar em 17 de setembro. O veterano de 82 anos não é o único a abandonar uma obra em curso por motivos de saúde.

De nomes mais jovens, como Sophia Abrahão e Thiago Fragoso, aos mais experientes, como Raul Cortez e Laura Cardoso, várias atores já desfalcaram suas novelas por causa de saúde.

Em alguns casos, a saída inesperada força os autores a inventarem personagens similares para cumprirem a função do original _em Orgulho e Paixão, a sisudez de Williamson foi trocada pela vilania de Lady Margareth (Natália do Vale).

Em outras situações, é preciso voar para comprar as justificativas apresentadas pela trama. Como explicar, por exemplo, a mágica rejuvenescedora que transformou a Cora de Drica Moraes em Marjorie Estiano no meio da novela Império (2014)?

Confira sete ocasiões em que intérpretes precisaram se afastar das novelas em que atuavam para se recuperarem de doenças:

marília cabral/tv globo

O ator Thiago Fragoso em cena como o advogado Patrick de O Outro Lado do Paraíso

Thiago Fragoso
Em plena reta final do fenômeno O Outro Lado do Paraíso, quando o público se preparava para comemorar o desfecho de Clara (Bianca Bin) e Patrick (Thiago Fragoso), o ator precisou se afastar das gravações após sentir dores nas costas e apresentar alterações de pressão.

Fragoso passou por uma operação para retirar um nódulo de um de seus rins e voltou aos estúdios a tempo de gravar as últimas cenas do personagem. Para justificar a ausência do advogado, Walcyr Carrasco reescreveu algumas cenas e fez Patrick levar um tiro durante a resolução de um sequestro.

joão cotta/tv globo

Drica Moraes viveu a vilã Cora em Império, mas deixou a novela depois de perder a voz

Drica Moraes
Diagnosticada com leucemia em 2010, Drica Moraes foi escalada para viver Cora, a grande vilã de Império (2014). Porém, a atriz perdeu a voz durante a trama de Aguinaldo Silva e acabou substituída por Marjorie Estiano, que já tinha interpretado a personagem na primeira fase. Drica chegou a insinuar que voltaria à novela na reta final, mas seu retorno acabou não ocorrendo.

Em entrevista ao Mais Você em 2016, a atriz negou que seu afastamento da novela teve algo a ver com o câncer enfrentado anos antes. "Não tinha nenhuma relação com a leucemia, mas com o [meu] corpo que estava sendo bastante exigido em um ritmo de novela das nove. Tive uma faringite, depois uma labirintite. Eu perdi a voz numa semana que não dava para perder", justificou.

joão miguel júnior/tv globo

Por causa de uma infecção urinária, Laura Cardoso teve de se afastar de Sol Nascente

Laura Cardoso
Sol Nascente (2016) foi marcada por problemas de saúde: nos bastidores, o autor Walther Negrão passou boa parte da novela hospitalizado e escreveu poucos capítulos. Já Laura Cardoso, que interpretou a vilã Dona Sinhá, precisou se afastar das gravações após desenvolver uma infecção urinária.

Com a principal malvada da trama de molho, Suzana Pires e Júlio Fischer criaram Dona Mocinha (Nívea Maria), irmã mais nova de Sinhá. Mas Laura se recuperou e voltou a gravar depois de três meses afastada, no início de 2017, em uma cena na qual atriz e personagem recebiam aplausos do elenco.

paulo belote/tv globo

Márcia Cabrita ganhou "papel de consolação" em Novo Mundo, mas precisou deixá-lo no meio

Márcia Cabrita
Conhecida por papéis cômicos, Márcia Cabrita surgiria feia em Novo Mundo (2017) como Germana. No entanto, a atriz lutava contra um câncer no ovário havia oito anos e acabou poupada do papel. "Imagina gravar no calor de janeiro com aquelas roupas?", disse ela em entrevista ao jornal Extra.

Como prêmio de consolação, ela foi escalada para viver Narcisa, mulher de José Bonifácio (Felipe Camargo). Porém, a atriz não conseguiu acompanhar o ritmo puxado de gravações e deixou a novela no meio. Ela chegou a gravar uma cena do último capítulo, mas sua participação foi cortada.

Márcia morreu em 10 de novembro do ano passado, apenas dois meses após o fim da novela das seis, em decorrência da doença.

renato rocha miranda/tv globo

Fábio Assunção com braço engessado após machucar o tendão em um acidente doméstico 

Fábio Assunção
Protagonista de Totalmente Demais (2015), Fábio Assunção sofreu dois acidentes domésticos que o obrigaram a tirar um descanso e, depois, a gravar a novela das sete com o pé esquerdo imobilizado e a mão esquerda engessada. Os acidentes frequentes do ator viraram até piada no roteiro de Rosane Svartman e Paulo Halm.

Fábio Assunção cortou o dedo em casa e precisou passar por três cirurgias no tendão. Os autores escreveram um diálogo para justificar a mão engessada: seu personagem explicou que caiu enquanto tentava andar de skate.

Outro acidente doméstico atingiu o pé do ator, que precisou colocar pinos. Para justificar o problema, os autores fizeram uma cena em que Eliza (Marina Ruy Barbosa) se recusava a ir para a cama com Arthur, o bon vivant vivido por Fábio. Pressionada, a ruivinha empurrava o agente, que caía e machucava o pé.

joão miguel júnior/tv globo

Doente, Raul Cortez foi afastado de Senhora do Destino; seu personagem foi viajar

Raul Cortez
Um dos destaques de Senhora do Destino (2004) foi o ator Raul Cortez, que vivia  o barão de Bonsucesso Pedro Correira de Andrade e Couto, um homem que gostava de manter uma vida de padrão elevado, apesar de não ter mais o dinheiro do passado. Ele formava uma dobradinha com Glória Menezes, a baronesa de Bonsucesso.

Porém, a participação de Cortez precisou ser alterada: o veterano foi operado para retirar um tumor na região do pâncreas e do intestino delgado. Para justificar sua ausência, o autor Aguinaldo Silva mandou o personagem para uma viagem. Ele morreu em julho de 2006, aos 73 anos, vítima de câncer.

joão miguel júnior/tv globo

Guilherme Leicam pegou catapora em Alto Astral e passou a doença para Sophia Abrahão

Guilherme Leicam e Sophia Abrahão
Destaques jovens da novela Alto Astral (2014), Guilherme Leicam e Sophia Abrahão precisaram dar um tempo na trama das sete por causa de uma doença comum em crianças: a catapora. O galã, que interpretava o nadador Gustavo, foi o primeiro a apresentar sintomas e passou duas semanas em repouso.

No entanto, poucos dias depois de o ator ser afastado, Sophia Abrahão também começou a apresentar as bolinhas vermelhas. Para evitar que a doença se espalhasse por outros atores da novela, a Globo forçou a agora apresentadora do Vídeo Show a ficar em casa, mesmo depois de ela mostrar que estava recuperada.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.