Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tesoura em cena

Surtadas e sofredoras: Por que as novelas cortam os cabelos das atrizes?

Reprodução/TV Globo

Surtadas, humilhadas ou revoltadas: personagens de novelas tiveram os cabelos picotados em cenas - Reprodução/TV Globo

Surtadas, humilhadas ou revoltadas: personagens de novelas tiveram os cabelos picotados em cenas

REDAÇÃO

Publicado em 22/10/2018 - 10h24

A cena em que Karola (Deborah Secco) corta todo o cabelo na tentativa de "renascer" em Segundo Sol marcou o ápice do surto da personagem, após ter a grande farsa de sua vida revelada e ser rejeitada pelo filho que criou. Antes da perua da novela das nove, outras personagens também passaram por momentos catárticos ou de muito sofrimento, em que se desfizeram de seus cabelos para mudar o curso de suas tramas.

Neste ano, uma cena semelhante já foi ao ar em Orgulho e Paixão. Mariana (Chandelly Braz) foi punida pelo vilão Xavier (Ricardo Tozzi) por se vestir de homem para competições de moto. Ele cortou o cabelo dela bem curtinho, numa cena sofrida que deixou a personagem humilhada e envergonhada.

No ano passado, outra personagem também buscou o "renascimento" com um novo corte de cabelo. Ivana (Carol Duarte) deixou muitas mechas para trás e virou Ivan, em seu processo de transição de gênero em A Força do Querer.

Relembre personagens que tiveram seus cabelos picotados em cenas de novelas:

reprodução/tv Globo

Luccino (Juliano Laham) consertou o corte de Mariana (Chandelly Braz) em Orgulho e Paixão

Mariana, de Orgulho e Paixão (2018)
Louca por corridas de moto, a jovem da família Benedito se vestia de homem para participar das competições, que eram proibidas para uma mulher no início do século 20. Mas, quando Xavier descobriu o disfarce, decidiu puni-la cortando seu cabelo bem curto, para que ficasse mais masculina. Após a humilhação e a dominação sofrida por Mariana, seus amigos e familiares arrumaram seu corte e lhe acolheram.

reprodução/tv Globo

Joyce (Maria Fernanda Cândido) chorou ao ver o novo visual da filha em A Força do Querer

Ivana, de A Força do Querer (2017)
Após revelar à família que se sentia presa no corpo de mulher e se reconhecia como um homem trans, Ivana começou sua transição de gênero. O primeiro passo para ficar mais perto da identidade de Ivan foi cortar os longos cabelos, numa cena intensa. A mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido), chorou muito ao ver a filha cortar as madeixas com tanta raiva e sofrimento.

reprodução/tv Globo

Em momento de revolta, Tóia (Vanessa Giácomo) decidiu cortar o cabelo em A Regra do Jogo

Tóia, de A Regra do Jogo (2015)
Depois de descobrir que seu marido estava envolvido até a cabeça em negócios clandestinos e que boa parte de sua vida era uma mentira, Tóia (Vanessa Giácomo) ficou cheia de raiva e decidiu mudar tudo, a começar pelos próprios cabelos. A mocinha de A Regra do Jogo picotou as madeixas e depois adotou um corte mais sóbrio, que combinava com sua nova fase, vingativa.

reprodução/tv Globo

Nina (Débora Falabella) cortou os cabelos de Carminha (Adriana Esteves) em Avenida Brasil

Carminha, de Avenida Brasil (2012)
Após declarar vingança à inimiga e soltar o bordão "Me serve, vadia", Nina (Débora Falabella) manteve os requintes de crueldade em seu tratamento com Carminha (Adriana Esteves). Ela pegou uma tesoura e calmamente picotou o cabelo da vilã, que chorou de raiva e desespero. Carminha teve de inventar uma história para que a família entendesse sua súbita mudança de visual.

reprodução/tv Globo

Carolina Dieckmann em cena como Camila, personagem com leucemia em Laços de Família

Camila, de Laços de Família (2000)
Até hoje a cena mais marcante da carreira de Carolina Dieckmann é aquela em que a atriz teve seus cabelos totalmente raspados em Laços de Família. Sua personagem, Camila, tinha leucemia, e seus cabelos caíam durante a quimioterapia. Para estimular a emoção, a equipe deixou a música que era trilha sonora de Camila tocando durante a cena, e Carolina se debulhou em lágrimas para a personagem.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.