Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sofrimento público

Surras históricas e 'me serve, vadia': Sete humilhações das vilãs de novelas

Reprodução/TV Globo

Em Avenida Brasil (2012) e A Força do Querer (2017), vilãs foram desmascaradas e humilhadas - Reprodução/TV Globo

Em Avenida Brasil (2012) e A Força do Querer (2017), vilãs foram desmascaradas e humilhadas

REDAÇÃO

Publicado em 2/10/2018 - 5h16

Com a verdade sobre o sequestro de Valentim (Danilo Mesquita) revelada, o sofrimento de Karola (Deborah Secco) vai longe em Segundo Sol. Após ter seu vídeo de sexo com Remy (Vladimir Brichta) exibido durante um show de Beto Falcão (Emilio Dantas), a vigarista será rejeitada pelo filho que roubou, xingada por Laureta (Adriana Esteves) e até beberá pinga com mendigos na rua. É uma humilhação e tanto, na linha de outras vilãs de novelas que também pagaram caro por seus atos.

Nas outras tramas do autor João Emanuel Carneiro, as megeras foram ao fundo do poço. Carminha (Adriana Esteves), do fenômeno Avenida Brasil (2012), teve que ouvir o bordão "me serve, vadia" de sua maior inimiga, Nina (Débora Falabella), e obedecer a todas as ordens dela.

Já em Cobras & Lagartos (2006), Leona (Carolina Dieckmann) teve que lavar os pés de Ellen (Taís Araújo), que também sofreu. E a decadência não é exclusividade das vilãs de Carneiro:  como esquecer a surra que a "cachorrona" Laura (Claudia Abreu) levou de Maria Clara (Malu Mader) em Celebridade (2003), de Gilberto Braga?

Relembre sete humilhações sofridas pelas vilãs das novelas:

Reprodução/tv globo

A vilã Carminha (Adriana Esteves) teve que servir Nina (Débora Falabella) em Avenida Brasil

Carminha, em Avenida Brasil (2012)
Após desprezar Nina (Débora Falabella) e abandoná-la no lixão quando ela ainda era criança, Carminha comeu o pão que o diabo amassou nas mãos da inimiga em Avenida Brasil. A jovem se infiltrou na casa da vilã, reuniu provas contra ela e preparou uma vingança cruel. Primeiro, cortou os cabelos de Carminha e fez com que a "patroa" virasse sua empregada por uma noite, com o bordão "me serve, vadia".

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

Carlão (Marcos Caruso) deu uma surra de cinto na filha perversa Dóris (Regiane Alves)

Dóris, em Mulheres Apaixonadas (2003)
Dóris (Regiane Alves) era odiada pelo público por maltratar seus avós bastante idosos. Até que o jogo virou e o público se deleitou ao vê-la sofrer. Cansado de tantas ofensas, Carlão (Marcos Caruso) puxou a filha pelos cabelos, levou-a para o quarto e lhe deu tapas no bumbum e uma surra de cinto, como se ela fosse criança. Os gritos de Dóris foram ouvidos por boa parte do Leblon de Manoel Carlos.

divulgação/tv globo

Em Suave Veneno (1999), Letícia Spiller viveu uma mulher que desprezava o pai humilde

Maria Regina, em Suave Veneno (1999)
Quem também levou um corretivo do pai foi Maria Regina (Letícia Spiller), vilã de Suave Veneno. Arrogante e ambiciosa, ela vivia criticando Waldomiro (José Wilker), sua origem pobre e seu relacionamento com Inês (Gloria Pires). Um dia, o pai se irritou com tanto desprezo, arrastou a filha até a pia do banheiro e lavou a boca dela com sabão para que não dissesse mais palavras odiosas. Maria Regina se sentiu humilhadíssima e prometeu vingança.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

Laura (Claudia Abreu) levou uma surra histórica de tapas na cara de Maria Clara (Malu Mader)

Laura, em Celebridade (2003)
Laura (Claudia Abreu) tanto fez que conseguiu derrubar Maria Clara (Malu Mader) de seu cargo respeitado na indústria musical, mas a mocinha soube esperar o momento certo para dar o troco. Em uma grande festa que consagrou Laura, a personagem de Malu Mader foi atrás dela no banheiro e lhe deu uma surra, que ficou marcada na teledramaturgia pela sequência de tapas na cara. Maria Clara lavou a alma com a humilhação da rival, e Laura teve de sair da boate às escondidas.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

Perpétua (Joana Fomm) teve seu segredo revelado e ficou careca na reta final de Tieta (1989)

Perpétua, em Tieta (1989)
Tieta (Betty Faria) acabou com a paz de Perpétua (Joana Fomm) quando voltou à cidade de Santana do Agreste. Além de ver seu filho, que era aprendiz de padre, ser seduzido pela irmã, Perpétua teve seu precioso segredo revelado: todos descobriram que o que ela guardava em sua caixa misteriosa era o pênis do marido morto. Em uma briga com Tieta no altar da igreja da cidade, outra humilhação _a vingativa arrancou a peruca da vilã e a deixou careca na frente dos fiéis.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

A dissimulada Irene (Débora Falabella) foi encurralada por Joyce (Maria Fernanda Cândido)

Irene, em A Força do Querer
Ao saber que Irene (Débora Falabella) estava se fazendo de amiga enquanto seduzia seu marido, Joyce (Maria Fernanda Cândido) ficou irada e aproveitou a primeira oportunidade para dar uma lição na vilã. Com a ajuda de Ritinha (Isis Valverde), ela trancou Irene no banheiro e partiu para cima, com direito a sapato voando na vigarista. Irene saiu do local humilhada e cheia de hematomas.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

As megeras Leona (Carolina Dieckmann) e Ellen (Taís Araújo) sofreram muita humilhação 

Leona e Ellen, em Cobras & Lagartos (2006)
Ellen (Taís Araújo) e Leona (Carolina Dieckmann) viviam em pé de guerra e se alternando nas armações de Cobras & Lagartos. No início da trama, Ellen sofreu uma vingança do próprio noivo, Foguinho (Lázaro Ramos). Ele descobriu que ela estava lhe traindo, desmascarou-a no altar e armou uma festa de casamento falsa, com mendigos dançando funk entre os convidados. Tudo para o horror da interesseira.

Mas, em um de seus momentos de glória, Ellen fez questão de mostrar que era superior a Leona. Ela fez a inimiga virar sua servente pessoal e a obrigou até a lavar seus pés em uma bacia de prata com pétalas de rosas. "É assim que eu gosto de te ver, literalmente aos meus pés", disse para a loira.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.