Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Muito louco

Revelado o mistério do doce de leite batizado de Verão 90; saiba qual é a droga

Victor Pollak/TV Globo

Patrick (Klebber Toledo) é o principal consumidor do doce de leite batizado de Verão 90; saiba o que tem nele - Victor Pollak/TV Globo

Patrick (Klebber Toledo) é o principal consumidor do doce de leite batizado de Verão 90; saiba o que tem nele

REDAÇÃO

Publicado em 24/4/2019 - 6h00

Os personagens de Verão 90 finalmente vão descobrir o que tem no doce de leite encontrado no mar, que provoca um efeito de euforia e energia em todos que o comem. Após ficar muito louca com o doce, Janaína (Dira Paes) vai perceber que há uma erva fermentada no quitute que dá esse "barato". Ela usará a erva, em menor quantidade, em outro doce.

Patrick (Klebber Toledo) e Madá (Fabiana Karla) estarão viciados demais no doce de leite e vão pedir ajuda de Janaína para entenderem o que ele tem de tão especial para alterar o comportamento de todos.

Janaína vai experimentar o doce e também curtirá o barato dele: ficará muito mais extrovertida e causará um rebu numa festa de Mercedes (Totia Meireles). No dia seguinte, a cozinheira ficará intrigada, comerá o restinho do doce e perceberá um sabor diferente.

"É doce, mas o sabor é um tantinho perfumado. Já senti isso antes, mas não é comum. Parece algum tempero... Orégano, alecrim? Não. Essa sensação de euforia... Peraí... Acho que eu já sei onde vi isso!", ela dirá e pegará um antigo caderno de receitas.

Janaína chamará Herculano (Humberto Martins), Madá (Fabiana Karla) e Patrick (Klebber Toledo) na cozinha de seu restaurante e explicará sua descoberta:

"Isso! Cipó danado! É uma planta utilizada na culinária dos índios da aldeia Sapukai, na Costa Verde. Ela é usada também como planta medicinal, no tratamento da bronquite. Por isso eu conheço tão bem. O Jerônimo tinha muita bronquite quando criança. Quem me apresentou essa planta foi dona Aruana, uma índia da aldeia Sapukai. Ela costumava usar o cipó em várias iguarias, e ele realmente provoca uma sensação de bem-estar", dirá.

"Dona Aruana mastigava a planta e dizia que dava ânimo. Mas o cipó danado tem que tem que ser consumido logo depois de colhido, porque se o sumo passar por algum processo de fermentação o efeito se potencializa", completará.

Janaína, então, continuará a explicação e citará o caso do Verão da Lata. Na vida real, em 1987, latas de maconha foram encontradas no mar, jogadas de um navio que fazia tráfico. Na novela, a maconha foi substituída por doce de leite e "cipó danado", uma planta inventada.

"Essas latas chegaram ao litoral no verão de 1987, depois de um naufrágio com um navio de carga, na região da Costa Verde. Um conhecido meu, da marinha, acha que as latas estariam nesse navio. O que é bem possível, porque o doce pode ter sido comprado na região da tribo. A planta acabou fermentando esse tempo todo, no mar", será a versão de Janaína.

Animada com sua descoberta, a cozinheira dirá que vai experimentar incluir cipó danado em suas receitas. "Dá uma sensação de prazer... Como a cafeína que deixa você mais ligado, sem maiores alterações. Eu vou fazer experiências até encontrar uma receita que provoque bem estar. E seja inofensiva. Mas, como o trunfo de toda a boa cozinheira é o seu tempero secreto, queria pedir pra esse segredinho ficar só entre a gente. Pode ser?", perguntará, e todos concordarão.

A cena está prevista para ir ao ar no capítulo do próximo dia 3 em Verão 90.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Verão 90 e de outras novelas! 

Resumos Semanais

Resumo da novela Verão 90: Capítulo de 26 de julho

Sexta, 26/7 (Capítulo 154)
Gravação de cena do filme de Jerônimo com João e Manu, eles se divertem. Larissa conta que está grávida de Diego. Patrick e Lidiane fazem filme de pornochanchada juntos. Dandara diz a Quinzinho que vai fazer ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.