Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MASCOTES

Quatro anos depois, por onde andam porca Lili e burro Policarpo de Êta Mundo Bom?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Camila Queiroz com a porca Lili no colo e Sergio Guizé conduzindo o burro Policarpo, em cenas de Êta Mundo Bom

A porquinha Lili e o burro Policarpo foram estrelas de Êta Mundo Bom!, com participação em muitas cenas da novela

FERNANDA LOPES

Publicado em 1/7/2020 - 7h06

A novela Êta Mundo Bom! tem duas participações muito especiais: a da porquinha Lili, mascote de Mafalda (Camila Queiroz) e a do burro Policarpo, companheiro de jornada de Candinho (Sergio Guizé). Os dois animais continuam vivos e bem cuidados, quatro anos após suas atuações na Globo, mas seguiram rumos diferentes em suas "carreiras".

Policarpo na verdade se chama Juca e tinha sete anos na época das gravações da novela de Walcyr Carrasco. Até então, ele só havia trabalhado como carregador de carga na roça e demorou um pouco até se acostumar com os ambientes de gravação e com Guizé, com quem contracenava. Chegou a se revoltar quando o ator tentou montar nele, mas nos meses seguintes se adaptou com a rotina e as pessoas.

Após Êta Mundo Bom!, no entanto, Juca/Policarpo voltou para sua vida pacata na roça. Ele está aposentado desde então e vive num sítio em Sepetiba, Rio de Janeiro. Voltou à ativa só para gravar novas chamadas da novela com Guizé, pouco antes da estreia no Vale a Pena Ver de Novo, em 27 de abril.

Já a porca Lili virou uma estrela. Na época da exibição original da novela, era ela uma bebê, com apenas alguns meses de vida. Hoje, está com cinco anos, cresceu mais do que era previsto e continua na ativa como atriz. Veja como Lili está hoje:

divulgação

A porca Lili atualmente, deitada no gramado da casa onde mora, no Rio de Janeiro

"Ela fez Deus Salve o Rei (2018), fez uma série chamada Pedro Dom, fez Zorra, Tá no Ar, vídeos do Porta dos Fundos. A Lili é uma artista", diz Katuche Baudson, coordenadora de cena. Ela e sua sócia, uma veterinária, têm empresas que fornecem animais para produções audiovisuais e os acompanham nas gravações.

Lili vive na casa de Katuche em Vargem Grande, no Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora, ela é super saudável, come apenas frutas e legumes, gosta de nadar numa piscina e adora ir para o trabalho. "Ela fica andando na coleira igual cachorro, todo mundo faz carinho, ela ganha um monte de comida", ressalta.

Os animais vistos em novelas trabalham com recompensa de comida; ou seja, são adestrados para se comportarem daquela forma e em seguida ganham alguma comida, como frutas ou biscoitos, no caso de cachorros. Existe um limite de sete a oito horas no set para os bichos, e nas gravações sempre há um coordenador de cena e um veterinário responsável.

Além de Lili, a empresa de Katuche fornece várias espécies de animais para produções audiovisuais, como os ratos Justin e Madonna de Salve-se Quem Puder. Provavelmente, os dois não voltarão a trabalhar quando a Globo retomar as gravações de novelas, porque o protocolo adotado pela emissora não permite o transporte de animais para gravações.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.