Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Especialista explica

Prazer de provocar dor nas pessoas inspira pegação em família de Segundo Sol

Montagem/Reprodução/TV Globo

Rosa (Letícia Colin) tem relações com os irmãos Valentim (Danilo Mesquita) e Ícaro (Chay Suede) - Montagem/Reprodução/TV Globo

Rosa (Letícia Colin) tem relações com os irmãos Valentim (Danilo Mesquita) e Ícaro (Chay Suede)

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 17/8/2018 - 5h49

Cunhados amantes, irmãos que disputam a mesma mulher, trocas de casais, caso de patrão com empregada e filho transando com a amante do pai estão na base da história contada em Segundo Sol. Essa pegação entre parentes parece fora do normal, algo de ficção. Mas a "suruba" da novela reflete um comportamento que muitas pessoas não têm coragem de admitir publicamente, mas que existe, explica o psicanalista Sergio Savian.

"Sexo e o ódio podem estar ligados. O desejo sexual muitas vezes está relacionado com a fantasia sadomasoquista. São muitos os que querem consciente ou inconscientemente provocar dor nas pessoas com quem se relacionam, usando isso como forma de se excitar", comenta o especialista em relacionamentos amorosos.

Quem assiste à novela de João Emanuel Carneiro sabe que todos os núcleos têm triângulos amorosos, como Karola (Deborah Secco), Beto (Emilio Dantas) e Remy  (Vladimir Brichta). Ela sempre usou o amante como um "objeto" para machucar o marido, mesmo sem que ele saiba disso. Carente e preterida, a perua dá o troco do seu jeito.

reprodução/TV globo

Karola (Deborah Secco) já transou com o cunhado com o marido em coma no quarto ao lado

"Os triângulos têm três pontas que podem se machucar a qualquer momento. Quando esse triângulo acontece dentro de uma mesma família, o perigo, o ressentimento, as mágoas e o ódio se acentuam", aponta o psicanalista.

Essa coisa de "tudo junto e misturado" se reproduz em outros núcleos, como Rosa  (Letícia Colin), Ícaro (Chay Suede) e Valentim (Danilo Mesquita). Ela já sabe que os dois são irmãos. Apesar disso, flerta com um e com o outro.

Nas próximas semanas, ficará mais claro que ela gosta mesmo é do irmão mais velho, já que o caçula é quem ela engana. A ex-prostituta vai até usar a sua gravidez para dar um golpe no o ex-namorado de 18 anos. Armação que contará com um empurrãozinho da mãe postiça dele, Karola.

Essa lente de aumento, o exagero, é comum nas novelas. Ninguém sai por aí como os personagens, mas as histórias também são construídas para gerar identificação. 

reprodução/tv globo

Cacau (Fabiula Nascimento) não resistiu a Edgar (Caco Ciocler) e traiu o noivo na novela

O comportamento da sócia de Laureta (Adriana Esteves) é diferente da dúvida amorosa de Cacau (Fabiula Nascimento) em relação a Edgar (Caco Ciocler) e Roberval (Fabrício Boliveira). Por isso, a cozinheira tem maior aprovação junto ao público. Não trai por trair. A chef faz parte de uma disputa dos dois irmãos, criados como patrão e empregado.

"Vivemos sob a pressão de um mundo que propaga o que é politicamente correto. Mas tudo o que é proibido chama a atenção e adquire um sabor especial, principalmente quando os envolvidos têm a tendência, o desejo consciente ou inconsciente, de transgredir as regras", diz Savian.

Para o especialista, as questões sexuais desenvolvidas pelo autor refletem a sexualidade humana que não cabe dentro dos padrões. Afinal, quem assumiria o desejo de machucar o irmão ou de transar com a amante do pai? Falar em relacionamento aberto e pregar o amor livre não é tão fácil para a maiorias das pessoas.

reprodução/tv globo

Roberval (Fabrício Boliveira) seduziu a ex-mulher do irmão, Karen (Maria Luísa Mendonça)

"Ao abordar esse assunto, o autor faz com que o público experimente a sensação de estar saindo da 'caixinha' dos deveres morais. No fundo, até os mais pudicos têm suas fantasias. A novela acaba sendo uma válvula de escape ou uma confirmação de que muita gente sai do trilho da moralidade."

Da imaginação despudorada do autor ganharam vida personagens capazes de não ver problema em namorar a amante do pai e assumir o irmão como filho, que é o caso de Clóvis (Luis Lobianco), que descobriu o romance do passado de Gorete (Thalita Carauta) com Dodô (José de Abreu).

Rochelle e Manuela, as irmãs que se odeiam vividas por Giovanna Lancellotti e Luisa Arraes, também já protagonizaram uma troca de casais. A patricinha malvada, aliás, não tem nenhum tabu com sexo. Recentemente, fez de tudo para transar com Roberval, sem saber que ele é seu tio. O lance dela é o poder.

Porém, a personagem que não tem mesmo problema com sexo em Segundo Sol e que segue suas próprias regras na cama é Laureta. A vilã de Adriana Esteves é bem diferente de sua cúmplice, Karola, que é dissimulada e faz a "recatada e do lar".


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos sobre sua novela preferida!

Resumos Semanais

Resumo da novela Segundo Sol: Capítulo de 7 de novembro

A Globo não divulgou os resumos dos últimos cinco capítulos da novela das nove. O Notícias da TV publica com exclusividade o resumo do capítulo desta quarta (7). Quarta, 7/11 (Capítulo 153)
Laureta tenta negar ser a mãe de Karola. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.