Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Representatividade

Para Helio de La Peña, Totalmente Demais ajuda a combater o racismo; entenda

Divulgação/TV Globo

Helio de la Peña caracterizado como o Zé Pedro da novela Totalmente Demais

Helio de La Peña como Zé Pedro de Totalmente Demais; novela tem vários negros em destaque

FERNANDA LOPES

Publicado em 7/4/2020 - 5h57

Helio de La Peña está de volta à programação da Globo na edição especial de Totalmente Demais (2015), a única novela que fez na vida. O ator e humorista de 60 anos interpretou um advogado bem-sucedido e se diz muito satisfeito com o trabalho. Além de Peña, a novela teve outros atores negros em papéis de destaque, e ele considera que a representatividade vista nas cenas ajuda a combater o racismo estrutural.

"As novelas do trio Rosane Svartman, Paulo Halm [autores] e Luiz Henrique Rios [direção] têm uma pegada interessante. Temos personagens negros, mães solteiras, gays, sem pesar a mão no ativismo. As questões estão presentes sem ofuscar a leveza e o humor de uma novela apropriada para o horário das 19h. Ali, ao contrário do que se costuma ver, um negro pode ser o advogado de uma grande empresa, caso do meu Zé Pedro", explica.

"Os negros não estão 'cumprindo cotas', têm casa, família, história própria. A novela mostra um pouco da vida no subúrbio, do sufoco dos moradores de rua na Lapa, ao mesmo tempo em que expõe o glamour do mundo da moda e da Barra da Tijuca. A melhor forma de combater o racismo estrutural é mostrando que é possível escalar negros para outros papéis, além dos clássicos bandido-traficante-policial", opina.

Conhecido por ser um dos criadores e humoristas do Casseta & Planeta, Urgente! (1992-2010), o ator foi convidado pelos próprios autores para atuar na pele de Zé Pedro, cunhado de Carolina (Juliana Paes), marido de Dorinha (Samantha Schmütz) e advogado de Germano (Humberto Martins).

Para ele, o grande desafio foi fazer o personagem em um tom menos escrachado do que o usado pela trupe do Casseta, mas manter o bom humor de uma novela das sete e apresentar ao público uma nova faceta.

"Foi muito legal experimentar um humor mais realista. O Casseta & Planeta, Urgente! tem um tom mais exagerado, sobretudo nos personagens. Na novela, tive que baixar a bola, trabalhar numa frequência mais sutil. Foi muito legal a experiência", afirma.

"Zé Pedro faz contraponto à sua mulher, Dorinha, é um advogado sério, mas o público esperava por um momento em que ele se revelaria um picareta, o que não aconteceu. Me diverti com a expectativa dos fãs, causada pela imagem criada pelo Casseta & Planeta", lembra Helio de La Peña.


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas no podcast Noveleiros

Listen to "#9: Quem é quem na novela do BBB?" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Totalmente Demais e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Totalmente Demais: Capítulos de 9 a 10 de outubro

Sexta, 9/10 (Capítulo 167)
Arthur revela a Carolina que desistiu da viagem. Lili e Germano descobrem o sexo do bebê. Lu se emociona com exposição de Jamaica em sua homenagem. Cassandra posa para fotos. Max pede a ajuda de Fernando ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.