Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEGUNDO SOL

Novos tempos: Globo troca atriz branca por negra em próxima novela

Fotos: Caiuá Franco e João Cotta/TV Globo

A atriz Carol Castro (à esq.) perdeu seu papel para Roberta Rodrigues na novela Segundo Sol - Fotos: Caiuá Franco e João Cotta/TV Globo

A atriz Carol Castro (à esq.) perdeu seu papel para Roberta Rodrigues na novela Segundo Sol

DANIEL CASTRO e LUCIANO GUARALDO

Publicado em 15/12/2017 - 5h17

Cada vez mais disposta a mostrar seu engajamento em questões sociais, a Globo escalou a atriz Roberta Rodrigues para o papel que seria de Carol Castro em Segundo Sol, próxima novela das nove, escrita por João Emanuel Carneiro. É o primeiro registro de substituição de uma atriz branca por outra negra na história da dramaturgia nacional.

A explicação da Globo para a troca está personagem: é importante para a trama que ela seja negra. Como Segundo Sol vai se passar em uma cidade da Bahia, a presença de negros ajuda a tornar o cenário mais verossímil. 

A ideia é evitar o patrulhamento sofrido durante Sol Nascente (2016), alvo de críticas pesadas por exibir um núcleo japonês em que figuravam atores nada nipônicos, como Giovanna Antonelli e Luís Melo.

Giovanna, aliás, também estará em Segundo Sol _apesar de a direção ter considerado que ela não tem cara de baiana. A atriz chegou a ser afastada da produção, mas João Emanuel Carneiro bateu o pé e a manteve em dos principais papéis femininos.

Atores baianos também estão na mira da Globo, que tem feito testes com intérpretes do Estado para preencher seu elenco coadjuvante. É, sem dúvida, uma evolução notável de práticas do passado, quando atores negros ficavam restritos a papéis de escravos em novelas de época e de bandidos em tramas contemporâneas.

Em casos extremos, eram excluídos até mesmo de papéis de negros: A Cabana do Pai Tomás, de 1969, tinha como protagonista um escravo norte-americano que enfrentava os fazendeiros na Guerra de Sucessão. O personagem era vivido por Sérgio Cardoso (1925-1972), um branco que se pintava e usava peruca para viver um negro.

A escalação de Roberta Rodrigues marca o reencontro da atriz com o autor João Emanuel Carneiro: em 2015, ela esteve em A Regra do Jogo como a funkeira Ninfa, cantora de apoio de MC Merlô (Juliano Cazarré). A carioca se destacou mesmo foi na pele da abusada Maria Vanúbia, de Salve Jorge (2012).

Antes de aparecer em Segundo Sol, Roberta voltará à TV em janeiro com a nova temporada de Cidade dos Homens. Na série, ela interpreta Poderosa, mãe do filho de Acerola (Douglas Silva) que abandonou a criança com o pai e agora ressurgirá.

Outras substituições
Além de Carol Castro, outros dois atores deixaram o elenco de Segundo Sol: José de Abreu será substituído por Otávio Augusto e Herson Capri cederá seu lugar para Francisco Cuoco.

As trocas, nesses casos, foram motivadas pela idade de seus intérpretes: a ideia de João Emanuelo Carneiro é que os dois personagens formem um triângulo amoroso com o papel de Arlete Salles. Como tanto Capri quanto Abreu são mais novos que a atriz, optou-se por atores mais experientes.

Resumos Semanais

Resumo da novela Segundo Sol: Capítulo de 7 de novembro

A Globo não divulgou os resumos dos últimos cinco capítulos da novela das nove. O Notícias da TV publica com exclusividade o resumo do capítulo desta quarta (7). Quarta, 7/11 (Capítulo 153)
Laureta tenta negar ser a mãe de Karola. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.