Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ROSA DE OURO

Novela da Globo sobre refugiados, Órfãos da Terra vence prêmio internacional

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Duca Rachid e Thelma Guedes, autoras de Órfãos da Terra, segurando um troféu da premiação Rosa de Ouro no domingo (1º), em Londres

Duca Rachid e Thelma Guedes, autoras de Órfãos da Terra, receberam troféu do Rosa de Ouro no domingo (1º)

REDAÇÃO

Publicado em 2/12/2019 - 15h24

Novela da Globo inspirada em histórias sobre refugiados de guerra, Órfãos da Terra (2019) conquistou o troféu internacional Rose D’Or Awards na categoria Soaps or Telenovelas, em uma das principais premiações de entretenimento mundial. As autoras Duca Rachid e Thelma Guedes receberam a estatueta em Londres (Inglaterra) na noite de domingo (1º).

Essa é a segunda vez que as escritoras são premiadas internacionalmente. Em 2014, Duca e Thelma venceram a categoria de Melhor Novela do Emmy Internacional por Joia Rara (2013).

"Estamos muito felizes em receber esse importante reconhecimento. Nosso desejo com Órfãos da Terra foi jogar luz em histórias por um mundo com menos guerras, muros e fronteiras restritas, e com mais empatia, compaixão e amor. Um mundo em que todos possam ser filhos de nossa grande nação", disseram as autoras no comunicado oficial enviado pela emissora. 

Com direção de Gustavo Fernández, Órfãos da Terra contou a história de amor proibido entre Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalavia), que precisam deixar a Síria e partir para o Brasil para poderem ficar juntos, livre da perseguição de Aziz (Herson Capri).

A trama abordou a questão dos refugiados como pano de fundo para criar uma história cativante e emocionante, tendo como ingredientes principais a empatia, a diversidade cultural e a superação em nome do amor.

Em uma parceria técnica com o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), a novela montou um campo de refugiados cenográfico, com a disponibilização de uniformes e tendas reais de operações humanitárias.

A trama que antecedeu Éramos Seis na faixa das seis foi o primeiro trabalho do ex-BBB Kaysar Dadour como ator de novela. Refugiado da Síria, ele interpretou o capanga libanês Fauze.

Com guerra, amores impossíveis, mocinha sacrificada e um vilão de dar medo, Órfãos da Terra arrebatou corações logo de cara e fez o público shippar não só o casal protagonista, mas a novela em si. Até Aziz ser assassinado, tudo ia às mil maravilhas. Após quatro meses de uma história arrastada, a reta final saiu do tédio com um romance lésbico.

O amor inesperado de Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anaju Dorigon) surpreendeu justamente por ganhar torcida logo de cara. Não porque elas se descobriram gays, mas porque as duas, até então, eram personagens insuportáveis.

Resumos Semanais

Resumo da novela Órfãos da Terra: Capítulo de 21 de setembro

Sábado, 21/9 (Capítulo 149)
Camila inicia seu depoimento. Dalila reclama de ter a alta adiada. Padre Zoran convida Missade a voltar a dar aulas no Instituto. Benjamin sente ciúmes de Letícia. Letícia fica encantada com o trabalho de Faruq no ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.